15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas
Edição Especial – 15 anos
Em 2025, a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas completa 15 anos. Desde a sua criação, a iniciativa vem cumprindo um papel relevante no fortalecimento do ecossistema de mídia e reputação corporativa no Brasil.
Ao ouvir os jornalistas — profissionais que atuam na linha de frente da apuração, análise e construção das narrativas que moldam a percepção pública sobre as organizações — a pesquisa reconhece as empresas que estabelecem relações éticas, transparentes e produtivas com a imprensa.
Mais do que um ranking, a pesquisa mapeia práticas de comunicação que influenciam diretamente a reputação das marcas. Ao valorizar o diálogo entre empresas e jornalistas, a premiação contribui para qualificar a relação entre imprensa e marcas — uma conexão cada vez mais estratégica para organizações que buscam relevância pública, legitimidade institucional e posicionamento coerente.
Nesse contexto, a iniciativa valoriza o trabalho das áreas de comunicação corporativa como agentes que sustentam, interpretam e conectam o posicionamento institucional das marcas com seus stakeholders.
Nesta edição especial de 15 anos, celebramos mais do que a trajetória da pesquisa: reafirmamos o papel da comunicação como uma prática estratégica, baseada na escuta qualificada, na responsabilidade institucional e na construção contínua de confiança entre marcas, imprensa e sociedade.
Primeira fase: Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas
A 15ª edição da pesquisa ocorre entre os dias 06 de junho e 06 de julho de 2025, podendo ser prorrogada até 27 de julho. O processo é colaborativo: jornalistas de todas as regiões do país são convidados a votar, apontando as empresas que melhor se comunicam com a imprensa.
O resultado da pesquisa será divulgado no dia 28 de julho de 2025 pela Plataforma Negócios da Comunicação, por meio do Portal da Comunicação e de suas redes sociais.
Segunda fase: CEOs que melhor se comunicam com jornalistas
No dia 1º de agosto de 2025, tem início a segunda fase da pesquisa, que reconhecerá os CEOs que se destacam na comunicação com a imprensa. Essa etapa visa valorizar os líderes que compreendem o papel estratégico da comunicação na construção da reputação institucional e no relacionamento com a mídia.
Os CEOs vencedores da 15ª edição serão anunciados no dia 29 de agosto de 2025, também pela Plataforma Negócios da Comunicação, por meio do Portal da Comunicação e das redes sociais.
Promovida pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação, a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas oferece um incentivo adicional para que as empresas invistam em estratégias e recursos dedicados à interação com as redações.
A cerimônia de premiação acontece no dia 23 de setembro, juntamente com a entrega dos troféus da 11ª edição do Prêmio Especialistas, em São Paulo. Uma ótima oportunidade de relacionamento entre gestores de comunicação, jornalistas e profissionais de agências.
| Juntos faremos a diferença |
A Casa Hope é uma das entidades que vem sendo apoiada pelas iniciativas do CECOM – Centro de Estudos da Comunicação nos últimos anos e foi a escolhida para ser o foco de auxílio no ano de 2025. A escolha foi promover uma campanha online embasada pelos fóruns e prêmios que serão promovidos ao longo deste ano.
Desde que deu início a sua plataforma de eventos, há 15 anos, o Centro de Estudos da Comunicação – CECOM nunca hesitou em divulgar causas sociais e estimular a solidariedade. “Divulgar trabalhos do bem e em prol da sociedade sempre foi uma das nossas preocupações no Cecom. Sabemos do poder da comunicação e ela é fundamental para o sucesso das empreitadas do terceiro setor”, aponta Márcio Cardial, diretor-geral do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação.
Adote um leito: para apoiar a entidade neste momento, a arrecadação promovida pelo Cecom visa o apoio a campanha “Adote um leito” da Casa Hope.
Para fazer a sua doação acesse: https://hope.org.br/.
15ª EDIÇÃO DA PESQUISA EMPRESAS QUE MELHOR SE COMUNICAM COM JORNALISTAS (PEMCJ)
A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas (PEMCJ) cumpre, há 15 anos, um papel fundamental no fortalecimento da relação entre imprensa, marcas e sociedade. Criada pela Plataforma Negócios da Comunicação e realizada pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação –, a iniciativa surgiu com o propósito de valorizar a comunicação com a imprensa como eixo estratégico de reputação e construção de confiança.
Ao longo das edições, a PEMCJ consolidou-se como referência no mercado ao reconhecer as empresas que demonstram compromisso contínuo com a transparência, a escuta ativa e o relacionamento ético com os profissionais de imprensa. Em um cenário de transformações constantes, com mudanças no consumo de informação, no papel dos veículos e na atuação das marcas, a boa comunicação com os jornalistas se mostra ainda mais relevante — não apenas como ferramenta de reputação, mas como um verdadeiro pacto com a sociedade.
Mais do que um levantamento técnico, a iniciativa impulsiona reflexões sobre as práticas de assessoria de imprensa, os desafios enfrentados por jornalistas e o papel estratégico da comunicação corporativa na promoção de um ambiente democrático, informado e confiável. Ao reconhecer as empresas que se destacam, a pesquisa também inspira o mercado a elevar padrões, buscar excelência e manter o diálogo com a imprensa como valor central.
CAPÍTULO I – DO PROPÓSITO
Art. 1° – A PEMCJ tem o propósito de identificar, reconhecer e valorizar as marcas que prezam pela excelência na comunicação com os jornalistas.
Art. 2° – A pesquisa é promovida pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação, com o objetivo de ressaltar o nível de tratamento conferido aos jornalistas no acesso, disponibilização e apuração de informações empresariais, setoriais e gerais.
Art. 3° – Ao reconhecer e incentivar as empresas e suas assessorias de imprensa a manterem um bom relacionamento com os jornalistas, a PEMCJ valoriza o papel dos profissionais da imprensa e contribui para uma informação de melhor qualidade e maior transparência.
CAPÍTULO II – DA PARTICIPAÇÃO
Art. 1° – A pesquisa abrange todas as empresas dos 30 setores da economia avaliados pelos jornalistas.
Art. 2° – As atividades econômicas/categorias são: 1) Agricultura; 2) Agronegócio; 3) Alimentos e Bebidas; 4) Atacado; 5) Base Florestal; 6) Bens de Capital; 7) Biocombustíveis e Energias Alternativas; 8) Construção Civil; 9) Cooperativas; 10) Cosméticos; 11) Educação; 12) Eletroeletrônico; 13) Energia Elétrica; 14) Farmacêutico; 15) Financeiro; 16) Higiene e Limpeza; 17) Logística e Transporte; 18) Mineração; 19) Mobilidade; 20) Moda; 21) Petróleo e Gás; 22) Química e Petroquímica; 23) Saneamento; 24) Saúde; 25) Seguros; 26) Siderurgia e Metalurgia; 27) Tecnologia da Informação; 28) Telecomunicações; 29) Turismo e Hotelaria; 30) Varejo.
CAPÍTULO III – DA PESQUISA
Art. 1° – A realização da PEMCJ está a cargo do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação.
Art. 2° – Aproximadamente 25 mil jornalistas de todo o país são convidados a participar de uma pesquisa aberta. Cada um recebe um link individual enviado pelo Cecom para nomear até três empresas em cada uma das 30 categorias.
§ 1° – Serão premiadas as três marcas mais votadas em cada uma das 30 categorias. Em caso de empate, mais de três empresas poderão ser premiadas, conforme disposto neste regulamento.
Art. 3° – A votação ocorrerá entre os dias 06 de junho e 06 de julho de 2025, podendo, excepcionalmente, ser prorrogada até 27 de julho de 2025.
Art. 4° – Em uma segunda fase, serão reconhecidos os 10 CEOs que melhor se comunicam com a imprensa. A votação será realizada entre 01 e 28 de agosto de 2025. A escolha parte dos CEOs das empresas premiadas na primeira fase, com votação direta dos jornalistas.
Art. 5° – O Cecom compromete-se a manter a confidencialidade dos dados dos jornalistas votantes. Os resultados serão apresentados de forma agregada, sem identificação individual.
CAPÍTULO IV – DOS RESULTADOS
Art. 1° – As três empresas mais votadas por categoria receberão um troféu. Em caso de empate, as empresas empatadas ocuparão a mesma colocação.
Art. 2° – Os 10 CEOs mais votados na segunda fase também receberão troféus.
Art. 3° – As empresas premiadas serão informadas de sua conquista a partir do dia 29 de julho de 2025.
Art. 4° – A divulgação oficial dos resultados será feita nos sites [https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new](https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new) e [www.portaldacomunicacao.com.br](https://www.portaldacomunicacao.com.br), além das redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação.
Art. 5° – Os CEOs reconhecidos serão comunicados a partir do dia 29 de agosto de 2025.
Art. 6° – A Plataforma Negócios da Comunicação publicará uma edição especial da newsletter em outubro de 2025 com cobertura do evento e entrevistas.
Art. 7° – Em outubro de 2025, serão publicados os vídeos do evento no canal e redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação.
Art. 8° – A revista Negócios da Comunicação publicará uma edição especial digital em dezembro de 2025 com entrevistas.
CAPÍTULO V – DA SUSTENTABILIDADE DA PESQUISA
Art. 1° – De 2011 a 2019, a pesquisa foi realizada gratuitamente, viabilizada por publicidade da revista Negócios da Comunicação. Com as mudanças no mercado editorial, tornou-se necessário adotar um novo modelo de sustentabilidade a partir de 2020.
Art. 2° – Desde então, as empresas premiadas podem, de forma opcional, aderir à Experiência do Premiado, que amplia sua visibilidade institucional sem interferir na legitimidade da premiação. O reconhecimento é garantido independentemente da adesão, com publicação no site oficial.
CAPÍTULO VI – DA ADESÃO À EXPERIÊNCIA E AO EVENTO DE PREMIAÇÃO
Art. Único – A adesão à Experiência do Premiado e ao evento de premiação é opcional. O reconhecimento das empresas está assegurado pela publicação no site oficial da pesquisa.
CAPÍTULO VII – DO EVENTO DE PREMIAÇÃO
Art. 1° – A cerimônia de premiação será realizada em 23 de setembro de 2025, na cidade de São Paulo.
Art. 2° – O troféu será entregue apenas a representantes das empresas premiadas que ocupem cargos de liderança, como presidente, vice-presidente, diretor, superintendente ou gerente.
Art. 3° – Fotos e vídeos do evento serão disponibilizados no site oficial e nas redes da Plataforma Negócios da Comunicação. Caso a empresa deseje receber esses materiais diretamente, poderá solicitá-los ao Cecom.
CAPÍTULO VIII – DAS CONDIÇÕES FINAIS
Art. 1° – Ao participarem do evento, as empresas autorizam o uso de imagens, declarações e demais conteúdos em materiais da Plataforma Negócios da Comunicação, em quaisquer mídias, para fins de divulgação.
Art. 2º – Em caso de empate na votação entre duas ou mais empresas ou CEOs, todos os empatados serão premiados, ocupando a mesma colocação, ainda que isso resulte em mais de três premiados por categoria.
Art. 3° – Os resultados da PEMCJ são inquestionáveis e irrecorríveis.
Art. 4° – Os vencedores poderão utilizar o selo e o certificado oficiais da 15ª PEMCJ 2025 para fins de divulgação. O uso de logomarcas ou materiais da premiação deverá respeitar a identidade visual definida pelo Cecom.
Art. 5° – A participação na PEMCJ implica na aceitação integral deste regulamento.
A Plataforma Negócios da Comunicação é o núcleo do Centro de Estudos da Comunicação - Cecom que analisa, incentiva e reconhece os movimentos que regem o futuro da comunicação. Com informação precisa e relevante, apresenta o que acontece no setor, incluindo a opinião dos grandes especialistas, além das novidades e tendências. Com 20 anos de existência, as iniciativas e experiências da Plataforma Negócios da Comunicação são acompanhadas e vivenciadas pelos jornalistas, creators e profissionais das áreas de comunicação e marketing das marcas.
© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab
© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab
Portal da Comunicação