_il_3655

No dia 7 de novembro, aconteceu a terceira edição do Prêmio Especialistas, que reconheceu os melhores jornalistas especializados do Brasil, em 31 categorias. Além disso, durante o evento, também foram revelados os destaques em cada um desses setores, uma novidade deste ano.

Como todos os anos, o Prêmio Especialistas dedica uma parte do cerimonial para prestar uma homenagem a algum profissional de destaque na comunicação. Eugênio Bucci foi escolhido por sua contribuição ao jornalismo, ao ensino e à defesa do interesse público na comunicação, sempre em busca da construção de uma sociedade mais ética e democrática. A placa de homenagem foi entregue pelas mãos de Rogério Louro, diretor de Assuntos Corporativos e RP da Nissan do Brasil.

Eugênio iniciou o discurso agradecendo a iniciativa da Negócios da Comunicação e de todos que participaram ativamente para a realização desse prêmio. Além disso, o jornalista disse que esse tipo de reconhecimento faz com que os jornalistas não se sintam sozinhos em uma jornada cheia de desafios. “Receber o reconhecimento dos nossos pares é experimentar uma espécie de aconchego em uma trilha que é marcada por muitas solidões.  Nós nos sentimentos muitas vezes sozinhos e, muitas vezes, falando no vazio. E nesse momento, que nós temos o reconhecimento dos pares, essa sensação não desaparece, mas ela adquire um sentido maior. Daí o enorme significado dessas instituições, como o Prêmio Especialistas”, diz.

Bucci aproveitou, também, para falar da importância do jornalista em meio às notícias falsas, assunto que está cada vez mais em destaque no meio jornalístico. “As notícias falsas fazem parte da história, mas agora nós estamos conhecendo uma outra escala desse fenômeno que contamina e às vezes corrói as bases da democracia, o tecido da esfera pública e mesmo o contrato social. É um momento que requer muita atenção da nossa parte. Mas acima disso existe o trabalho do jornalista. A confiança, a credibilidade, a responsabilidade, o compromisso profissional”, discursa.

Bucci ainda encerrou a fala dedicando a homenagem a seu filho, Mário, e ao futuro. “Eu acredito imensamente no futuro que resulta do nosso trabalho presente. Eu sei que nós vivemos tempos de muitos desafios. Eu confio no pensamento, eu confio na crítica e eu confio na qualidade da informação”.

Para conferir o discurso na íntegra, assista o vídeo abaixo.