Nos dias atuais, os campos disciplinares caminham gradativamente do processamento das máquinas computacionais, passando pela informação e cognição até atingirem a aprendizagem em ambientes virtuais e interagem com as interfaces e as personalidades dos seres humanos por meio de nuvens e aplicativos em máquinas inteligentes ou analíticas.
Para atender as características de um mundo tecnológico ubíquo, interconectado e globalizado é necessário um novo conceito no ensinar e aprender das novas gerações, as quais se movimentam no universo das exigências de integração de competências multi e interdisciplinares das organizações em busca de satisfação, equilíbrio emocional e rendimentos financeiros que as prendam ao ecossistema em que se inserem recheados de sistemas inteligentes e cognitivos.
As empresas precisam capacitar seus profissionais em temas fundamentais, relevantes e avançados de inteligência cognitiva de mercado, preparando-os para assumir posições estratégicas e de destaque em grandes organizações governamentais e não governamentais, aliando sólida base teórica e aplicabilidade no ambiente atual.
Com isso é possível propiciar o pensamento crítico, o debate de ideias, a troca de experiências e conhecimentos entre os times, de forma a construir redes de relacionamentos e condições para elaboração de projetos profissionais, acadêmicos e pessoais, incentivando a pesquisa e a publicação de artigos e livros na área.
Com a era da Inteligência Artificial, os executivos precisam se preparar para os grandes desafios do mercado global, mesmo os que já têm uma posição de gestão consolidada, pois é fundamental aprofundar seus conhecimentos em inteligência cognitiva de mercado, que vai muito além da tecnologia, mas também as áreas de inteligência de mercado, análise de concorrência, planejamento de marketing, saúde, novos negócios, business development, marketing e inovação.
Os profissionais precisam capacitar suas organizações em todos os aspectos relevantes da área de Inteligência Cognitiva de Mercado por meio de tecnologia de ponta, segurança da informação, pesquisa, análise de mercado, estatística, estratégia para solução de problemas, business intelligence, big data, cloud computing, analytics e Inteligência Artificial, nos principais aspectos que suportam as análises e decisões em inteligência de mercado, como cenário macroeconômico, finanças corporativas, planejamento estratégico, gestão de pessoas e liderança, gestão de relacionamentos e business to business.
Os novos profissionais que o mercado irá demandar serão os que possuem capacidade analítica na tomada de decisões, e resolução de problemas do dia a dia das organizações, por meio do desenvolvimento de competências essenciais à carreira de inteligência cognitiva de mercado.