Investimento em publicidade digital aumenta, mas metade segue para redes sociais

Maior parte dos varejistas pretendem manter os investimentos em mídia paga durante todo o ano, com foco na aquisição de clientes

O investimento em publicidade digital aumentou 27% em 2021, totalizando 30,2 bilhões de reais, segundo uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) em parceria com a Kantar Ibope Media. Mais da metade desse montante, 54%, foi direcionado para anúncios em redes sociais. Esse crescimento influenciou profissionais de marketing a planejarem metas bastante otimistas para 2022. Um relatório da CommerceNext aponta que 55% deles esperam um novo avanço, próximo de 20%, e que 78% dos varejistas pretendem manter os investimentos em mídia paga durante todo o ano, com foco na aquisição de clientes.

“Essas projeções indicam uma concorrência cada vez maior no mercado e grandes players investindo cada vez mais, o que se torna uma dor dentro do varejo, por conta do custo de aquisição de clientes, que também aumenta. Ou seja, é exigido um esforço financeiro e de estratégia maior para se alcançar os mesmos resultados que as empresas obtinham no passado”, comenta Afonso Schnaider, diretor comercial da Nação Digital, agência especialista em performance e growth, com foco em e-commerce e verticais em crescimento.

Outro estudo, divulgado pela Emplifi (antes conhecida como Socialbakers), mostrou um aumento de 19% nos gastos médios mensais com anúncios nas mídias sociaisem comparação com o segundo trimestre de 2021. Segundo o relatório, o engajamento se mantém constante no Facebook e Instagram.

Queda e aumento

Depois de uma queda notável no primeiro trimestre de 2022, o gasto médio global mensal com anúncios nas mídias sociais aumentou em 18% no segundo trimestre deste ano, voltando aos patamares acima de US$ 4.200 — um valor próximo ao nível de gastos mais elevados registrados no quarto trimestre de 2021.

Em comparação ao mesmo período no ano passado, o gasto médio mensal com anúncios aumentou em 19%, demonstrando que as marcas estão alocando cada vez mais orçamento para alcançar seus públicos-alvo por meio de postagens pagas nas redes.

No mundo, o Instagram continua a mostrar um engajamento muito mais forte do que o Facebook, com cerca de 32 interações por 1.000 impressões, registradas no segundo trimestre de 2022, o que está no mesmo nível do que foi visto no ano passado.

Depois de constatar uma queda constante desde o segundo trimestre de 2021, a média de interações em postagens de marcas globais no Facebook tiveram um leve aumento em relação ao trimestre anterior, atingindo seu nível mais alto desde o terceiro trimestre de 2021. No entanto, os níveis do segundo trimestre de 2022 permanecem notavelmente inferiores ao segundo trimestre de 2021, com marcas gerando aproximadamente 5,2 interações por 1.000 impressões no Facebook, uma queda de 15% ano a ano.

Com base nos dados de contas do TikTok e Instagram de 330 marcas globais, analisadas de janeiro a junho de 2022, notou-se que as marcas postam com mais frequência no Instagram (68%) do que no TikTok (32%).

“As marcas precisam se conectar com seu público onde quer que estejam e a mídia social é parte integrante do mix de marketing”, disse a CMO da Emplifi, Zarnaz Arlia. “Não é segredo que o aumento da popularidade do TikTok continua. O que é certo, é que no mundo de hoje, ter e manter uma presença sólida no TikTok e no Instagram é essencial para alcançar o seu público.”

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