Com 47 mil colaboradores e 20 mil trabalhando de casa, a Petrobrás encontrou nas ferramentas digitais e redes sociais um aliado para manter a estrutura de trabalho durante a pandemia do coronavírus. São escritórios operando com apenas 10% do efetivo e 50% nas operações, que garantem o funcionamento de estruturas importantes no combate à Covid-19.
“A companhia é responsável por prover serviços essenciais, como o fornecimento de combustíveis e energia que abastecem ambulâncias, hospitais e veículos de carga e transporte. Por isso, vem adotando medidas para proteger a saúde dos seus colaboradores, mitigar a propagação do vírus na companhia e garantir a continuidade, de forma segura, de atividades essenciais para toda a sociedade brasileira”, afirma Flavia da Justa, gerente executiva de Comunicação e Marcas.
Para controlar todos os processos e certificar que colaboradores de todos os setores estejam alinhados com a postura da empresa durante o período de isolamento social e remodelação da rotina de trabalho, houve um investimento em soluções digitais, que antes não tinham a relevância atual na cultura interna.
“Atingimos mais de 26,2 mil conexões remotas (VPN) e atualizamos nossa infraestrutura e sistemas para aumentar a capacidade para receber 40 mil usuários. Ativamos mais de 13 mil terminais virtuais para aqueles usuários que necessitam trabalhar nos sistemas que requerem máquinas de alta performance”, conta Flavia.
Criada pelo Facebook, a princípio como uma concorrência para o Linkedin, a plataforma Workplace foi escolhida pela Petrobras para facilitar a comunicação interna em todos os níveis da operação. “Buscamos passar as mensagens da alta liderança para os colaboradores e engajar as equipes nos objetivos da companhia. Nessa ferramenta, criamos um grupo chamado ‘Alerta Coronavírus’, em que são disseminadas informações sobre a crise para os usuários da ferramenta na companhia”, explica a gerente.
As equipes usam o Microsoft Teams, plataforma unificada de comunicação que garante a realização de reuniões por chamada de vídeo, além do armazenamento de arquivos e também a troca de mensagens – a executiva aponta que durante o período de trabalho virutal, a Petrobras atingiu mais de 48 mil acessos por dia.
A Petrobrás realizou a doação de R$ 30 milhões, com kits de testes RT-PCR, EPIs, materiais médicos e de higiene, e 3 milhões de litros de combustível para o abastecimento de veículos de hospitais públicos e filantrópicos. Internamente, conta Flavia, criaram uma campanha sobre a importância de manter a operação da empresa em tempos de #FiqueEmCasa.
“Assim como muitos precisam se manter em isolamento, outros não podem parar as atividades. A intenção foi mostrar que precisamos continuar trabalhando para gerar energia, para que médicos, bombeiros e as outras pessoas dos serviços essenciais não parem”, analisa.
E o resultado da aposta nas plataformas e ferramentas digitais foi favorável, na avaliação da executiva. “Com a intensificação do trabalho remoto, temos percebido o quanto essas ferramentas podem agregar nas rotinas de trabalho. A receptividade dos colaboradores a essas aplicativos também tem sido bem positiva”.
A mesma capacidade técnica que permitiu a descoberta e o desenvolvimento do Pré-sal está dedicada ao combate à COVID-19. Saiba mais como nossos cientistas estão atuando contra a pandemia. Acesse: https://t.co/7e07N2GhzX #EnergiaParaTransformar #JuntosNossaEnergiaFicaMaisForte pic.twitter.com/VcSlu9iQO9
— Petrobras (@petrobras) April 6, 2020