Por Flavio Maluf
Com o avanço digital, qualquer indivíduo é hoje um potencial criador de conteúdo – ou influenciador, termo que veio substituir o “formador de opinião” da minha juventude analógica. A internet e as redes sociais permitem que todos nós sejamos mídias, e com recursos cada vez mais poderosos graças à Inteligência Artificial.
Contudo, a falta de cuidado ou jogos de interesses podem, num instante, abalar a reputação de pessoas e organizações. Esse cenário complexo e desafiador reforça a importância da imprensa.
Em tempos de redações menores e rotinas mais atribuladas, os jornalistas priorizam fontes acessíveis, ágeis, objetivas e confiáveis. Não há espaço ou tempo para embaraços ou discursos de fachada (washings). Criar e manter um relacionamento próximo e saudável com a imprensa não é algo simples. Exige muito trabalho sem
uma visão imediatista.
Em um mundo hiperconectado, em que cada brasileiro tem acesso a mais de dois dispositivos digitais e o número de smartphones no país é de quase 260 milhões, segundo dados de uma pesquisa da FGV, o filtro da imprensa é fundamental para a geração de conteúdo qualificado e interessante, capaz de mostrar de maneira séria e competente as práticas das empresas para atender às necessidades e aos anseios do consumidor de hoje e do amanhã. Seguiremos empenhados em melhorar continuamente o nosso relacionamento com essa área fundamental para a sociedade.
Flavio Maluf, é CEO da Eucatex