Redes sociais é para se relacionar

A classificação por relevância já existe há muito tempo no Google

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A classificação por relevância já existe há muito tempo no Google. O mais famoso buscador do mundo atribui notas através de algoritmos para as páginas de destinos dos anúncios (normalmente um site ou “landing page”). Como sua maior obrigação como buscador é entregar o que o seu usuário está buscando ele precisa identificar qual a página com maior relevância e que atenderá as expectativas de seu público.

Para conseguir isso ele utiliza inúmeros indicadores como “page authority”, índice de qualidade, “bounce rate”, “exit rate”, tempo no site, entre muitos outros. Este índice geral de qualidade é que influência de forma significativa no posicionamento de anúncios pagos e na busca orgânica. Tudo isso está relacionado com os conceitos de SEM (“Search Engine Marketing”) e SEO (“Search Engine Optimization”).

Com as redes sociais não será diferente, cedo ou tarde, elas definirão a prioridade de classificação / aparecimento nas timelines não mais por cronologia, mas sim por relevância (importância para o usuário). De forma similar, mas com outros parâmetros as redes sociais vão se basear em número de curtidas, comentários, engajamento, …

Com o aumento de perfis no Instagram e a chegada de anúncios, a plataforma começa a utilizar esses algoritmos; similar ao que acontece com o Facebook.

Em resumo precisamos levar conteúdos pertinentes e relevantes e manter a interação com nosso público. Para isso, precisamos conhecer muito bem nosso público e fazer um planejamento que faça sentido para ele. Como tenho dito, redes sociais é para se relacionar.
 
No 4º trimestre de 2014, uma análise mundial mostrou que as 8 maiores Redes Sociais foram fonte de 31,24% do tráfego dos sites. Essa pesquisa foi feita pela Shareaholic, que disse: “A mudança de tráfego de pesquisa para tráfego social não é apenas uma tendência: ela já está acontecendo”. O Facebook corresponde a 24,63% desse tráfego — sozinho.

Existem centenas de milhares de fatores que influenciam quais posts serão exibidos em seu News Feed do Facebook. Os fatores mais importantes são:
·        Data que o post foi publicado (atual)
·        O número de curtidas, comentários e compartilhamentos que o post tem
·        Quantas vezes o usuário interagiu com a página que publicou aquela atualização
·        Últimas interações do usuário com o mesmo tipo de post.

O Facebook descobriu que as pessoas querem ver as atualizações de seus amigos e páginas que lhes interessam. As pessoas querem menos conteúdo promocional.

Os sites de Redes Sociais geraram 5 vezes mais visitas do que os buscadores — segundo dados do Google Analytics do BuzzFeed. O Facebook sozinho gera em torno de 22% do seu tráfego. O que o BuzzFeed está fazendo de certo? Além de postar conteúdo envolvente no Facebook, o BuzzFeed está gastando milhões de dólares em anúncios do Facebook.

O QUE E COMO FAZER?

Toque Humano
Publique fotos da sua equipe, de seu dia a dia. Mostre suas dificuldades, coisas do dia a dia, seu lado engraçado, criativo, compartilhe experiências, … Responda a todos os comentários de forma única (sem “copia e colar”).

Foco no Social
A expectativa de uma Rede Social é estabelecer relações entre as pessoas, manter uma troca de assuntos e ideias, dicas, humor, … que possam tornar estas relações valiosas sob algum aspecto seja ele profissional, cultural, lazer, educacional, humorístico, … (80% social para 20% de comercial). A construção de uma comunidade é o objetivo a ser atingido.

Publicar conteúdo atual
Tanto para o Google quanto para as Redes Sociais assuntos recentes / atuais dão maior relevância pois provocam maior engajamento. Também utilize conteúdos atemporais pois serão úteis por mais tempo. Lembre de postar várias vezes em horários e dias diferentes para alcançar públicos diferentes e aumentar seu networking.

Use segmentação para posts orgânicos
É importante segmentar seus posts tanto para o Facebook Ads quanto para o orgânico. Oriente a sua mensagem para os clientes relevantes com base no seu sexo, idade, educação, localização e até mesmo interesse. Você pode definir uma data final para o seu post parar de ser exibido no feed de notícias.

Postar quando os concorrentes estão dormindo
Há tantos estudos sobre o melhor momento para postar no Facebook! Alguns estudos afirmam que seria em torno das 17h, de 2a a 5a feira. Outros sugerem que a madrugada funciona melhor para obtenção de cliques. Sugestão: teste você mesmo.
 
Publicar vídeos nativos do Facebook
Vídeos nativos do Facebook tornaram-se a forma mais engajadora no feed de notícias das pessoas. É importante que o seu vídeo seja de alta qualidade desde o primeiro quadro. E capte a atenção mesmo sem som. Adicione um botão de ação (CTA) para que o usuário visite o seu site; pode ser “saiba mais”, “compre agora”, “inscreva-se”, “faça download”, etc.

Deixe a sua lista de e-mail espalhar sua mensagem
Envie um email para a sua lista avisando que publicou um novo post. Desta forma você tem uma base inicial para interagir e compartilhar cada post.

Cuidados
Não compre curtidas inúteis, não use títulos enganosos ou conteúdos sem valor e sem qualidade. Cuidado com a frequência, pertinência e relevância. Esteja alinhado com o código de conduta ética de cada uma das Redes Sociais.

RESUMO DAS DICAS DE COMO AUMENTAR O ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS
·        Monte uma estratégia relacionada com a sua marca
·        Conheça o seu público-alvo
·        Poste conteúdo de qualidade
·        Poste em várias redes sociais, mas faça a integração do conteúdo
·        Monitore e mensure seus resultados

Vejo muitos influenciadores simplesmente não respondendo aos seus seguidores. Lembrem que isto está afetando sua relevância para as Redes Sociais.

Acredito que, como qualquer outra atividade (envolvendo ganhos financeiros ou não), é importante pensar na profissionalização. Está na hora, para um grande número de influenciadores, pensar em contratar profissionais e/ ou agências para ajudarem com a sua marca (branding), melhorar suas páginas e criar um plano de marketing mais profissional.

Cabe lembrar que as premiações e empresas possuem cada vez mais ferramentas para avaliar o índice de relevância de cada influenciador e por consequência estabelecer as verbas de patrocínio.

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