Uma nova comunicação para um novo mercado de energia

Em um ambiente de decisões mais autônomas e maior circulação de informações, comunicar com clareza, transparência e proximidade é tão estratégico quanto garantir a segurança física do sistema

Por Flávia Albuquerque

A abertura do mercado livre de energia, impulsionada pela Lei 15.256/2025, inaugura um novo capítulo para o setor elétrico brasileiro: milhões de consumidores terão, pela primeira vez, o poder de escolher seu fornecedor. Para além da transformação regulatória, estamos diante de uma mudança profunda na forma como o segmento se posiciona e dialoga com a sociedade. Para as organizações, essa novidade exige muito mais do que adaptação regulatória. Impõe uma nova comunicação.

Durante décadas, o mercado de energia foi reconhecido pela alta complexidade e pelo diálogo restrito a especialistas. Essa barreira precisa ser superada. Em um ambiente de decisões mais autônomas e maior circulação de informações, comunicar com clareza, transparência e proximidade é tão estratégico quanto garantir a segurança física do sistema. É nesse contexto que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE tem atuado para modernizar a sua linguagem, simplificar conceitos e engajar um novo público: o consumidor final.

Uma organização tradicionalmente técnica, responsável por garantir o funcionamento das operações de compra e venda de energia, a CCEE assume agora o papel de ser referência para um cliente que busca informação, confiança e clareza. Para isso, ampliamos nossa presença em canais públicos, modernizamos nossa identidade e investimos em conteúdo que traduz a complexidade do setor em explicações simples, educativas e acessíveis.

Nos últimos anos, reforçamos esse posicionamento com ações estratégicas, com o lançamento da CCEE Academy, nosso hub de capacitação, com a publicação de e-books gratuitos, participação ativa na imprensa e o desenvolvimento de soluções que facilitam o acesso à informação. A presença da CCEE na COP30 foi um marco nessa jornada de fortalecimento. Ao levar à conferência temas como certificação de energia renovável, combate ao greenwashing e rastreabilidade ambiental, posicionamos nossa marca no centro da agenda climática global e, ao mesmo tempo, mostramos ao consumidor que energia limpa também é um direito seu.

Um novo setor elétrico demanda que as pessoas estejam mais informadas, confiantes e preparadas. Isso só será possível com comunicação acessível, baseada em diálogo, dados confiáveis e presença ativa nas plataformas onde as pessoas se informam. O novo mercado exige uma nova comunicação, mais humana, mais transparente e mais próxima. E a CCEE está pronta para liderar esse movimento.

 Flávia Albuquerque é gerente Executiva de Comunicação da CCEE

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email