O som se tornou mais relevante do que nunca, segundo o relatório TikTok For Business. O estudo que compilou informações detalhadas com base no desempenho da plataforma de outubro de 2020 a outubro de 2021, revelou que 88% dos usuários acreditam que o som é fundamental para a experiência no aplicativo.
Além disso, a música transcendeu na plataforma e obtiveram uma taxa de visualização de vídeos 47% maior na página ‘Para você’ em comparação com as hashtags. Saber combinar imagem e som pode trazer bons resultados para as campanhas publicitárias na plataforma.
Bryan Cosgrove, Diretor de Música para uso Comercial e Licenciamento de Criativo do TikTok, afirmou que a marca sonora é uma forma poderosa de transmitir a identidade de uma empresa, e as tendências do TikTok são principalmente baseadas em músicas e trechos de áudio.
Para Eduardo Soares, Presidente da APP Ribeirão, o som é extremamente importante em uma campanha e é impossível pensar em um filme publicitário sem o áudio.
“No TikTok a imagem é o ponto de entrada, mas o áudio é o recheio. Nessa plataforma é o som que pauta a produção do vídeo, ele que dá a dinâmica, inspira a audiência e inclusive alimenta os mecanismos de buscas pelo tema que está sendo produzido. Escolher uma música, ou um áudio original que está em alta, pode trazer um melhor resultado na audiência das produções”, ressalta.
Cerca de 66% dos usuários sentem que o TikTok tem impactado significativamente a indústria da música, e 73% dos usuários associam certas músicas ao TikTok.
“O Tik Tok é a rede que mais cresce em número de visualizações no Brasil, porque o conteúdo é rápido e se conecta com essa audiência. Nas redes sociais, as pessoas fazem negócios com pessoas e não com empresas. Portanto, emplacar este ou aquele vídeo no app vai depender de alguns fatores, e com certeza a música está entre elas. Entender o que o público do seu produto ou do seu serviço está buscando no Tik Tok é fundamental para pensar nessa estratégia”, explica Eduardo.
Os criadores de conteúdo também podem auxiliar no sucesso da campanha em conjunto com uma boa escolha de música. “A conexão com o público é importante, e investir em ações em que os criadores de conteúdo sejam esse elo de conexão ajuda. Ao unir o poder das músicas que estão em alta no TikTok com a audiência de um bom influenciador e com a criatividade é possível levar a mensagem que você deseja de forma leve e descontraída”, completa.
VOZ E LEGENDA TAMBÉM ENGAJAM
Para além da música, a voz também é um componente importante, e o recurso de conversão de texto em fala do TikTok foi muito utilizado em 2021. Cerca de 57% dos usuários reconheceram com exatidão a marca em anúncios com esse tipo de áudio.
As marcas podem combinar essa ferramenta divertida da plataforma e alinhá-la as futuras campanhas. “É importante lembrar que a maioria das pessoas acabam assistindo aos vídeos sem áudio, seja por estar em uma fila de banco, ponto de ônibus ou em locais movimentados. Sendo assim, legendar é uma boa estratégia para atrair e fazer com que a pessoa volte mais tarde para assistir com áudio porque interessou, ou então colocar os fones para ouvir”, recomenda Eduardo.
Chamar a atenção a audiência para consumir o conteúdo com áudio é uma boa estratégia. “Se o vídeo tem um bom movimento e balanço também vai atrair o público para a escuta. É importante essa atração, pois o audiovisual fica completo, trazendo informação e entretenimento”, completa.