O ano de 2022 começou acelerado e indicando mudanças significativas para criadores de conteúdo e para as marcas. As tendências para os próximos meses em relação aos formatos e ações já estão evidentes.

Durante o 4ª Prêmio Microinfluenciadores Digitais e 10ª edição do Fórum sobre Marketing de Influência, Nanna Pretto Influence Lead da Nubank, citou o short form vídeo como um dos formatos que apresentam destaque para este ano.

“Hoje percebo a força dos short vídeos, uma cultura mais efêmera. Quando eu escrevia coisas para o blog passava de dois a três dias pensando e escrevendo o conteúdo, hoje já não tem isso. Assim que pensado o conteúdo já é postado”, aponta.

O sócio fundador do Araras e do Desimpedidos André Barros acredita que ao falar em futuro e apontar as próximas tendências é interessante observar que as coisas acontecem no mundo de forma cíclica.

“Acredito que dentro desse universo cíclico podemos voltar para a curadoria. Tem muito conteúdo sendo produzido, muita informação sendo compartilhada, e quem conseguir gerar uma curadoria relevante para filtrar o que é importante para determinados grupos é quem vai sair na frente. Para auxiliar, hoje o algoritmo é um grande curador”, afirma.

Tendências: movimentos que tendem a moldar o mercado de marketing de influência em 2022
Tendências: movimentos que tendem a moldar o mercado de marketing de influência em 2022

PAPEL DOS INFLUENCIADORES

Entender a força e capacidade de conversão dos microinfluenciadores também é destacado como uma das tendências para este ano. “Quando se fala em cuidar de conteúdo, engajar e produzir, o papel do microinfluenciador ainda está latente. A questão de ter poucos seguidores caiu por terra e o que importa hoje é a relevância, o quanto esse creator se comunica com a comunidade”, destaca Pretto.

Escolher entre um macro ou um micro influenciador depende muito do objetivo da campanha, e Barros recomenda uma curadoria para entender melhor o papel de cada um.

“Acredito que os influenciadores, sejam eles nano, micro ou macro, funcionam como uma ferramenta, e cada ferramenta desempenha um papel melhor em determinado momento. Por exemplo, a possibilidade de um microinfluenciador de gerar conversão é muito alta, e isso deve ser observado”, explica Barros.

SAIBA MAIS

Quer conferir todos os debates e conversas do evento? O 4ª Prêmio Microinfluenciadores Digitais e 10ª edição do Fórum sobre Marketing de Influência está disponível na integra no canal da Negócios da Comunicação.

Clique aqui para assistir ao evento.

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