A tecnologia está sendo uma grande aliada das agências de comunicação e a Planin quer ampliar ainda mais as ferramentas digitais para este ano. Uma da apostas, afirma Angélica Consiglio, é a introdução do Metaverso em todos os processos envolvendo divulgação, relacionamento com os clientes e a própria gestão interna da empresa.
“Durante um período de cinco anos, uma em cada quatro pessoas no mundo passará pelo menos uma hora por dia no Metaverso para trabalhar, fazer compras, estudar, socializar e/ou se divertir”, prevê Angélica, baseada em pesquisas, como da Gartner, insistindo que é um caminho sem volta. “Teremos novas experiências imersivas que demandarão uma nova forma de se comunicar neste ambiente digital, criado pela convergência da realidade digital física e virtualmente aprimorada. Muito provavelmente, o Metaverse não será uma prioridade para a maioria dos CEOs em todo o mundo e não será aplicável na maioria das empresas. Porém, quem descobrir uma forma de gerar receita e usar essa tecnologia no centro do seu negócio terá a possibilidade de expandir e aprimorar seus modelos de negócios de forma inédita, passando de um negócio digital para um negócio metaverso. Mesmo no Metaverso, a comunicação permanecerá mais estratégica do que nunca”.
Mundo das mídias está mudando
Além disso, a Planin tem atuado fortemente com influenciadores e mídias digitais. Isso, sem descuidar do trabalho tradicional com as mídias tradicionais, como jornais, TVs e rádio. Angélica e sua empresa tem acompanhado a evolução da área de comunicação e procura se antecipar as tendências, para oferecer os serviços mais adequados aos clientes.
Até o tradicional media training mudou. Agora o treinamento de executivos na agência inclui como lidar de forma mais adequada com as mídias sociais, devido a alta exposição dos empresários nas diversas plataformas de relacionamento pessoal e profissional. Nas últimas duas décadas, Angélica treinou mais de 5.000 executivos, preparando-os para falar em público, para se relacionarem com a Imprensa e para a comunicação com stakeholders.
Ela é uma profissional experiente, tanto no jornalismo, como no mundo corporativo. Iniciou sua carreira como jornalista em importantes mídias brasileiras como a Folha de S. Paulo e a revista Exame. Com 22 anos, em março de 1993, fundou sua primeira empresa: Planin, uma das maiores e mais relevantes agências de comunicação empresarial do País. E continua se aperfeiçoando e aprimorando conhecimentos com mais de 30 cursos no exterior (incluindo MIT, Columbia, Harvard, Berkeley, entre outros). Seu idioma nativo é o português, mas é fluente em inglês, espanhol e italiano. Tem dupla cidadania (italiana).
Como lidar com a imprensa
“Para conquistar presença na Imprensa de negócios de forma eficaz, é importante entender suas motivações e seu novo modelo de trabalho”, lembra Angélica. “Já sabemos, em linhas gerais, o que desperta a atenção dos repórteres. Eles querem dar notícias, divulgar temas antes de outras mídias, obter acesso a fontes importantes, investigar histórias importantes e ganhar prêmios e destaque no mercado com o trabalho. Mas hoje, as relações com a mídia assumiram novas camadas de complexidade porque antigas premissas estão sendo lentamente apagadas”. Com a pandemia da Covid-19, por exemplo, foi intensificado um processo de mudança no jornalismo, com muitas demissões e fechamento de publicações. Por outro lado, nasceram novos meios digitais e os jornalistas também passam a ser cada vez mais influenciadores e ajudam na curadoria de conteúdo em momentos críticos, como o que vivemos nos últimos dois anos.
“O segredo do sucesso é manter uma rotina de relacionamento com o jornalista, apoiar esse profissional em reportagens como fonte e sempre selecionar um conjunto de novidades que chamem a atenção da mídia para sua empresa”, defende a CEO da Planin.
Diversidade e Inclusão em pauta
Angélica também tem sido presença constante, como mediadora e speaker nos Fóruns de ESG e Diversidade e Inclusão (D&I) realizados pelas Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH. É uma assunto de seu interesse particular, e a Planin se destaca com uma política avançada de D&I internamente e, além disso, a empresária tem colocado esse tema na pauta de seus clientes.
“Cada vez mais, as empresas e marcas estão descobrindo que, na mente de seus clientes, funcionários, comunidades e investidores, simplesmente ´fazer o bem´ não é mais o suficiente”, defende, enfaticamente. “As partes interessadas desejam e esperam que as organizações para as quais trabalham e com as quais fazem negócios tomem uma posição sobre o que é importante e usem seus músculos corporativos para impulsionar a mudança”.
A Planin Comunicação tem desenvolvido muitos projetos de comunicação para mobilizar colaboradores e stakeholders sobre o propósito empresarial de seus clientes. Isso tem ajudado no aumento de reputação, no fortalecimento da imagem e no engajamento com os públicos de interesse. “Sem dúvida, ações de inclusão e diversidade (I&D) não são novas para a maioria das empresas”, lembra Angélica. “Na verdade, 98% das grandes empresas estão investindo em iniciativas de diversidade. Além de ser apenas a coisa certa a se fazer, estudo após estudo descobriu que a diversidade — de pensamento, gênero e raça — melhora o desempenho dos negócios em até 45%”.
Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) é o grande tema do momento e a retenção de talentos é a segunda maior preocupação dos líderes mundiais. Essa constatação faz parte da pesquisa Confidence Index, produzida mundialmente pelo The Worldcom Public Relations Group, uma das maiores redes mundial de comunicação e que é representada no Brasil pela Planin Comunicação
Tempo para as artes
No tempo livre, Angélica Consiglio ajuda várias entidades sociais, defende causas de empoderamento feminino e é uma artista plástica talentosa (assinando como Keka Consiglio). Esse olhar da sensibilidade artística ajuda muito a ter uma visão ampla do mundo e dos negócios, além de estimular a criatividade em todos os campos. Seu trabalho pode ser conferido no Instagram. ” A arte é a minha resposta para isso e minha bússola para a felicidade. Oscar Wilde dizia que viver é a coisa mais rara do mundo e a maioria das pessoas apenas existe. Sem dúvida, ao buscar novas perspectivas e tentar sair da zona de conforto descobrimos novas coisas sobre nós mesmos”, relatou em um de seus inúmeros depoimentos na internet.
Keka Consiglio, tem ainda uma coluna na Isto É, onde escreve sobre o mundo das artes e atualiza alguns dos principais eventos e aborda as personalidades do meio.