Tornar o site mais relevante sobre conteúdos específicos permanece sendo uma das principais estratégias para melhorar o ranqueamento nos resultados do Google. Por conta disso, é necessário adotar medidas para certificar o site de buscas das informações.
Da mesma forma, a proximidade dos produtos e serviços ofertados em relação a quem realiza a pesquisa deve ser a prioridade dos empreendedores que querem estar entre as primeiras opções para consumidores e potenciais clientes.
De acordo com John Mueller, analista sênior de trends do Google, existem diversas formas de melhorar o ranqueamento na busca do site. Abaixo, elencamos as principais dicas que podem beneficiar seu site e colocá-lo entre os mais relevantes entre as pesquisas.
1- Relevância
O principal fator para o Google para ranquear melhor seu site é nada menos que a relevância do conteúdo, isto é, produzir conteúdo importante aos olhos do usuário e do próprio Google. Visto que seu site precisa responder as perguntas de alguém.
2- Indexação em mobiles
É importante otimizar sua indexação em mobiles. Ou seja, sempre que você for testar seu site, teste em um smartphone ou fazer o teste do smartphone em um Google Console para olhar o conteúdo que existe. É importante que todo o conteúdo do seu site esteja disponível em uma versão móvel, incluindo os comentários, dados estruturados, vídeos e imagens.
3- Indexação rápida
Para John Mueller há uma forma escalável, além de ser uma forma de dizer ao Google quais páginas são importantes. Tal método consiste no uso de links internos, mapas de sites e RSS. Por fim, mas não menos importante, é a qualidade do seu conteúdo.
Além disso, há também os URLs individuais que você precisa atualizar o mais rápido possível, o proprietário do site pode fazer no Google Search Console também. Vale lembrar que não pode atualizar a todo instante, assim como não pode atualizar a URL manualmente no Search Console, porque se fizer isso é sinal de que algo está errado, segundo Mueller.
4- Renderização de sites JavaScripts
Atualmente os sites estão utilizando o JavaScript no processo de construção de sites. E a arquitetura do seu site foi impacta como os robôs de indexação (crawlers) dos mecanismos de busca vão interpretar o seu site, na indexação, e posicionamento dentro da busca orgânica. O JavaScript é o responsável por transformar sua página estática em em uma página interativa.
5- Core Web Vitals (CWV)
Os 3 aspectos que constituem o Core Web Vitals, ou “sinais vitais da web”, a fim de você refletir sobre como melhorar o ranqueamento do seu site são:
Quão rápido a página do site carrega? Quanto tempo leva para o usuário conseguir interagir com a página? Quão estável é a página enquanto carrega e o usuário começa a interagir com ela? Tudo isso impacta na experiência do usuário quando está navegando no seu site, assim como no seu ranqueamento.
O webinar completo está disponível neste link, com traduções para o português e espanhol. Vale lembrar que essas questões tem que estar sempre sendo trabalhadas para melhorar o site. E aí, vai colocar essas dicas em prática?