A comunicação não-violenta (abreviada como CNV) é uma técnica de comunicação desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg que pode ajudar qualquer pessoa, mesmo em situações cheias de conflito como a guerra, a se comunicar de modo mais eficaz.
A habilidade de se comunicar tem sido cada vez mais necessária, no ambiente corporativo. E ambientes com maior abertura ao diálogo, que propicie um caminho conciliador e pacífico, promove maior engajamento das equipes, melhora e preserva a saúde mental dos profissionais, e consequentemente impacta os resultados.
A CNV auxilia no exercício de entendimento quanto às emoções por trás das falas, produzindo reflexões e consequentemente reações mais tranquilas. Quando adotada dentro de uma equipe em uma empresa, a comunicação não violenta favorece a manifestação de todos os colaboradores e lideranças, pois cria um ambiente acolhedor.
Isso não significa que não haverá debates ou discussões, e, sim, que será mais fácil chegar a um consenso.
Estruturada por quatro pilares: Consciência, Linguagem, Comunicação e Influência a CNV não é facilmente implementada. Mas se exercitada constantemente, acaba se tornando cultural e passa a integrar a “forma de ser” da companhia.
Abaixo algumas dicas para exercitar a CNV, e se tornar um agente de transformação nas organizações:
1- Evite pré julgamentos sobre o que é “certo” ou “errado”;
2- Não se compare, nem compare os demais a outras pessoas;
3- Abandone o tom acusatório, pois ele causa reações defensivas
4- Explique suas necessidades com clareza;
5- Se coloque no lugar do outro;
6- Expresse seus pontos vulneráveis caso se sinta confortável;
7- Antes de responder a uma ofensa ou ataque, pense com calma e exercite sua empatia. Não responda no mesmo tom.