Com 127 anos de atuação no Brasil, a Bayer tem acompanhado as evoluções da sociedade para se reinventar e ajudar a desenvolver soluções que atendam às demandas urgentes, e reconhece que um aspecto relevante se mantém ao longo dessa jornada: a importância da parceria com a imprensa e o papel na democracia do País.
“A imprensa desempenha um papel essencial na democracia, e a construção de um relacionamento de confiança entre jornalistas e empresas traz benefícios para todos: organizações, mídia e sociedade, legitimando narrativas, fortalecendo credibilidade e reputação de todo ecossistema de comunicação”, explica Malu Weber, vice-presidente de Comunicação do Grupo Bayer Brasil.”
“Atuamos em mercados distintos, mas nossa essência é uma só, assim como nossos valores. Buscamos fortalecer uma só voz, respeitando e promovendo diferentes sotaques, tanto para dentro quanto para fora da organização. E nossa relação com os jornalistas é fundamental para criar relações de confiança e um ambiente de negócios transparente e colaborativo”, complementa Malu.
Transformações na comunicação e na estratégia dos negócios
A partir de tendências e temas em alta na imprensa e na sociedade, as empresas têm se mobilizado para levar esses aprendizados para o seu ambiente corporativo, contribuindo para transformações na forma de se comunicar. Na Bayer, essas transformações se estendem às suas três áreas de negócios com a missão de contribuir para a nutrição de uma população que não para de crescer, ajudar a prevenir e curar doenças e a melhorar a saúde cotidiana das pessoas.
“Acreditamos na comunicação efetiva e afetiva, que soma a competência técnica com a competência humana. Acompanhamos o crescimento de alguns temas de interesse, como sustentabilidade, transformação digital, saúde e autocuidado. Essa percepção nos possibilita, por exemplo, a amplificar histórias como a do Carbono Bayer, da divisão agrícola da companhia; a consulta pública para inclusão de medicamentos ao rol do SUS, pela divisão farmacêutica; e a campanha #PPKSEMTABU, de Consumer Health”, afirma Malu.
Hoje, a comunicação da multinacional no Brasil tem assento no board de negócios da companhia e atua com participação ativa nas tomadas de decisão, tanto em relação a temas ligados diretamente com cada área quanto em assuntos mais amplos. “A comunicação tem sido percebida e acionada como conselheira dos negócios, estimulando o diálogo com stakeholders relevantes como os jornalistas, acompanhando tendências, gerando insights, planejando iniciativas de valor e fortalecendo relações de confiança e de longo prazo”, finaliza.