O projeto Conexão Jovem, promovido pelo Instituto Nexxera, premiou com R$ 10 mil o projeto de um jornal digital para facilitar a comunicação entre estudantes, familiares e os profissionais da educação e a comunidade.
O projeto foi realizado em parceria entre o Instituto Nexxera e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e deixou o ano escolar muito mais atrativo para as questões ambientais e de interesse da sociedade. Através do Conexxão Jovem duas escolas públicas da cidade elaboraram projetos com estudantes que apresentaram soluções para os problemas enfrentados pela comunidade — EBM Tapera – Escola do Futuro, no bairro Tapera, e EBM Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis (SC),
O jornal digital facilita também a comunicação entre os estudantes, seus familiares e os profissionais da instituição. Para a implementação das propostas selecionadas, cada uma das escolas foi contemplada com valores para colocar em prática a ideia vencedora, que poderia chegar em até R$10 mil. Além disso, um aluno de cada instituição, apontado pela equipe vencedora como o mais empenhado do grupo, também foi contemplado com um computador.
A iniciativa foi realizada com 114 estudantes de duas escolas públicas de Florianópolis, e a premiação contempla um projeto para a captação e reaproveitamento de água da chuva para a utilização na horta escolar e o jornal eletrônico.
Antes da concepção do jornal, os alunos tiveram palestras, workshops e visitas técnicas em ambientes de inovação e empreendedorismo para a realização do jornal digital com pautas voltadas aos assuntos da comunidade.
“Fizemos três oficinas, uma voltada para o jornalismo online, conversamos com eles, explicamos o que é uma pauta, uma editoria, a maneira como usar as palavras”, conta a jornalista e analista de comunicação do Nexxera, Brwna Carvalho e uma das responsáveis pelo projeto.
Os textos criados no projeto foram publicados através da plataforma Médium pela familiaridade e facilidade em acessar os textos. “A plataforma tem uma lógica parecida com a do Instagram, o que facilitava o acesso e a recepção do material”. A rotina do jornal era parecida com uma redação de verdade, lembra as coordenadoras do projeto. As pautas, os textos eram criados pelos alunos
Projeto focado em causas ambientais e sociais
O projeto surgiu em 2018 e após dois anos de pausa em virtude da pandemia, o Conexxão Jovem retornou “alinhado ao apelo global dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando combater a pobreza, proteger o meio ambiente”, afirma a gerente executiva, Carla Inácio da Cunha. “Retomamos este ano para estimular que estudantes pudessem identificar problemas presentes no ambiente escolar e através dessa visão que afeta até a permanência dos alunos”, aponta Carla.
Através de orientações com especialistas os estudantes identificam o problemas que a comunidade enfrenta para propor uma solução. Os projetos contemplam áreas ambientais, sociais, comunicação, ativismo de diversas causas e são avaliados pelo Conselho Executivo do Grupo Nexxees e pela equipe do Instituto Nexxera, em parceria da Secretaria de Educação do município.
Ao todo, o programa já atendeu cerca de 700 pessoas, incluindo cinco escolas da rede pública e a capacitação de 40 professores. Uma pesquisa realizada pelo Instituto com os participantes identificou que 53,5% deles modificaram suas visões de futuro e 79,1% se abriram mais para novos aprendizados.
“Os projetos propostos foram analisados por uma banca, E o que me chamou atenção é a preocupação desta geração com as causas ambientais e sociais” lembra Carla.