Monitor de Mercado Abracom

Na última edição da revista Negócios da Comunicação, foi realizado um levantamento com as principais agências de PR do Brasil para entender quais foram os desafios enfrentados em 2016 e quais as oportunidades do mercado para o novo ano

Na última edição da revista Negócios da Comunicação, foi realizado um levantamento com as principais agências de PR do Brasil para entender quais foram os desafios enfrentados em 2016 e quais as oportunidades do mercado para o novo ano. Nessa pesquisa, percebeu-se que os executivos estão esperançosos para 2017 e, mesmo com um ano conturbado, a maioria das agências teve um bom crescimento.
Esse cenário de boas perspectivas também pode ser visto no Monitor de Mercado 2016 da Abracom. A associação promoveu uma pesquisa com agências de comunicação corporativa para avaliar como foi o desempenho do setor  e saber quais são as expectativas dos empresários para 2017. O Monitor ouviu 61 empresas de 11 Estados a respeito do ambiente de negócios na comunicação corporativa.
E o resultado do mercado em 2016 mostra que 35,5% das agências consultadas apontam aumento de faturamento, contra iguais 35,5% de empresas com queda na receita. 29% afirmaram que vão concluir o ano sem crescimento, mas também sem perdas. Esses números mostram que, apesar da crise, o mercado manteve certo equilíbrio.
Outros dados importantes coletados foram que em 46,8% das empresas, o quadro de funcionários permaneceu estável, 29% vão terminar o ano com mais profissionais em seu estafe. E 24,2% fizeram demissões em 2016, mostrando que, de um modo geral, a empregabilidade do setor ainda não foi duramente afetada pela crise.
Otimistas quanto ao futuro do setor, 56,5% das empresas ouvidas acreditam que aumentarão o volume de negócios em 2017 e 35,5% responderam que permanecerão estáveis, enquanto apenas 8,1% disseram que vão diminuir o volume dos negócios no próximo ano.
Comparado a outros anos, o mercado de comunicação corporativa está esperançoso, porém mais cauteloso quanto às perspectivas de crescimento. Até porque, 52% dos participantes da pesquisa acreditam que a economia brasileira, de um modo geral, ficará apenas estável em 2017, contra 26% que acreditam em crescimento e 15% que julgam que haverá retração, aprofundando a crise.
E a Abracom ainda perguntou sobre os serviços que as agências julgam mais promissores no ano que vem. 28% apontam relações com a mídia como serviço de alta demanda. Mas são os serviços de comunicação digital, com 70%, produção de conteúdo, com 52%, e prevenção e gerenciamento de crises, com 20% aqueles em que os empresários mais apostam suas fichas.

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