Por Julia Souza
Dia quase acabando, noite da premiação dos melhores influenciadores se aproximando, mas o público continuava firme para acompanhar o final do III Influent Minds. O último assunto a ser discuto foi “Relevância: como as marcas e agências entendem isso”, com a participação de Fernando Moraes, diretor geral da Cunha Vaz Brasil, Eduardo Stryjer, gerente de Novos Negócios da A2ad, Talita Lombardi, cofundadora da Influu, Diego Olavarria, gerente da Llorente Y Cuenca e Raul Porto, diretor de Serviço ao Cliente da Qualibest.
Durante o debate, Eduardo da A2ad levantou questões sobre a construção da relevância digital, que é estruturada a partir de três pilares: o primeiro é a análise de marca, na qual há uma avaliação do perfil do influenciador; já o segundo trabalha com o desempenho que nos remete ao alcance que o influenciador tem e, por último, a visão do público em relação ao influencer, que pode ser positiva ou negativa do mesmo.
Talita Lombardi iniciou sua apresentação mostrando um pouco sobre a sua empresa Influu que auxilia na criação de conteúdo para novos influenciadores, utilizando os espaços da empresa para coworking. A empresária comentou sobre uma nova forma de contratar influenciadores em suas campanhas, baseando-se em suas performances nas redes sociais.
“A relevância é situacional” lembrou Diego, da Llorente Y Cuenca, sobre as oscilações que dependem as avaliações de relevância. Ele explica a segmentação presente na relação entre o seguidor e seu digital influencer. Além de estabelecer um paralelo entre o uso de stories do Instagram com os vídeos do Youtube. Para Diego, a vantagem dos stories é que o alcance é maior, mas por pouco tempo.
Em sua apresentação, Raul, da Qualibest, revela alguns números detectados durante uma das pesquisas realizadas pela a empresa. Entre eles, estão: 76% dos seus entrevistados afirmam seguir pelo menos um influenciador digital. E as redes sociais mais utilizadas são: Facebook, 92%, YouTube, 90%, Instagram, 73%, Twitter, 31% e Snapchat, 23%.
A importância do fórum Influent Minds é promover o debate entre a relação das marcas com os influenciadores digitais, que agora são personagens significantes para o mercado. Uma das lições que fica durante o evento é como o poder de alcance e capacidade de aderir os influenciadores digitais já é algo comum no mundo dos negócios.