O Dia do Profissional de Mídia, ou dia do Mídia, tradicionalmente comemorado em 21 de junho, teve uma evolução e se adaptou ao novo mundo digital, que tem no conceito midiático uma amplitude maior. Agora a data homenageia todos os profissionais que atuam diretamente com veículos comunicação, sejam jornalistas, publicitários, assessores de comunicação, influenciadores, e em qualquer meio — impresso, digital, radiofônico, televisivo, além de agências.
Na publicidade, o profissional de mídia é o responsável pela escolha de veículos de comunicação para serem utilizados em campanhas. E o digital hoje ganhou muita preponderância. Relatório da Reuters Institute Digital News, informa que a web é a fonte de notícias para 87% dos usuários. O share da mídia digital passou de 21,2% para 26,7% em 2021 segundo o CENP Meios (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário). Por outro lado, o próprio Digital News apurou que o Brasil lidera os países do mundo em desconfiança da mídia — 54% dos entrevistados alegaram evitar conscientemente assistir a qualquer tipo de noticiário, seguido do Reino Unido, com 46 e EUA, Irlanda e Austrália na faixa dos 40%
Para Guálter George, jornalista, colunista, editor-executivo do O POVO e comentarista da rádio O POVO CBN, a ideia de liberdade, que envolve o trabalhos das mídias, é objeto de distorções. “Precisamos dela [da liberdade] para informar melhor, não para ter direito a desinformar; para ajudar mais ainda no esclarecimento dos fatos a partir da verdade, e não se valendo de mentiras e versões fabricadas ao sabor de quem as emite”.
Alfredo Freitas, dirigente da universidade americana totalmente online Ambra University, atesta o crescimento da chamada midiatização e seus efeitos para os estudantes: “ Nunca antes na história o processo de midiatização foi tão intenso como atualmente. A pandemia acelerou a aderência da mídia em diversos setores da sociedade, mas em um deles o efeito é irreversível: Na educação. Não há como negar que a mídia entrou de vez na rotina pedagógica das escolas. Seja com o aumento de ‘influencers’ compartilhando seus estudos”.
“O dia do mídia é importante para que nós, profissionais da área, tenhamos um tempo para refletirmos sobre o quão importante somos nas agências e mercado de comunicação”, declara Marcos de Oliveira, Media Director da AlmapBBDO. “É uma responsabilidade muito grande dar o melhor destino aos budgets milionários das grandes marcas ou até mesmo budgets menores de marcas que estão em processo de construção e que a cobrança por resultado na ponta do negócio passa ser ainda maior”, complementa.
Representantes das novas mídias, os influenciadores digitais (creators) conquistaram a simpatia do grande público e enormes fatias de audiência nos meios eletrônicos, além de estarem passando por um processo de ampla profissionalização e sofisticação de produção, até porque “hoje em dia quase todo mundo possui um aparelho de celular”, destaca a influenciadora Karla Amadori, do canal Dycore. “As pessoas conseguem ter acesso a informação de uma forma muito mais rápida e eficiente a um clique de distância. Acredito que para o mundo da arquitetura e decoração, facilitou demais em como as pessoas podem se inspirar e ter novas ideias para decorar suas casas”.
Também influenciadora, Nina Braz, lembra do impacto das ações nesse meio como exemplo. Conversando com seguidoras que moram na Europa sobre capa de edredons, nicho de Nina, “me contaram como usam o produto, e eu apliquei na minha casa essa forma de usar, compartilhando a experiência com todas as minhas seguidoras. Dessa forma, muita gente que não conhecia o produto ou que nunca tinha usado daquela forma, talvez passe a usar. Aquelas antigas dicas, boca a boca, de vizinha para vizinha, tem uma proporção diferente”.