ESG: A Comunicação como ferramenta para gerar mudanças

A atuação das empresas deve ser proporcionalmente relevante para estimular mudanças de hábitos e inspirar confiança e otimismo junto aos seus públicos

Por: Mariana Scalzo

Desde cedo, aprendemos que coerência e consistência são regras do jogo. Com o passar do tempo, e já na vida corporativa, não podemos esquecer desse ensinamento, uma vez que ele tem relação direta com a rotina da nossa vocação. Especialmente agora, quando é tão necessário agir de forma constante e consistente para resolver problemas sociais e combater as mudanças climáticas. A consolidação da agenda ESG pode ser explicada a partir de diversos olhares, mas é um fato que o enfrentamento desses desafios é uma meta compartilhada por cada cidadão, pela esfera pública e pelas empresas. Nessa equação, a comunicação pode ser o fator que conecta os agentes de mudança.

Como organizações com poder de influência e impacto na vida das pessoas, a atuação das empresas deve ser proporcionalmente relevante para estimular mudanças de hábitos e inspirar confiança e otimismo junto aos seus públicos, tornando a comunicação atual mais desafiadora e empolgante do que nunca. Se por um lado, a grande exposição e a necessidade de aprender e reaprender em alta velocidade exigem cautela, por um novo olhar as oportunidades para nossa área contribuir para mudanças significativas na sociedade são inúmeras. 

Uma atuação séria, comprometida e coerente envolve todas as áreas de uma companhia, mas o papel da comunicação, de divulgar os propósitos, promover transparência e criar conexão com os clientes, parceiros e outros stakeholders convidando todos a unir forças, é o que potencializa qualquer estratégia ESG. Segundo o Edelman Trust Barometer 2022, a sociedade leva esses fatores em consideração na construção de qualquer tipo de relação e ao escolher comprar ou defender uma marca, 63% dos clientes se baseiam nos valores e serviços das empresas. O mesmo olhar é adotado por 58% dos profissionais do mercado na hora de escolher uma empresa para trabalhar e por 60% dos investidores. 

O interesse escancarado pela pesquisa mostra que essas pessoas querem conhecer as iniciativas e avanços alcançados pelas organizações, fruto do desejo por um futuro mais sustentável e justo socialmente. Ou seja, elas estão prontas para se unir às empresas nessa jornada. Na Arcos Dorados, por exemplo, esse convite tem acontecido por meio de uma campanha institucional diferente para uma marca como o McDonald’s. Muito acostumados com os sanduíches e as deliciosas McFritas, os clientes foram apresentados a aspectos da operação que muitas vezes são invisíveis para quem visita um restaurante ou pede um delivery, mas são essenciais para construir uma operação responsável. Inspirados na realidade do nosso próprio negócio, a ação mostra como a nossa escala contribui para que cada atitude cause grandes transformações. 

Com o mote “Mudando um pouco, mudamos muito”, utilizamos o poder da comunicação para inspirar através do conhecimento. Disseminamos informações sobre as ações e objetivos da rede, recebendo em troca a disposição do público para se envolver em temas como a reciclagem de óleo, a redução do uso de plásticos e muito mais. Dessa forma, o propósito é compartilhado e ganha novas dimensões. As atitudes se multiplicam e o futuro é redesenhado. E, em meio às transformações, a comunicação deixa seu legado.

 

Mariana Scalzo, é diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados

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