Acelerando pelos caminhos da emoção

Equipe de Comunicação da Volkswagem do Brasil trabalhou num contexto que envolveu uma homenagem a um jornalista ao falar sobre o fim da produção do Gol, o carro líder de vendas por 27 anos consecutivos e fabricado há 42 anos

Por Silene Chiconini 

 

Transformar a Volkswagen do Brasil em uma empresa cada vez mais digital, conectada, humana e próxima das pessoas era uma missão e também foi o caminho escolhido pelo nosso time de Comunicação & Sustentabilidade. Era preciso mudar a rota e encontrar um novo jeito de comunicar os valores e produtos da marca. Algo novo que tocasse os corações das pessoas, registrasse os nossos veículos na memória e fizesse história. 

Foi nesse contexto que surgiu um enorme desafio: comunicar o fim do Volkswagen Gol após 42 anos de produção ininterrupta. Encerrar a trajetória de um dos carros mais amados do Brasil, o modelo mais produzido, mais vendido no mercado nacional e mais exportado, não era uma tarefa fácil. O Gol foi o ícone do carro popular moderno e o primeiro 0km de muitos brasileiros.

Lançado em 1980, o Volkswagen Gol inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional, tanto que se consolidou na liderança de vendas por 27 anos consecutivos. O Gol também foi o modelo escolhido pela Volkswagen para lançar de forma pioneira, em 2003, a tecnologia Total Flex, que deu autonomia aos nossos clientes para escolherem etanol, gasolina ou os dois combustíveis juntos na hora de abastecer. A tecnologia Total Flex marcou uma mudança de paradigma na indústria nacional. 

Com certeza, a história de vida de todo brasileiro se entrelaça, em algum momento, à do Volkswagen Gol. E como contar o fim dessa história? 

O Gol merecia uma despedida à altura de seu sucesso e da paixão que desperta nos brasileiros. Foi aí que nosso time teve uma ideia fascinante, capaz de tocar os jornalistas para que multiplicassem o fato com alegria e emoção, também dando boas-vindas ao Polo Track, que recebeu a tarefa especial de substituir o Gol. 

Levantamos quem foi o primeiro colega da imprensa automobilística a dirigir o Volkswagen Gol, lá em 1980. A ideia era homenageá-lo, lhe entregando as chaves para que fosse também o primeiro a guiar o Gol Last Edition, edição limitada em 1.000 unidades que celebrou o encerramento desse ícone, e também o Polo Track. Seria um encontro entre passado, presente e futuro.

Era Claudio Carsughi, um dos mais importantes jornalistas do setor automobilístico, atualmente com 90 anos de idade e mais de 60 anos de carreira. Ele aceitou o convite para contar essa história em um vídeo produzido no Campo de Provas da marca, em Taubaté (SP).

Durante as gravações, Carsughi encantou a todos com sua simpatia, gentileza e alto nível de conhecimento técnico, contribuindo com falas de improviso que enriqueceram ainda mais o roteiro. Ele também é amante do Gol, tanto que foi proprietário do modelo.

A narração emociona: “A vida tem dessas coisas. Vemos novidades nascerem, sua transformação e como dão lugar a novas descobertas. (…) Eu fui o primeiro jornalista do mundo a dirigir o Gol para escrever a reportagem que apresentaria o mais novo lançamento da Volkswagen para o País. (…) O Gol, que como eu dizia, tinha uma importante missão pela frente: substituir o Fusca”. Carsughi encerra dando partida em uma nova história: “Hoje eu sou o primeiro repórter do mundo a dirigir o novo Polo Track. Certamente fará muito sucesso (…) Pelo que eu estou vendo aqui, ele está pronto para essa jornada. Robusto, espaçoso e muito moderno. Palavra de especialista”.

O resultado não poderia ser melhor: o vídeo produz lágrimas. Muitos jornalistas nos enviaram mensagens parabenizando pela homenagem que fala com o coração e traz informações preciosas em meio a uma fotografia encantadora. Se você ainda não assistiu, confira no canal do YouTube da Volkswagen do Brasil.

O próximo capítulo foi a chegada do Gol Last Edition à nossa Garagem VW, localizada na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). O modelo ganhou lugar de honra na inauguração da nova área do acervo em um evento presencial com jornalistas. No total, a Volkswagen conta com mais de 100 carros clássicos. É a maior coleção de uma montadora no Brasil.

E essa história continua, agora com o Polo Track, que tem a enorme responsabilidade de substituir o Gol. O Polo Track é uma verdadeira evolução em desenvolvimento de produto de entrada da Volkswagen com ainda mais robustez, tecnologia, modernidade e espaço para honrar um dos segmentos mais importantes do País. Mas precisávamos convencer os jornalistas.

Uma nova ideia surgiu: vamos provar que o Polo Track está preparado para essa missão! Junto aos colegas da Engenharia, registramos os testes mais severos feitos com o carro no Campo de Provas da marca. Os dois vídeos divulgados impressionam e comprovam toda a robustez e resistência do Polo Track. Sim, ele está pronto para circular nas mais diversas estradas do País!

E assim seguimos acelerando com a Volkswagen do Brasil. Buscamos mais do que comunicar os nossos produtos e valores. Queremos registrar nossas histórias nos corações dos brasileiros, pois um veículo é muito mais do que um meio de mobilidade. Carro é cultura, é história. E as histórias que vivemos com eles marcam para sempre as nossas vidas. E quem não tem uma história com um Volkswagen?

 

Silene Chiconini é diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen para Região América do Sul

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email