2020: o ano que desafiou a comunicação ao extremo

O cenário é desafiador para as áreas de comunicação, que assumiram um papel fundamental em garantir que as informações importantes cheguem a todos

Estamos completando 1 ano sob a sombra da pandemia da Covid-19. O mundo todo está sendo colocado à prova. 2020 não foi um ano fácil e este ano os desafios continuam. A pandemia da Covid-19 que nos colocou em quarentena, afastou familiares e, somente no Brasil, matou centenas de milhares de pessoas. As dificuldades que estamos enfrentando trouxeram aprendizados. Fomos forçados a descobrir novas formas de trabalhar, de estudar e de nos divertir. O modelo que pensávamos provisório, está se estendendo mais que o esperado (e desejado). Dentro das empresas não foi diferente. A adaptação ao trabalho remoto foi uma imposição necessária. Tivemos que redescobrir meios de manter a produtividade e o contato mesmo à distância.

Neste novo jeito de viver, a digitalização tem sido protagonista. As reuniões presenciais e o bate-papo durante a hora do cafezinho migraram para as telas. Do dia para a noite nosso contato com o mundo passou a ser virtual. O cenário é desafiador para as áreas de comunicação, que assumiram um papel fundamental em garantir que as informações importantes cheguem a todos.

Na Vivo, incentivar a comunicação dentro das plataformas oficiais tem sido vital para divulgar orientações sobre trabalho remoto, comunicados internos e mensagens dos membros da liderança. Treinamos nosso time para abrir espaços para o diálogo entre todas as partes, usamos diferentes canais para disseminar as narrativas da empresa e acolher os colaboradores.

Digitalização

O nosso propósito de “Digitalizar para Aproximar”, lançado em 2019, é o mantra que nos mantêm unidos desde o início da pandemia. A preocupação inicial era oferecer orientações sobre como fazer home office em tempo integral. Em 2020, criamos a hashtag #TrabalheBememCasa, e a utilizamos para publicar conteúdos que ajudaram na adaptação ao trabalho remoto, desde segurança e acesso à rede, até gerenciamento de equipe e produtividade. O bem-estar e a saúde mental também foram preocupações. Oferecemos serviços de telemedicina e criamos lives com especialistas, exclusivas para os funcionários, abordando temas como home office com criança, relacionamentos na quarentena, criatividade e solidão. Para divertir e engajar, promovemos o AoVivo em Casa, um projeto no qual os colaboradores apresentavam seus talentos para toda empresa.

Ainda hoje mantemos a prática dos encontros virtuais, mas com uma frequência menor. Temos realizado encontros com especialistas sobre temas diversos como criatividade e inovação, e educação financeira. Também desenvolvemos cursos online e gratuitos para que os colaboradores possam aproveitar o momento e dedicar algumas horinhas do dia para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. E, quem quiser, pode participar do nosso projeto AoVivo em 30”, gravando um vídeo de 30 segundos com dicas de atividades que podem ser feitas em casa.

Conexão

Para o público externo, ficou evidente o valor da interação e da colaboração diante do isolamento social. Nossa preocupação foi contar para os clientes as medidas adotadas para facilitar a conexão. O bom relacionamento com a imprensa também se destacou como maneira de prestar contas à sociedade, informando clientes e as comunidades locais sobre as iniciativas corporativas de apoio diante da crise sanitária.

Em todas as nossas ações, o objetivo maior sempre foi aproximar. E agora, com os números da pandemia subindo, essa continuará sendo nossa missão. A cada dia nos desafiamos a encontrar novas formas de nos comunicar. A digitalização foi e continuará sendo nossa grande aliada. Não para substituir as relações presenciais, mas para nos lembrar o quanto elas são valiosas.

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