cocreation

Cocriação. A princípio a sonoridade da palavra causa estranheza, mas por trás existe um conceito que tem sido o diferencial das empresas e marcas que apostam em inovação de ponta. Os altos muros corporativos foram derrubados dando espaço para uma forma de criar aberta, com a associação de conhecimentos de fora do negócio. A combinação tem sido o segredo das ações do marketing de influência, entre agências e influenciadores digitais.

E são essas mentes que o Prêmio Cocreation Minds – Estratégia para Inovação quer reconhecer. Como uma das atrações do Influent Minds Festival, sua premiação será em conjunto com o Festival, na segunda quinzena de março de 2021. “A cocriação é a palavra-chave dentro do marketing de influência hoje. E, ao reconhecer e divulgar esforços e iniciativas, o Cocreation Minds é um estímulo a todos os profissionais que compõem esse ecossistema: agências, plataformas, castings e empresas”, explica Márcio Cardial, publisher da plataforma Negócios da Comunicação e diretor do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação.

A iniciativa nasce com naturalidade dentro do núcleo de influência do Cecom, que já reconhece os nomes mais relevantes da internet e promove debates qualitativos sobre a relação entre creators, marcas e agências com os Prêmios Influenciadores Digitais e Microinfluenciadores Digitais e o Fórum Influent Minds.

Na prática

Os brasileiros gastam em média 150 minutos diários com redes sociais, segundo dados da consultoria GlobalWebIndex. Com essa marca, somos o segundo colocado no ranking mundial de quem passa mais tempo nas plataformas. Em tempos de quarentena, esse número é ainda maior. Fator que contribui para o crescimento da visibilidade de influenciadores e de ações que contam com a participação de creators.

“Esse é um prêmio que tem um impacto muito importante no mercado, pois valoriza o papel dos profissionais que atuam em determinada área ou setor do ecossistema do marketing de influência, e que serão reconhecidos pelo conhecimento e propriedade com que tratam os assuntos de sua especialidade”, explica Cardial.

Ele aponta, que a cocriação faz parte inclusive da construção do projeto, que está contando com inspirações dos principais nomes do mercado de comunicação, que compõe o júri do Influent Minds Festival. “Apesar dos grandes números que movem este setor, o marketing de influência ainda está em construção. Por isso, contamos com a contribuição do próprio mercado para entendermos quais são as categorias que devemos incluir no prêmio”, diz.

Para participar com sugestões de categorias, basta enviar um e-mail para cocreation@revistacomunicacao.com.br.