As lideranças representam um importante papel no impulsionamento das organizações como também na transmissão de valores, cultura e tudo o que se refere a multiplicação da comunicação interna. Para ajudar a alavancar a competitividade da Toyota do Brasil, por meio da eficiência e da inovação, a partir de 2020, quando a empresa passou por um momento de mudança da cultura organizacional, a área de Comunicação Interna se engajou numa grande campanha, que se tornou o case ” Comunicação de Liderança na Toyota do Brasil”, vencedor na Categoria Liderança Comunicadora no 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, promovido pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH.
Denise Goto Carneiro, responsável pela área de Comunicação interna da Toyota do Brasil, destaca que “a comunicação da liderança com os colaboradores se tornou peça-chave para garantir o entendimento e o engajamento das pessoas nesse novo momento”.
Assim, a Comunicação Interna da Toyota do Brasil criou iniciativas para garantir que as atividades e metas estabelecidas pela matriz japonesa fosse colocada em prática no Brasil pelas lideranças da companhia, com momentos e instrumentos para uma comunicação mais clara, empática e ativa.
O objetivo das ações foi garantir que as atividades e metas estabelecidas pela matriz japonesa fosse colocada em prática no Brasil pelas lideranças e cascateadas para todas as pessoas da companhia.
“É importante ter esse entendimento por todas as pessoas, para poderem priorizar suas atividades/projetos e garantir que estamos todos na mesma direção”, reforça Denise, explicando que essa ação mobilizou 100% dos colaboradores da Toyota do Brasil no período entre 2022 e 2023.
Como resultado, a gestora de comunicação interna diz que “o primeiro ponto de contato com o direcionamento da matriz é a Company Business Meeting (200 pessoas, coordenadores/as e acima). Nesta reunião, aplicamos pesquisa e temos o índice de favorabilidade médio de 90%”.
O segundo ponto enumerado por Denise são as Rodas de Conversa, em que executivos/as reforçam as mensagens chave da companhia para todas as pessoas. “No período descrito, foram 61 encontros que contaram com a participação de 1.220 pessoas”
“Além disso”, continua, “fazemos lives para explicar o posicionamento e projetos especiais da empresa, e atendemos em média 700 pessoas por cada transmissão ao vivo”.
Para dar suporte a essas comunicações, foram usados ainda vídeos da liderança nos diversos canais. Entre Jan/2022 e Jun/2023 foram produzidos 35 vídeos.
“O ano de 2023 foi um ano intenso, com muitos encontros de liderança e, receber esse reconhecimento, me enche de orgulho”, conta Denise, referindo-se a conquista do 2º PEMCC.