Comunicação interna em tempos de pandemia

A tarefa da equipe de profissionais de comunicação da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, tem sido redobrada no esforço de contribuir para a manutenção de um excelente ambiente de trabalho

A pandemia do novo coronavírus em 2020, com todo seu impacto sanitário, econômico e social no planeta, tem tornado mais evidente a importância estratégica da Comunicação Interna nas organizações.

Nessa nova realidade, em que vamos conviver por longo tempo com um problema sanitário muito grave, que é a COVID-19, o papel das equipes de comunicação tem sido o de criar estratégias e implantar ações para manter as equipes engajadas e dispostas a realizar as suas tarefas de acordo com o propósito das empresas.

A tarefa da equipe de profissionais de comunicação da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, tem sido redobrada no esforço de contribuir para a manutenção de um excelente ambiente de trabalho – um dos orgulhos da trajetória da empresa no Brasil.

Para nós, a comunicação aos colaboradores precisa ser feita no tempo certo e de forma consistente, isto é, ajustada aos novos tempos digitais em que todos estamos recebendo uma overdose de informações. Trata-se de um desafio adicional para a nossa equipe de comunicação – e acredito que para todas as empresas -, em especial neste período de informação desencontrada e contraditória, algumas vezes patrocinada por autoridades oficiais que lidam com as consequências da pandemia.

O foco da comunicação interna tem sido o de transmitir informações que mostrem como todos estão empenhados em primeiro lugar com a sua segurança e de suas famílias e com a dos seus colegas de trabalho. Desde o início dessa pandemia, a empresa tem adotado em nível mundial e local uma série de iniciativas para que seus colaboradores e seus familiares fiquem seguros, seja nos postos de trabalho nas fábricas ou em suas casas – tendo em vista que muitos dos empregados estão em trabalho remoto.

Ao mesmo tempo, a comunicação da Rhodia informa como estão as atividades operacionais da empresa para atender mercados que são considerados essenciais para a vida das pessoas. Além das ações de doações voltadas para o atendimento de necessidades das comunidades onde a empresa atua, e o trabalho realizado pelos empregados voluntários em diversos projetos de caráter social.

Temos utilizado os canais de comunicação da empresa: intranet, TV Corporativa, comunicados internos via e-mail, materiais promocionais nas fábricas (cartazes, banners),vídeos disponibilizados em vários canais, reuniões da liderança no ambiente virtual, redes sociais, website corporativo e outros, para que as informações sobre as decisões e atividades da empresa sejam de conhecimento de todos e por eles sejam assimiladas da melhor maneira possível. Com o envolvimento das principais lideranças da empresa, estamos empenhados para que a informação chegue aos nossos colaboradores de forma direta e assertiva.

A empresa continua totalmente empenhada em manter os colaboradores e os demais stakeholders amplamente informados sobre as medidas e iniciativas adotadas em relação a essa crise, destacando seu compromisso de manter a saúde e segurança de todos como prioridade número um.
Parafraseando a canção que diz que todo artista tem de ir aonde o povo está, a comunicação interna tem de chegar onde o colaborador está – no seu posto de trabalho, seja no escritório, em casa, nos laboratórios ou na linha de produção. É para isso que dirigimos todo o nosso trabalho.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email