As primeiras descobertas da pesquisa do IBM Watson Advertising em parceria com o Ad Council, que tem como objetivo avaliar o viés indesejado na publicidade digital e buscar reduzi-lo, mostram que é possível identificar e mitigar os vieses utilizando ferramentas e recursos de Inteligência Artificial (IA).
Ao trabalhar em colaboração com o IBM Research na pesquisa iniciada em 2021, foram analisados os fatores que levam a um viés indesejado no funil publicitário e como a IA pode ajudar a superar esse desafio na indústria de anúncios.
Apesar de as tecnologias avançadas impulsionarem maior eficiência e precisão nos anúncios, há potencial para consequências não intencionais, como o viés. O perigo é a capacidade da tecnologia de capturar e escalar esses vieses, impactando e alienando as mesmas audiências que os anunciantes procuram se conectar.
Com a comprovação do progresso da pesquisa e o avanço da IA, a indústria espera construir ad-tech que irá segmentar grupos de forma mais equitativa e também manter o desempenho da campanha publicitária. O objetivo é criar tecnologias abertas que possam ajudar a automatizar a mitigação do viés na publicidade e ajudar a inaugurar uma nova era.