Comunicação Estratégica: o elo entre reputação, confiança e valor de marca

A reputação de marca não é apenas “o que dizem sobre nós”, mas o conjunto de percepções que os públicos constroem ao longo do tempo. E essa reputação é fator de relevância e sustentabilidade

Por Paola Side

Vivemos uma era em que a comunicação corporativa ultrapassa o escopo meramente informativo e assume papel central na construção da reputação, no fortalecimento da marca e na gestão da interlocução com públicos-chave, entre os quais se destaca o trabalho com a imprensa. Para o setor de seguros, a comunicação é componente essencial para reforçar credibilidade, transmitir confiança e ampliar a cultura da proteção na sociedade.

A reputação de marca não é apenas “o que dizem sobre nós”, mas o conjunto de percepções que os públicos constroem ao longo do tempo. E essa reputação é fator de relevância e sustentabilidade. A pesquisa A Comunicação nas Empresas e os Desafios para 2024, realizada pela Aberje, mostra que 88% das organizações têm como foco a gestão da reputação e do valor da marca junto ao público externo. Isso evidencia que, mais do que nunca, o comunicador corporativo atua como guardião da coerência entre o discurso, a prática e o relacionamento com seus públicos internos e externos.

O relacionamento com jornalistas e veículos de comunicação exige postura de transparência, escuta ativa, agilidade e consistência. A imprensa é uma parceira estratégica no diálogo com a sociedade, especialmente em temas pilares do setor segurador, como longevidade, planejamento financeiro e proteção. Manter um canal aberto e respeitoso com os profissionais da mídia é ter parceiros de credibilidade levando nossas mensagens-chave de forma clara e na linguagem adequada, contribuindo para informar e orientar a população.

Ao lado da imprensa, as redes sociais se consolidaram como canais essenciais para o posicionamento institucional, especialmente quando associadas à produção de conteúdo que reflita liderança e pensamento estratégico. Segundo o Edelman-LinkedIn B2B Thought Leadership Impact Study 2024, 73% dos tomadores de decisão consideram esse tipo de conteúdo uma fonte confiável de informação e visão de mercado. Além disso, 7 em cada 10 avaliam de forma mais positiva empresas que compartilham conteúdos relevantes com qualidade e consistência — o que reforça a importância de uma atuação integrada entre relações públicas, comunicação digital e reputação.

No cenário atual, comunicar bem é mais do que apenas informar. É liderar conversas, construir pontes e zelar pela confiança. Cada entrevista concedida, cada conteúdo publicado, cada interação em ambientes digitais representa um ponto de contato que pode fortalecer a percepção da marca. Por isso, mais do que nunca, comunicar é um ato de gestão. Um trabalho que exige visão estratégica, consistência de mensagens e escuta ativa em todas as plataformas.

 

Paola Side é gerente de Comunicação Externa do Grupo Bradesco Seguros

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