A comunicação interna também dialoga com o mercado. Entenda o papel do setor em um novo cenário organizacional

Setor se tornou parte indissociável da estratégia de negócios e intensificou sua participação na estratégia de pessoas, redesenhando as empresas, observam executivas da Oliver

O diálogo com o RH e outras áreas da organização e o networking entre empresas já fazem parte da rotina do setor de comunicação interna para melhorar a sua performance, na prática, nas companhias. Durante muito tempo isolada em seu próprio departamento, a comunicação interna hoje lidera seu próprio benchmark, “conversa” com toda a organização e está indissociável da comunicação com o mercado. A percepção é de Thais Vogelsanger, business leader da agência Oliver na América Latina.

“Comunicação interna é uma área que está sofrendo uma mudança muito grande. Mas ainda tem vários estigmas”, constata a executiva. Ela também observa o pouco costume dos profissionais do setor em trocar ou pesquisar informações junto a outras empresas. “É comum que digam ‘ah, não vou fazer benchmark, porque se eu fizer benchmark, outra empresa vai ter uma vantagem competitiva sobre mim’. Então a gente ficou muito tempo isolado, sem saber como contribuir com o nosso ecossistema”, entende Thais. Comportamento que, segundo ela, além de atrasar o setor, atravancou políticas que poderiam contribuir para o crescimento das empresas.

Thais, Business Leader da Oliver na América Latina: isolamento não contribui para o setor

Uma das mudanças enfrentadas foi a comunicação interna se tornar parte indissociável da estratégia de negócios e se intensificar na estratégia de pessoas, ganhando cada vez mais atenção e reconfigurando as empresas. No primeiro caso, em relação ao negócio, esse papel era ocupado exclusivamente pelo marketing. No segundo, envolvendo as equipes, é uma tendência, no momento, a união entre o setor de comunicação e o RH, criando uma fluência maior de conteúdos estratégicos e uma cultura organizacional mais homogênea.

Isso é algo que se observa entre os clientes da agência, e na própria Oliver, que é parte de uma organização global, explica, por sua vez, Camila Fidelis, diretora de RH LatAm da Oliver.

“Aqui estamos traduzindo as estratégias de comunicação para nossa realidade”, explica Camila sobre aquilo que exemplifica a importância de uma comunicação interna estratégica para o negócio. Assim como o desempenho global é favorecido pelas circunstâncias de mercado e cultura internacionais, no Brasil, é preciso levar em conta o contexto brasileiro vivenciado pela companhia para executar o plano interno de comunicação.

Camila, Diretora de RH LatAm da Oliver: engajamento depende de conexões mais humanas

Camila destaca a comunicação interpessoal e as lideranças como chaves na disseminação de mensagens importantes das companhias e na construção de cultura. O engajamento da equipe seria a consequência do uso de ferramentas certas e de conexões mais humanas na comunicação.

“Não é só o simples e-mail, não é só colocar uma informação na intranet, não é só colocar informação em qualquer outro canal que a gente tenha. Precisa dessa conversa”, entende a executiva. “E o RH não deve ser o único responsável”, enfatiza, ainda, sobre o papel das lideranças nas conexões e disseminação de conteúdos, e sobre a forma como a comunicação descentralizada gera influenciadores e unidade.

 

Um Prêmio que valoriza a relação com os colaboradores

Apoiado pela Oliver em sua primeira edição, o 2° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam Com Colaboradores (PEMCC) com Colaboradores está com as inscrições de cases prorrogadas até 31 de janeiro de 2024.

A iniciativa visa destacar as melhores práticas de comunicação interna, divididas em categorias principais: Temas, Canais e Meios, e Grandes Ideias. Os finalistas serão agraciados com certificados, enquanto os projetos vencedores serão honrados com os troféus. Além disso, serão concedidos dois troféus especiais, o Troféu Marca Destaque do Ano, para a empresa que acumular mais troféus e certificados, e o Troféu Agência Destaque do Ano.

Para participar, as empresas devem inscrever os seus cases e conferir o regulamento completo no site do evento: www.pemcc.com.br.

júri, que analisará os cases inscritos, é formado por um seleto grupo de especialistas em comunicação interna, representantes de organizações parceiras e profissionais reconhecidos do setor. O prêmio garantirá uma avaliação criteriosa por pelo menos 46 jurados.

Único projeto do gênero voltado ao setor, o PEMCC é uma oportunidade de demonstrar como a empresa se comunica de forma eficaz com os colaboradores, fazendo parte de um seleto grupo de reconhecimento.

Veja o resultado do prêmio anterior aqui.

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