Influenciadores de regiões periféricas ou os que mostram esse cotidiano com leveza e bom humor vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário digital. Com a popularização da internet e o surgimento de novas tecnologias, esse público que dificilmente terá espaço no mainstreaming vem atraindo números altos de seguidores e comportamentos.
Murilo Duarte, do canal Favelado Investidor, é um dos influenciadores digitais que vem ganhando cada vez mais destaque nas redes sociais. Nascido e criado na zona oeste de São Paulo, o influencer usa as redes sociais para conscientizar e ensinar sobre educação financeira e investimentos. “Na favela tem todo tipo de brasileiro que foi esquecido, existem vários talentos e eu ensino como investir, porque isso não foi ensinado a essas pessoas”, explicou, durante a ExpoFavela, na capital Paulista.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, cerca de 49% dos domicílios nas áreas urbanas das classes D/E possuem acesso à internet. Apesar desse número ainda ser considerado baixo, tem havido um aumento na presença digital das favelas, promovendo assim uma maior inclusão digital dessas comunidades.
Nos últimos anos, o YouTube tem se popularizado cada vez mais como uma forma de expressão e criação de conteúdo. E uma tendência que tem chamado a atenção são os YouTubers de comunidades, que utilizam o espaço para dar visibilidade para sua realidade e também informar.
Com mais de 650 mil seguidores no Instagram, Murilo afirma que usa todas as redes sociais”. Conforme a empresa foi crescendo, diversificamos os conteúdo, porque cada rede tem sua característica. Cada plataforma tem um modelo de conteúdo”, afirma.
Para o creator, quem trabalha com as redes sociais não pode ficar preso a elas, sendo necessário a criação de sua própria plataforma: ” Quando eu vejo empreendedorismo nas redes sociais, o maior erro é focar em uma rede social. Não podemos ficar refém das redes, as maiores empresas do mundo têm seus próprios sites. E se o TikTok e o Instagram acabar amanhã como vai ser? Estamos pensando em um modelo do nosso próprio aplicativo”.
YouTube, a principal ferramenta de divulgação
Segundo dados do Google, em 2020, o Brasil possui mais de 105 milhões de usuários ativos mensais no YouTube, o que representa cerca de metade da população brasileira. Além disso, o país é o segundo maior mercado do YouTube em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Criadores estão utilizando cada vez mais o espaço nas redes para mostrar o cotidiano de suas comunidades, abrir debates sobre questões sociais e culturais, além de promover ações de solidariedade e empreendedorismo. Eles têm um importante papel de representatividade, mostrando uma realidade muitas vezes invisibilizada e estigmatizada pela sociedade.
Além disso, esses influenciadores digitais têm o poder de empoderar outras pessoas da comunidade, incentivando-os a contar suas próprias histórias e a buscar novas possibilidades, fortalecendo a economia local e trazendo novas perspectivas para as novas gerações.
Caroline Busatto, escritora e cofundadora do Dona de Mim, atua também no segmento de economia e afirma que as redes sociais ajudaram a população a compreender informações que não eram acessíveis à grande parte da população, como assuntos econômico: “Quando falamos de economia é necessário subverter o “économiques”, ensinar o estilo crítico e descobrir que nós que construímos a economia, porque os pequenos negócios no país são 99% das empresas”.
Das redes sociais para o mainstream
Influencers têm ganhado cada vez mais espaço na mídia tradicional, e a televisão é um dos principais alvos desses jovens que começaram a carreira nas redes sociais. Com muitos seguidores, eles se tornaram verdadeiras celebridades, protagonizando campanhas publicitárias e programas na TV.
Um exemplo de sucesso é a influenciadora Luana Xavier, que começou sua carreira no teatro, mas viu nas redes sociais uma maneira de divulgar seu trabalho como atriz e também faturar através das redes. Depois do reconhecimento nas redes sociais, ela passou a integrar o programa Saia Justa, no canal pago GNT.
A influenciadora ficou famosa pelas postagens bem humoradas sobre o cotidiano. “Minhas redes sociais começaram a bombar depois que andei no jatinho do Neymar. Isso se tornou interessante porque também postei stories no BRT mostrando minha realidade no outro dia, isso chamou atenção do público”, conta a atriz.
A influenciadora afirma que é preciso conhecer o público e saber se comunicar com ele para conseguir engajamento. Luana lembra que sua principal case de sucesso foi através de um story, o que criou identificação com quem acompanhava. “Meu case de sucesso foi uma publicação de um produto de cabelo que se tornou viral. Eu mostrei como é que pessoas comuns se cuidam em casa. Isso fez com que o público se identificasse”, destaca Luana.