domingo, 26 de junho de 2022
  • Entrar
Conheça Nossos Prêmios
Portal da Comunicação
Advertisement
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal da Comunicação
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
Home Influenciadores

Vozes em equilíbrio

Debora Nascimento Por Debora Nascimento
06/01/2017 - 16:56
A A
0
Vozes em equilíbrio
CompartilharTweetar

Em um vídeo tutorial, a blogueira Bianca Andrade ensina o passo a passo da maquiagem de uma famosa família de socialites de um reality show norte-americano. Intitulado “Preparação de pele das Kardashians”, tem mais de 607 mil visualizações e mostra a dona do canal Boca Rosa utilizando diversos produtos de beleza, como a “Sombra Cinnabar” e a “Base TimeWise Beige 4”, da marca Mary Kay.
Essa prática, recorrente entre youtubers, contribui para que as marcas passem a incluir, definitivamente, os influenciadores digitais em estratégias de divulgação — lado a lado com os jornalistas. “Observamos que alguns produtores de conteúdo pensam ‘jornalisticamente’ em suas pautas”, comenta a gerente de comunicação corporativa da Mary Kay, Fernanda Campioni.
Além dos veículos de imprensa, a comunicação da marca abrange blogueiros, youtubers e instagramers. É pouco provável que haja, ainda, um profissional de comunicação que coloque em xeque a relevância dos produtores de conteúdo digital. Se antes os blogueiros eram tratados com indiferença em comparação à mídia tradicional, nos dias de hoje, esses profissionais recebem atenção e material relevante, atualizado e, muitas vezes, exclusivo.

Os influenciadores digitais desempenham papel importante na vida das pessoas e suas opiniões, muitas vezes, têm credibilidade suficiente para a tomada de decisão de uma compra

“Entendemos que eles desempenham papel importante na vida das pessoas e suas opiniões, muitas vezes, têm credibilidade suficiente para a tomada de decisão de uma compra, por exemplo”, afirma Brian Drummond, gerente de marketing da Mahogany, que vê nos influenciadores uma estratégia comercial de peso. Ele aponta que em certos lançamentos, principalmente com foco no público jovem, há um trabalho específico — e em primeira mão — para estes produtores de conteúdo.
“Dependendo do caso, fazemos em locais descolados, com linguagem diferenciada da habitual. Percebemos que muitos influenciadores ‘mergulham’ no lançamento e tentam passar o máximo de suas impressões sobre preço, visual e resultado”, conta Drummond.

Comercial ou notícia

Basta conversar com um executivo de comunicação do setor de cosméticos e beleza para entender que há uma diferença em como as análises dos influenciadores impactam a imagem dos produtos e isso se insere nas estratégias de comunicação. “A frente digital é fundamental nos processos de comunicação das grandes empresas. Temos uma relação com o mundo das blogueiras que reflete bem um lançamento: elas fazem recomendações e endossam o produto em alguns pontos nos quais outros canais não têm tempo ou grade para fazer”, explica Marcelo Behar, diretor de assuntos corporativos da Natura.
No caso da marca, por exemplo, há uma distinção no atendimento: o departamento de comunicação fornece informações, detalhamentos dos produtos e amostras para testes para a mídia e influenciadores dedicados à cobertura do tema. No entanto, quando o assunto é exclusividade nos canais, entra em jogo outra abordagem. No caso dos patrocínios, Behar explica que a informação de apoio da Natura é sempre clara. Como na parceria com Camila Coelho (mais de 2,8 milhões de inscritos em seu canal), que participa da nova fase do Movimento Adoro Maquiagem e traz dicas exclusivas e tutoriais usando as linhas UNA, Faces e Aquarela da marca.

Diferenças

Behar sinaliza que a equipe que atende tanto a imprensa quanto os blogueiros e youtubers é a mesma. “Temos um olhar para um profissional ‘anfíbio’, que costuma entender esses dois mundos”, diz. Durante lançamentos, a empresa faz duas rodadas diferenciadas: em forma de coletiva, para a mídia tradicional, e de maneira mais informal, com testes de produtos, para que os influenciadores registrem suas impressões.
Até a entrega de produtos para testes e divulgação é motivo de análise no atendimento desses públicos. “Sabemos que é importante para um digital influencer poder experimentar o produto, já com o veículo tradicional temos de ser mais cuidadosos, ou ele pode achar que estamos oferecendo um brinde”, ressalta o diretor de marketing da Ferracini 24H, Marcos Araújo, que também faz uma ressalva: há casos em que o jornalista especializado também solicita o produto para uma pauta específica.
“Esse relacionamento é parte importante na comunicação atual da empresa, visto que o consumidor hoje está na internet e, principalmente, nas redes sociais, curtindo, produzindo e compartilhando informações”, explica Araújo. Carolina Pires, diretora comercial e de marketing da Lupo, aponta que as plataformas novas e tradicionais de comunicação recebem o mesmo tratamento no que compete às experiências com o produto. “Não fazemos essa distinção: o rigor e o cuidado com a comunicação são os mesmos para ambos. Afinal, tanto o jornalista quanto o influenciador podem causar grande repercussão, positiva ou negativa”, diz.

Tanto o jornalista quanto o influenciador podem causar grande repercussão, positiva ou negativa

Julio Gama, diretor de comunicação corporativa da Telefônica Brasil, explica que o trabalho de comunicação na Vivo com os meios tradicionais privilegia entrevistas, muitas vezes exclusivas, com pesquisas inéditas e novos produtos; e em conversas sobre tendências da tecnologia. No caso dos influenciadores digitais, a abordagem privilegia o funcionamento dos serviços, detalhes da operação, questões mais técnicas, comportamentais do usuário, além de oferecer experiências em serviços.
“Procuramos priorizar ações de degustação, de acesso aos bastidores da empresa — por exemplo, já convidamos blogueiros para participar de um programa interno que chamamos de Cliente em Foco, em que os participantes acompanham um dia de campo, que envolve atividades de instalação de internet banda larga e TV, vendas, atendimento e rotina no balcão de loja”, ressalta Gama.
Outro ponto de diferença entre esses comunicadores é a questão do tempo. “O timing é primordial. Por exemplo, precisamos divulgar para as revistas mensais sempre com bastante antecedência e, quanto aos seus canais on-line, quando a informação não pode ser imediatamente divulgada, trabalhamos com embargo”, explica Fernanda, da Mary Kay.

Algumas marcas apontam que para alguns lançamentos há um trabalho específico (e em primeira mão) para esses produtores
de conteúdo

Já influenciadores, como os de tecnologia, fazem reviews e os disponibilizam para o público, ou seja, trabalham quase sempre com o “agora”. “Muitas vezes eles postam no Snap com suas primeiras impressões do produto recebido”, comenta o gerente de marketing e comunicação da Sony, Marcelo Gonçalves.

Atendimento duplo

Há ainda os casos em que um mesmo assunto consegue ser abordado e relacionado entre os ambientes tanto da mídia tradicional quanto dos influenciadores digitais.
A Samsung América Latina conseguiu, através de uma ação específica, fazer uma união de interesses. “Na campanha Launching People — Mixed Talents, nós propusemos uma competição entre jovens para encontrar soluções para inclusão digital de crianças. Os participantes foram orientados por influenciadores de quatro países latino-americanos”, detalha o vice-presidente de marketing e assuntos corporativos, Mario Laffitte, que comemora: “O resultado foi um público fortemente engajado e uma repercussão nas redes sociais e na mídia tradicional”.
O foco em cada público também está no planejamento de atuação da Malwee, de acordo com a gestora de sustentabilidade e comunicação do grupo, Taise Beduschi. “Buscamos sempre atender cada público; em função disso, muitas vezes precisamos entender qual a necessidade singular do stakeholder para, então, pensar na ação e abordagem”, conta.

Tags: imprensainfluenciadores digitaisjornalismotecnologia
Artigo Anterior

Feedback necessário

Próximo Artigo

Grandes marcas inovam na comunicação da Rio 2016

Conteúdo RelacionadoArtigos

Cinco dicas para começar transmitir sua arte
Influenciadores

Cinco dicas para começar transmitir sua arte

26/05/2022 - 16:52
Seguir tendências é caminho para conquistar a audiência
Influenciadores

Seguir tendências é caminho para conquistar a audiência

09/05/2022 - 16:55
Influenciadores digitais desempenham papel importante na sociedade de consumo
Influenciadores

Influenciadores digitais desempenham papel importante na sociedade de consumo

28/04/2022 - 10:44
Conheça os ganhadores do 4º Prêmio Microinfluenciadores Digitais
Influenciadores

Conheça os ganhadores do 4º Prêmio Microinfluenciadores Digitais

26/04/2022 - 17:45
Próximo Artigo
Core Group aposta em ferramenta de gestão de mkt

Grandes marcas inovam na comunicação da Rio 2016

Por favor, faça login para comentar

Mais Lidas

  • 10 influencers para seguir no Mês do Orgulho LGBTI+

    10 influencers para seguir no Mês do Orgulho LGBTI+

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Profissionais reforçam segurança após morte de jornalista e indigenista

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 8 perfis que falam sobre saúde mental nas redes sociais para seguir

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Conheça cinco pet influencers que estão se destacando nas redes sociais

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 20 influenciadores negros para seguir em 2020

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Portal da Comunicação

No site da plataforma Portal da Comunicação você acompanha as principais novidades, análises, entrevistas, artigos e vídeos do mercado digital e editorial.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Últimos Artigos

Profissionais reforçam segurança após morte de jornalista e indigenista

Profissionais reforçam segurança após morte de jornalista e indigenista

24/06/2022
Jornadas duplas, ou até triplas, esgotam as mulheres

Jornadas duplas, ou até triplas, esgotam as mulheres

23/06/2022

Newsletter

  • Home
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê de CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
  • Termos de Uso

© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Esqueceu a Senha?

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email

Entrar

Acessibilidade

Modos de acessibilidade

Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.

Dicionário online

    Experiência legível

    Dimensionamento de conteúdo
    Padrão
    Ampliador de Texto
    Fonte legível
    Dislexia amigável
    Destacar títulos
    Destacar links
    Tamanho da fonte
    Padrão
    Altura da linha
    Padrão
    Espaçamento entre Letras
    Padrão
    Esquerda alinhada
    Alinhado ao Centro
    Alinhado à Direita

    Experiência visualmente agradável

    Contraste Escuro
    Contraste de luz
    Monocromático
    Alto contraste
    Alta saturação
    Baixa saturação
    Ajuste as cores do texto
    Ajuste as cores do título
    Ajustar cores de fundo

    Orientação Fácil

    Sons silenciados
    Esconder Imagens
    Teclado virtual
    Guia de leitura
    Parar animações
    Máscara de leitura
    Hover em destaque
    Destaque o Foco
    Big Dark Cursor
    Big Light Cursor
    Teclas de Navegação

    Portal da Comunicação Declaração de acessibilidade

    Declaração de Acessibilidade

    portaldacomunicacao.com.br 26/06/2022

    Status de conformidade

    Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais. Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais. Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados ​​por usuários cegos e para funções do teclado usados ​​por pessoas com deficiência motora. Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email webmaster@portaldacomunicacao.com.br

    Leitor de tela e navegação por teclado

    Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código: 1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis ​​(ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros. Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA. 2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Perfis de deficiência com suporte em nosso site

    Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas. Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros. Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade. Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações. Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele. Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade

    Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais. Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes. Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS. Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados. Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente. Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros. Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.

    Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva

    Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível. Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.

    Notas, comentários e feedback

    Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis. Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com webmaster@portaldacomunicacao.com.br
    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.