O Instagram acaba de atualizar o design do IGTV, plataforma da rede social na qual é possível postar vídeos com mais de um minuto, com o objetivo de atrair criadores de conteúdo. O aplicativo ganhou um novo design para colocar os creators no topo, definindo para cada usuário de acordo com quem ele segue e qual conteúdo parece ser mais interessante de acordo com os seus hábitos.
A aba “Explorar” é outra função nova para o IGTV, permitindo que mais influenciadores sejam encontrados pelos usuários, não apenas os vídeos mais populares. Intuitivo e simples, o aplicativo apenas requer que as pessoas acessem o conteúdo disponível para começar a assistir.
A mudança mais significativa para os creators é a possibilidade de postar até 15 segundos do conteúdo do vídeo do IGTV nos stories – antes disso, apenas um frame estava disponível para divulgação – o que deve aumentar o número de views, uma vez que os seguidores poderão ter um “preview” do conteúdo.
Essas atualizações podem apontar um problema no número de visualizações de vídeos no Instagram, mesmo que a rede social permita que o conteúdo publicado possa ser postado também na timeline, ocupando o mesmo espaço que outras postagens no feed dos seguidores.
O aplicativo do IGTV ainda não tem o mesmo número de acessos ou usuários que o Instagram, o que motivou a empresa a fazer as modificações e torná-lo mais atrativo.
Em entrevista ao The Verge, o Instagram afirma que o IGTV pode ser o “futuro do vídeo”, garantindo que as pessoas possam realmente encontrar conteúdo para assistir, bem como os criadores de que gostam, que os farão voltar ao aplicativo sempre, o que é essencial para que ele seja bem-sucedido.