Ações de comunicação customizadas são essenciais para estabelecer uma relação de confiança com o público-alvo e ampliar a visibilidade de uma marca no mercado. A CDI Comunicação desenvolveu uma metodologia para trabalhar planejamento com base em dados visando ser cada vez mais estratégica e focada em resultados. Os dados, aliados à visão humana, permitem acompanhar o trabalho, sugerir iniciativas mais assertivas e identificar tendências. Para otimizar este trabalho, foram desenvolvidos os dashboards de comunicação, dentro da necessidade de cada cliente, com informações como visibilidade de marca e de suas mensagens-chave, oportunidades, temas em alta, sensibilidades, entre outros aspectos — inclusive internamente.
De acordo com a empresa de consultoria Gartner, só nos próximos seis minutos serão gerados 9,1 mil terabytes de novos dados. Em meio a essa enxurrada de informações, empresas de todos os segmentos buscam desenvolver uma visão mais “data-driven”, ou seja, esperam tomar suas decisões baseadas em dados..
Hoje existe uma série de ferramentas que capturam informações de sites, redes sociais internas e externas e da mídia, oferecendo dados que, se devidamente analisados, auxiliam no desenvolvimento de um plano estratégico para uma comunicação mais assertiva com colaboradores, imprensa e consumidores. “Dados de diferentes frentes da comunicação podem ser inseridos no material, em página única, para facilitar a visualização e análise”, explica Humberto Bassi, head Digital da CDI.
Os dashboards desenvolvidos pela CDI Comunicação podem incluir informações de todas as áreas, para o sucesso da relação da empresa com seu público estratégico. “Um modelo 360° traz informações sobre o trabalho com a mídia, nas redes sociais e com o público interno, como indicador de campanhas, estratégias e ações que fazem efeito ou não”, complementa Bassi.
Dados na Comunicação interna e externa
Em comunicação interna, por exemplo, o material pode mensurar e reportar dados, com indicadores e análises capazes de medir a eficiência dos diálogos e ações promovidas internamente por cada empresa. Para comunicação externa, o monitoramento e o acompanhamento de notícias da empresa, setor e concorrentes são fundamentais para a identificação de assuntos relevantes, além de ser uma janela sobre como o cliente é percebido pela mídia (imprensa e redes sociais).
“Ao interpretar as informações no dashboard, a empresa pode perceber como é vista pelo público e traçar planos para que sua mensagem seja mais efetiva, como uma empresa mais tradicional, que deseja ser percebida como mais inovadora”, exemplifica o head Digital.
Métricas bem-definidas são fundamentais para o sucesso do trabalho. “É possível medir crescimento de visitas orgânicas, custo por lead, tom e tamanho de matérias, citação em títulos e outros fatores prioritários para o cliente. O importante é que o material seja customizado para que faça sentido e seja efetivo para o time de comunicação”, complementa Bassi.
Há diversas ferramentas e recursos automatizados que facilitam a busca por dados, porém, a interação e análise humana são fundamentais para a interpretação desses números. “Saem na frente os profissionais que conseguem interpretar esses dados, junto aos insights e melhorias, que vão agregar para o sucesso do cliente na comunicação entre seus parceiros, colaboradores, imprensa e demais stakeholders”, finaliza o executivo.