O Facebook, com seu potencial cenário de divulgação, anunciou nos primeiros dias deste ano a valorização de conteúdos dinâmicos como vídeos, gifs animados e até mesmo em formato 3D em sua plataforma.
Ao pensar em vídeos e em social media, me lembro de uma ação que fizemos para a Pizzaria Vero Verde, de Santo André, em 2004, na qual fomos pioneiros na entrega da primeira pizza via drone no Brasil. Postamos o vídeo nas redes sociais da pizzaria, além, é claro, de mandar releases para blogueiros e formadores de opinião.
O forte apelo viral e a repercussão foram tamanhos e tal ação resultou em mais de um milhão de visualizações no Facebook, bem como 110 mil views no Youtube, além da mídia espontânea no programa The Noite, do Danilo Gentili, no SBT e no debate da Globo News, após repercussão em mais de 130 portais de notícias país.
Ou seja, esse buzz totalmente positivo nas redes sociais impactou nada menos do que oito milhões de pessoas e aguçou os estudos de Renato Freitas, co-fundador da 99 e diretor de desenvolvimento de sistemas da companhia para entregar pizzas via drone.
O fato é que as redes sociais, quando utilizadas nos negócios de forma atualizada e dinâmica servem como um suporte para que empresas vendam, profissionais ganhem visibilidade e tenham boas oportunidades no mercado. E um vídeo interessante, bem produzido e com objetivos claros, certamente resultará em uma boa visibilidade para a marca.
Isso acontece porque hoje em dia, as milhares de pessoas que acessam o Facebook buscam o máximo de informações de uma empresa ou prestador antes de efetuar uma compra ou mesmo para saber da credibilidade.
Porém, alguns cuidados devem ser tomados quando falamos de vídeos e técnicas de marketing digital pelo Facebook. Neste artigo trago oito dicas para um bom videomarketing em redes sociais pós-atualização no feed de notícias da rede.
1 – Geração de conteúdo em vídeos
Gerar conteúdo de qualidade, relevante e dinâmico ao público-alvo é a melhor forma para que páginas conquistem engajamento após mudanças no feed de notícias do Facebook. Postagens que convidem o público a interagir com os vídeos são exemplo disso.
2 – Facebook em primeiro
Os vídeos precisam ser postados direto no Facebook, erro que muitas marcas cometem ao não fazê-lo. A rede social de Mark Zuckerberg prioriza os conteúdos audiovisuais postados em sua plataforma. Links externos de Youtube, por exemplo, não são uma boa alternativa. Empresas que postam seus vídeos diretamente impactam mais usuários no alcance orgânico e recebem mais que o dobro de cliques do que se tivessem postado o link do Youtube.
3 – Emoção e repercussão garantida
Quanto mais compartilhamentos, maior o alcance e visualizações. Conteúdos audiovisuais que mexam com emoções das pessoas, como o riso e choro têm mais chances de serem compartilhados.
4 – Investimentos
Realizar um investimento de mídia no Facebook (Facebook Ads) para impulsionar os vídeos de qualidade é preciso. Uma boa produção audiovisual impacta mais pessoas e, o que é melhor: de forma segmentada.
5 – Criatividade
Vídeos criativos, descontraídos e dinâmicos possuem maior possibilidade de chamar e reter a atenção do público. A criatividade dos primeiros cinco segundos é ainda mais importante, visto que é o tempo de a pessoa “passar” pelo seu vídeo em meio de uma timeline repleta de mensagens concorrentes.
6 – Rotinas
Pesquisar sobre dias e horários que as pessoas estão navegando com mais engajamento é importante, além de ter uma periodicidade de postagens de vídeos bem definida.
7 – Atendimento aos fãs
Responder os fãs que comentam no Facebook de forma pessoal é uma ótima estratégia, e agora essas respostas podem ser no formato vídeo ou GIF. O modelo “SAC”, com frases padronizadas, ainda utilizado por algumas empresas, é totalmente inadequado.
8 – Compartilhe
Realize transmissões ao vivo de ocasiões como eventos, produtos em lançamento, entre outras oportunidades que achar interessante. Os usuários que assistem as chamadas “lives” feitas pelo Facebook ficam em média três vezes mais tempo do que em outros vídeos, e também recebem mais curtidas e comentários.
As dicas citadas são um bom começo para se pensar em uma construção de imagem e de uma boa campanha de marketing digital. Os desafios são grandes para se destacar em um universo que acomoda uma infinidade de conteúdos e informações vindos de diversos meios ao mesmo tempo. Mas de antemão digo aos meus amigos e parceiros profissionais que boas estratégias de posicionamento e engajamento utilizando conteúdos criativos com vídeos em suas páginas são a bola da vez.