Está chegando a 7ª edição do Encontro Blogueira S.A – EBSA, maior evento de blogs do Brasil que acontece anualmente no Rio de Janeiro. Pioneira em promover esse tipo de encontro, a EBSA uniu forças com a revista Negócios da Comunicação e trouxe o seu publisher, Márcio Cardial, para fazer a curadoria de conteúdo desta edição, que será realizada dia 06/05.
E foi essa parceria que possibilitou, no evento deste ano, uma novidade: serão realizados três painéis, com a participação de gestores de marcas e executivos de agências de PR, nos quais eles vão debater os novos rumos desse segmento.
Uma das mesas contará com a participação de três grandes agências nacionais e internacionais para discutir o tema “Prospectando o mercado: como as marcas identificam influenciadores”. Uma das convidadas é Lorena Ribeiro, líder da prática de Consumo da Weber Shandwick no Brasil, que integra, desde 2011, o time de especialistas em todo o mundo à frente de grandes marcas globais, como Hellmann’s, Cartoon Network, e Puma.
Agora, em primeira mão, você pode conferir um pouco do que a executiva pretende expor durante o evento.
Experiência da marca e do influenciador
Durante o painel, a executiva vai abordar como funciona a atuação da Weber Shandwick para que influenciadores e marcas tenham uma experiência valiosa. “Nossa missão, enquanto agência, é aprimorar esse relacionamento, desenvolvendo projetos criativos com influenciadores e estruturando uma oferta que seja interessante para as duas partes. Queremos que criem valor juntos, o que muitas vezes significa conteúdo genuíno”, conta Lorena.
Além disso, Lorena pretende falar um pouco mais sobre essas experiências. A agência, por exemplo, procura sempre alinhar as expectativas da marca e do influenciador para que ambos tenham um momento de real engajamento. “Isso vai fazer com que o influenciador, além de divulgar, viva os valores da marca e continue engajado, mesmo ao fim do projeto, incentivando uma contínua parceria”, conta. Para ilustrar isso, a executiva vai levar um case em que a agência, um influenciador digital e uma marca trabalharam em conjunto para criar algo muito além de um simples post.
Influenciadores locais x Influenciadores globais
Pensando também no público majoritário do evento, Lorena vai mostrar para os influenciadores digitais locais que existem possibilidades para integrarem programas globais. “Muitas marcas, antes, procuravam quem tinha credibilidade em determinado segmento. Agora, mesmo que um influenciador não seja um especialista, por exemplo, as empresas apostam neles por sua relevância cultural. E essa evolução derruba fronteiras”, diz a executiva.
Afinal, o que significa tudo isso?
E, claro, que em um evento desse porte não poderia faltar uma provocação: o que, afinal, é um influenciador digital? Lorena mostrará a visão da agência, que acredita que um influenciador digital é alguém que tenha uma voz única, que leva a pessoa a pensar, agir e sentir. “Como uma agência de engajamento, somos capazes de ouvir essas vozes e casá-las com as narrativas das marcas, por meio de inteligência de dados e especialistas apaixonados por cada conteúdo, como entretenimento, moda, saúde, entre outros”, conta a executiva, que também vai explicar um pouco como funciona essa inteligência no mapeamento de influenciadores feita pela Weber Shandwick.
Estes são apenas alguns dos temas que Lorena Ribeiro vai levar para o #EBSA7. A ideia é que ela e os outros executivos apresentem como as marcas identificam esses influenciadores, como é feita sua categorização público presente, entre outros assuntos. Além disso, após a apresentação individual, haverá um debate, que irá enriquecer ainda mais o painel.