Aconteceu na terça-feira, 25, em São Paulo, na Unibes Cultural, a revelação dos cases ganhadores e a entrega dos troféus do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, promovido pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação.
Com presença maciça de lideranças e profissionais de RH e Comunicação, evento ofereceu um coquetel como forma de networking entre os participantes, além de palestra do futurista Carlos Piazza, da Casa Educação, que chamou a atenção para a nova configuração necessária à força de trabalho nas companhias.
Para Piazza é preciso incluir o ócio criativo como ferramenta de bem-estar e de reciclagem cognitiva entre os trabalhadores. Segundo o palestrante, enquanto ocupamos 100% o tempo dos profissionais (e na maioria das vezes com atividades que podem ser realizadas pela tecnologia disponível), “nossa capacidade criativa está se esgotando”. E convidou os presentes a repensar os “verdadeiros recursos humanos”.
A cerimônia teve apoio de empresas como Toyota, Oliver, Planin, Fiter e Casa Educação, que apostaram no ineditismo do Prêmio. Entre os presentes, importância da iniciativa foi destacada também por reunir de forma inédita esforços de áreas estratégicas das empresas, inserindo-os na pauta dos eventos voltados ao setor corporativo.
Para Otacílio Nascimento, da Toyota, “sinergia entre RH e Comunicação é fundamental para a transformação cultural”. Por isso, o Prêmio é “uma ação importante, que reconhece cases e iniciativas que de fato dão visibilidade a como é feita essa transformação”, entende o executivo.
Para Fabiano Rangel, head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas, uma das empresas finalistas, “este prêmio é muito importante pois dá visibilidade a como a comunicação opera a transformação cultural nas empresas, celebrando os esforços do RH e da Comunicação Interna”, entende o executivo.
Já para Michel Blanco, head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura&Co, outra ganhadora do Prêmio, a iniciativa é muito importante “uma vez que promove a troca de ideias entre as empresas e coloca a comunicação interna na pauta das mídias especializadas e dos eventos corporativos, inspirando as melhores práticas”. E lembra: “Comunicação interna não era uma pauta. A pandemia nos fez repensar o tema e a forma como o temos tratado”.
Camilo Leles, gerente de Comunicação, Branding e Marketing Digital da Saint-Gobain, também exalta o ineditismo do Prêmio, abordando um tema em que, segundo ele, “muitas empresas precisam evoluir no Brasil”.
Veja quem são os ganhadores do Prêmio Empresas que melhor se Comunicam com Colaboradores
Além dos vencedores nas categorias e pilares abaixo, receberam troféus como Empresa Destaque e Agência Destaque, respectivamente, a Petrobras e a Quintal 22 Comunicação Integrada.
Relembre a dinâmica do Prêmio
De acordo com o regulamento, a avaliação dos cases participantes se deu sob três pilares básicos. São eles: Temas, Categorias e Grandes Ideias. O pilar Temas abrange projetos voltados para Diversidade e Inclusão, Employee Experience, Employer Branding, Felicidade Corporativa, entre outras temáticas que norteiam a sociedade e o universo corporativo. Já o pilar Categorias dispõe sobre canais e meios nos quais se deram os cases, tais como: meios digitais, indicadores de performance, entre outros. O pilar Grandes Ideias abrange formas criativas e disruptivas com que se desenvolvem os programas de comunicação interna inscritos na premiação.
Todos os cases participantes passaram por um júri especializado, com 46 integrantes. Foram distribuídos certificados para todos os finalistas e troféus para todos os projetos campeões, além de mais dois prêmios especiais pelo conjunto dos trabalhos – Troféu Destaque do Ano, para a marca que mais conquistou troféus e certificados, e Troféu Agência Destaque do Ano, para a agência com este mesmo feito.
Envolvimento das áreas como destaque
A tendência da união estratégica entre o RH e a Comunicação Interna recebeu reforços dos participantes do evento, entre finalistas e ganhadores do Prêmio.
Presente ao evento pela Synergia Consultoria Socioambiental, a consultora Clarissa Age lembra que é preciso “estar sempre contando uma história”, sobre tudo o que acontece na empresa – novos contratos, parcerias, caminhos etc. – para operar uma política de absoluta transparência e manter a cultura da empresa na mesma página para todos, portanto o trabalho em convergência entre as equipes de pessoas e comunicação é fundamental.
Alexandre Pessôa, gerente de Comunicação e Marketing da empresa, corrobora a importância da comunicação interna nesses termos e também destaca sua atuação em tempos de excesso de informações e de canais de acesso a elas. Para ele, É preciso simplificar tudo e sintetizar o máximo possível, mas ter em mente que “pessoas não funcionam da mesma forma” – esse seria um grande desafio conjunto, nas pautas de RH e comunicação.
Já Mariana Augusto, gerente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, comenta que, mesmo que Comunicação e RH funcionem em estruturas separadas, como na Arcos Dorados, sinergia entre as áreas é fundamental para trocas com olhar estratégico sobre a empresa. “É um passo a mais na integração da equipe, para que todos falem a mesma linguagem”, destaca a executiva.
Em uma companhia em que a Comunicação opera em 360°, isso ainda tem um impacto importante na marca empregadora, entende Mariana.
Michel Blanco, da Natura&Co, explica que a empresa que representa também opera a Comunicação em 360° e que a sinergia entre a área e a gestão de pessoas é importante para a construção de Cultura e marca empregadora.
“Na Comunicação, uma área de planejamento tem importantes interfaces com departamentos e planos estratégicos da empresa como um todo”, destaca, sobre uma forma de convergir esforços de toda a companhia e comunicar as narrativas de forma consistente.
Para Daniely Gomiero, diretora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa e vice-presidente do Instituto Claro, em uma empresa como a Claro, em que pessoas são o centro de tudo, faz todo sentido a sinergia entre áreas como RH e comunicação.
Para a executiva, organizações enfrentam a era do “Menos é mais”, diante de tantos canais de informação e conteúdos informativos. “É preciso pensar estratégias para chegar no colaborador de uma forma inteligente”, destaca Daniely, sobre um importante desafio para esse esforço conjunto.
Bianca Develly, superintendente de Cultura e Comunicação, e Juliana Annunciato, head de Endomarketing, Employer Branding e Comunicação Interna, ambas da Dasa, lembram o desafio de escutar o colaborador e entender de forma genuína as suas necessidades, para comunicar a ele o que ele precisa, e informar o que é importante e necessário.
Já Camilo Leles, da Saint-Gobain, comenta que, na companhia, a Comunicação acaba sendo um braço importante do RH e na jornada do empregado, destacando a importância de estratégias alinhadas entre as áreas da organização. “Uma cultura forte é o diferencial da empresa, e a comunicação só tem a contribuir com isso”, destaca.
Receita de integração
Na Leão, as áreas são integradas, com a missão de democratizar as informações. Para cumpri-la, Fabiano Rangel conta que a comunicação é cada vez mais provedora de soluções, na empresa, e os colaboradores são cada vez mais os provedores de conteúdo. Tema, inclusive, de case inscrito pela empresa no Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores.
Para Rangel, no entanto, não há receita para melhor comunicação interna, nem para implementar a devida sinergia entre a comunicação e o RH. “Cada organização deve buscar o seu melhor desenho para essa parceria”, diz o executivo. E lembra que o sentido prático de diversas estratégias de gestão de pessoas quem dá é a comunicação, daí a importância do esforço conjunto.
Premiados dizem que Comunicação interna está em alta
Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa da Nissan, comentando sobre o seu case vencedor “Mundo Mágico Nissan do Brasil – Programa de visitas de família de funcionários ao complexo industrial em Resende, Rio de Janeiro”, avalia que “para toda empresa é muito importante construir uma boa relação com os seus colaboradores, porém, poucos projetos conseguem tocar no coração da família dos funcionários”, o que o seu projeto conseguiu. “A empresa é uma segunda casa de cada funcionário, já que ele passa muitas horas da semana no ambiente profissional. Assim, se a família entende o que o funcionário faz e conhece o seu local de trabalho, fica mais fácil ela compreender e apoiar o seu dia a dia longe dos parentes”, complementou. Sobre o nome dado a ação, ele explica que “quando uma simples chapa de aço se transforma em um Nissan Kicks é a mágica acontecendo ali ao vivo na frente deles. Esse projeto fantástico proporciona um momento de extrema felicidade para todas as famílias que têm a oportunidade de participar”.
Sobre o Prêmio, o diretor diz ser “fundamental valorizarmos iniciativas que dão destaques a relação empresas e colaboradores. Está mais do que claro que os funcionários são os melhores embaixadores de qualquer marca e por isso construir uma boa relação com eles é um pilar estratégico para o sucesso do negócio”.
O Tecnobank foi vencedor na categoria Felicidade Corporativa com o case “TBKids: a iniciativa divertida da Tecnobank que olhou para os filhos dos colaboradores durante o home office e virou referência em gestão de pessoas para o mercado”. Para Cristiano Caporici, diretor de Comunicação e Marketing, “a responsabilidade das empresas para com o bem-estar e saúde física e mental das pessoas deve fazer parte dos seus valores”. E complementa: “Quando proporcionamos um ambiente de trabalho saudável, seguro, positivo, afirmativo e que permite às pessoas serem elas mesmas, com suas opiniões, posicionamentos e características, estamos praticando a felicidade corporativa”
Como resultado ele aponta que o TBKids foi um grande sucesso, com impacto positivo não apenas nos filhos dos colaboradores e nos próprios funcionários, mas também no mercado, em geral: “O projeto se tornou um case de sucesso, que inspirou clientes e outras empresas a desenvolverem iniciativas semelhantes. Identificamos aumento de produtividade, satisfação corporativa, reforço de employer branding, redução de turn-over e, principalmente, oportunidade de unir dois elementos que fazem parte do dia a dia de pais e mães: o trabalho com a vida em família”.
Ainda segundo o diretor, “O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores desempenha papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Brasil”. Isso porque, sendo um case que ganhou notoriedade no mercado “pode inspirar outras empresas a criar seus próprios projetos internos”.
Jurados confirmam a qualidade dos cases
“A qualidade dos cases mostra que a comunicação interna é tema prioritário para diversas organizações. O prêmio oferece um mosaico bem rico de boas práticas que mostram como promover o engajamento dos colaboradores em nosso país”, opina Pablo Solano, jurado do Prêmio, e superintendente de Comunicação e Marca da Arteris, uma das maiores empresas de concessão de rodovias do Brasil. “A comunicação interna é essencial para que as organizações consigam mobilizar os colaboradores, desde a liderança até as posições operacionais, em torno dos objetivos empresariais”, conceitua Solano que sugere: “Um trabalho de comunicação interna bem estruturado, com canais claramente definidos e uma estratégia que promova a cultura e o diálogo com os colaboradores, pode ser essencial para o cumprimento de metas transversais das empresas”.
Ele destaca ainda a boa iniciativa do Prêmio: “A comunicação com os colaboradores é tema de diversos fóruns de boas práticas, mas realmente faltava um prêmio voltado ao tema”.
Também participante do júri que escolheu os melhores cases, Carolina Prado, gerente de Comunicação da Intel, avalia que os projetos inscritos a impressionou muito: “A Comunicação Interna é essencial para o bom funcionamento de uma organização, porém, é muito comum que as empresas elaborem planos de comunicação enfocados em audiências externas como jornalistas e formadores de opinião, influenciadores. E ver essa qualidade e investimento em CI foi uma grata surpresa. Acredito que precisamos cada vez mais reconhecer essa área importante. A comunicação interna sempre foi vista como um ‘primo pobre’, de baixo investimento, porém os cases mostraram que isso está mudando”.
Sobre a premiação, Carolina acredita que “os prêmios que reconhecem as competências da empresa contribuem para alavancar o desenvolvimento da área de Comunicação, incentivar boas práticas, entre outros. Além disso, ter o nome da empresa vinculado a um prêmio dessa credibilidade pode ampliar os negócios. E só de estar presente em uma lista de indicações é importante para a empresa pela visibilidade e prestígio”.
Outra integrante do júri, Clau Duarte, diretora de comunicação do Santander, diz que “os cases são de grande qualidade e mostram o quanto a comunicação com os colaboradores vem evoluindo e se tornando cada vez mais inovadora com o passar dos anos”. E “a operação de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho, depende de que todos os envolvidos tenham clareza sobre onde a liderança quer chegar e como fazer, em termos práticos. Para tornar isso realidade uma comunicação rápida e transparente é essencial em todos os momentos da trajetória de uma empresa, seja para aprimorar o que já está dando certo ou para alterar a rota em momentos mais desafiadores”.
Desejando vida longa a essa iniciativa da Cecom, Clau qualifica que “prêmios como este são fundamentais não só para reconhecer as boas práticas e iniciativas inovadoras adotadas pelas empresas premiadas, mas também para inspirar todas aquelas que buscam novas ideias. Poder conhecer de perto o que o mercado está fazendo é um privilégio para todos que participamos do Prêmio”.
Entre os apoiadores da premiação, a Planin esteve presente novamente como uma das incentivadoras de boas práticas em comunicação. Angélica Consiglio, CEO da agência, afirma ser “fundamental que os profissionais de comunicação se mantenham atualizados e, para tanto, o Prêmio e o Fórum Empresas que melhor se Comunicam com Colaboradores é uma excelente oportunidade para acompanhar de perto as tendências do mercado”.
“Objetivos organizacionais só são atingidos por empresas que possuem profissionais engajados e motivados”, pontua. “Para isso, a comunicação interna é fundamental. Mais do que nunca, executivos e CEOs de grande destaque estão percebendo a importância da comunicação para aumento de performace nos negócios, assim como para a criação de um ambiente agradável de trabalho”.
A respeito do Prêmio e do Fórum Empresas que melhor se Comunicam com Colaboradores. Angélica destaque que “são iniciativas sensacionais para ajudar as empresas brasileiras a melhorarem o relacionamento com seus profissionais”.
Reportagem: equipe Melhor RH e Negócios da Comunicação
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