A crise do novo coronavírus que afetou o mundo inesperadamente provou que não estamos no controle de nada e que as coisas podem mudar de uma hora para outra. Neste sentido, é possível perceber que a primeira transformação ocorreu na maneira em que as empresas conduzem suas operações internas, já que muitos colaboradores encontram-se em home office. Para se ter uma ideia, a XP Investimentos anunciou na última semana que irá manter seus colaboradores em casa até o final do ano. Isso acontece pelos novos pensamentos sobre a forma de trabalho, que passaram a ser revistos com toda a crise.
Com este cenário, as empresas precisam entender que uma boa comunicação interna – que já era essencial pré-pandemia – agora vai precisar ser ainda mais intensificada. Isso porque, é importante o alinhamento entre equipes e, com a motivação necessária, os colaboradores tendem a ser mais produtivos mesmo em home office. Para isso, é preciso contar com a ajuda de um canal eficiente com o intuito de disseminar e transmitir mensagens-chave e informações claras – já que painéis de comunicados não são mais vistos pelos colaboradores diariamente. Além disso, é preciso repensar os processos do dia a dia para se adaptar a essa realidade.
Assim, a tecnologia tem um papel fundamental para ajudar nessa comunicação à distância. Algumas das ferramentas que podem proporcionar essa facilidade são as redes sociais corporativas e a intranet – acessadas tanto por aplicativo quanto por desktop. Elas que já foram criadas para resolver problemas de ruído dentro das empresas, agora mais do que nunca servem para conectar durante e após o isolamento social. Por meio de plataformas como estas, a corporação pode se comunicar com todos os seus colaboradores, não importa o cargo, e atingir desde os funcionários que trabalham no escritório até aqueles da fábrica que ficam na linha de frente e muitas vezes não são integrados ao resto da companhia.
A comunicação interna e a interação também ganham ainda mais força em um cenário em que 53% das mulheres e 37% dos homens entrevistados se sentem ainda mais preocupados e estressados em decorrência do coronavírus, segundo estudo feito pela ONG americana Kaiser Family Foundation. Quando colaboradores sentem que são ouvidos e pertencentes ao ambiente em que trabalham ficam mais engajados.
Alinhamento de cultura em meio a crise
Pelo fato das pessoas estarem mais tempo em casa, automaticamente possuem mais tempo livre para as redes sociais. Com um bom proveito dessa situação, é possível desenvolver e resolver um dos grandes problemas no mundo corporativo – que são aqueles colaboradores que não estão alinhados com a cultura da empresa. Este alinhamento é de extrema importância para que fique claro aos colaboradores o propósito enraizado na corporação e que eles possam passar adiante para os seus times. Esse entendimento pode resultar na melhor entrega de resultados, além de gerar mais produtividade quando o colaborador estiver imerso na cultura corporativa.
Você deve estar se perguntando aonde eu quero chegar com esse raciocínio. Caso os colaboradores se sintam desvalorizados e não saibam qual o seu posicionamento durante a crise, pode criar margem para a insatisfação e discursos negativos serão disseminados nas redes sociais. Nenhuma companhia deseja essa repercussão, por isso a comunicação alinhada se mostra tão importante.
Os colaboradores devem ter acesso aos comunicados das lideranças e porta-vozes da empresa, para que tenham consciência dos aspectos positivos da corporação – como medidas tomadas em época de crise ou os auxílios fornecidos, por exemplo. Para isso, a empresa precisa ressaltar sua cultura e propósito diariamente com atitudes, comportamentos e ações que realmente sejam verdadeiras e transpareçam suas intenções. É preciso demonstrar preocupação, principalmente neste cenário difícil, com aqueles que são os embaixadores da marca, que trabalham para mantê-la e a respiram todos os dias.
O caminho para isso, como já dito, pode ser por meio de um bom canal interno de comunicação, como a rede social corporativa. Nela, a organização tem o poder de concentrar todas as medidas feitas e comunicar pontos fundamentais. É um meio eficaz de transmitir mensagens, já que e-mails nem sempre são eficientes.
Pensando, contudo, em um cenário pós-pandemia, já podemos contar com a possibilidade de termos cada vez mais o home office implementado dentro das empresas. Deixo o meu alerta para gestores e setores de Recursos Humano para a importância da atenção redobrada para a área de comunicação interna.
*André Franco é CEO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH para melhorar o engajamento dentro das empresas