O investimento no Marketing de influência tem aumentado nas empresas, muito por conta do seu impacto no faturamento, principalmente nas vendas online. Estes números cresceram muito durante a pandemia, quando o distanciamento social acabou por fazer com que as pessoas usassem mais as redes sociais, como Instagram que foi o mais utilizado, com mais acessos que o mesmo período em comparação ao ano anterior, influenciando o consumo imediato.
Os empresários acreditam que ao investir no marketing de influência trouxe um retorno muito rápido do que a divulgação convencional feita nos últimos anos, tanto que a expectativa de faturamento da Airfluencers, que faturou 20 milhões em 2021, é fechar este ano na casa dos 50 milhões. Ao notar o aumento da procura pelos serviços, a empresa que hoje é a principal martech de marketing de influência e detentora de tecnologias líderes de mercado, tem a expectativa de fechar o ano com este crescimento de aproximadamente 70%, segundo Rodrigo Soriano Fundador E CEO da empresa no país.
As expectativas do empresário, são baseadas nos números do mercado, onde analistas da área de marketing de influência estimavam para o setor um valor de mercado de U$ 6,5 bilhões em 2019. Em 2021, este valor alcançou a marca de US$ 13,8 bilhões e, para 2022, a projeção é de acréscimo de 19%, podendo chegar a US$ 16,6 bilhões, segundo relatório The State of Influencer Marketing 2022: Benchmark Report, publicado pela Influencer Marketing Hub.
Empresários investem em influenciadores
“Hoje o empresário já entendeu que investir em influenciadores que tem identificação com seu público final, vale mais a pena do que investir em outra mídia que o custo é infinitamente maior e o retorno não é tão elevado quanto”, completa Soriano.
A plataforma criada pelo empresário, conta com um banco próprio com mais de 5 milhões de influencers nacionais, uma robusta tecnologia de marketing digital, que auxilia na busca do melhor perfil para a marca. São mais de 400 diferentes temas, 20 filtros, apresenta dados demográficos da audiência de cada perfil, compara métricas e analisa o retorno de investimento nas campanhas.
Esta plataforma auxilia as empresas na gestão eficiente e na otimização de resultados. Com ela é possível monitorar e analisar também a performance e entrega dos influenciadores de acordo com cada ação, evento ou campanha. Apresenta um rastreamento em tempo real, com análise de métricas de engajamento e alcance, além de visibilidade de ROI e produção de relatórios.
O Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação utilizam a metodologia Airscore da Plataforma Airfluencers em seu 5º Prêmio Microinfluenciadores Digitais. O Airscore avalia o nível de engajamento com notas que variam de zero até 1000. Essa métrica é atualizada diariamente e calcula todas as variáveis gerando uma nota final. Entre as variáveis estão: tamanho de base, quantidade de posts, qualidade das interações recebidas e relevância do cluster que participa.