Durante o Fórum Marketing de Influência 2020, promovido pelo Cecom, o especialista Daniel Rimoli, consultor sênior em Marketing de Influência Digital na Rimoli.PRO Estratégia em marketing digital, apresentou uma análise para marcas e nichos menores que desejam encontrar influenciadores que representem seus públicos e causas.

No painel “O que eu tenho a ver com isso?”, ele mostrou que o desafio de encontrar e construir esses embaixadores de mercados segmentados vai muito além do uso de algoritmos. “As pessoas sempre pensam: como a gente pode entender tendências e engajar influenciadores em nichos tão específicos? E o processo é quase o mesmo de buscar por fontes seguras para uma matéria, por exemplo, você foca no quanto aquela pessoa está inserida no universo e como ela se comunica com a comunidade interessada”, explica.

Mergulho no nicho
De acordo com Rimoli, a busca pelo influenciador ideal pode ser dividida em dois passos, sendo o primeiro deles um mergulho no ambiente em pauta. Avançar nos núcleos de interesse do público do nicho, entrar em grupos de discussão no WhatsApp, Facebook e LinkedIn é um dos pontos importantes, como aponta o executivo. Além disso, ele destaca: “seu foco tem que ser quantidade nessa fase, encontrar os caminhos que te apresentem a mais caminhos e, consequentemente, você vai encontrando as referências no tópico”.

Boletim de influencers
Já a segunda etapa, segundo Rimoli, é fazer uma comparação. Ele sugere observar o alcance do influenciador, a relevância, a ressonância, ou seja, engajamento da audiência, e os riscos de apostar naquela pessoa. “Com isso você vai criar uma média e conseguirá comparar as pessoas. Quase como os boletins da escola. Para você poder recomendar um influenciador para uma estratégia de comunicação, essa defesa científica por meio de dados é importante”.

Por fim, ele define a estratégia: “Você joga a rede para encontrar esses influencers, mapeia a comunidade que você quer atingir e mergulha nela e depois classifica, tenta estabelecer uma régua de critérios para apresentar suas escolhas aos clientes”.

rodape-patrocinio