Traduzindo negócios em valor: a comunicação como aliada da regeneração

O desafio da comunicação corporativa hoje não é apenas apresentar produtos, é narrar a construção de um novo modelo de desenvolvimento

Por Vanessa Motta

Receber o reconhecimento da 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é uma honra e reflete a intencionalidade da nossa estratégia. Para a Natura, esse prêmio valida nosso esforço contínuo em construir pontes de confiança e transparência. Mas, acima de tudo, ele sinaliza que estamos cumprindo um dos desafios mais complexos da nossa era: traduzir a potência da regeneração para uma linguagem universal, acessível e mobilizadora.

Há um robusto planejamento de comunicação que busca transformar termos técnicos, como a Sociobioeconomia, em assuntos de interesse da imprensa e da audiência. O desafio da comunicação corporativa hoje não é apenas apresentar produtos, é narrar a construção de um novo modelo de desenvolvimento.

Quando falamos sobre o Mecanismo Amazônia Viva, parceria com a VERT e o FUNBIO, por exemplo, não discutimos apenas finanças. Contamos a história de como 15 associações quitaram integralmente seus financiamentos, provando que comunidades tradicionais são parceiras econômicas confiáveis. Explicar como um CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) pode ser uma ferramenta de regeneração exige uma
comunicação que seja didática e inspiradora, mas também concreta. Nossa missão é consolidar a reputação e relevância da Natura, mas também contribuir com os negócios e provocar a transformação que desejamos causar no planeta. O jornalismo e os jornalistas são nossos parceiros nessa jornada. O valor intangível da imprensa para a manutenção de um ambiente democrático e favorável para os negócio está intrinsecamente conectado ao valor da nossa estratégia.

A transparência é inegociável, por isso, a coerência entre discurso e a prática sustenta nossa reputação há 56 anos, e também nossas relações com diversos stakeholders, inclusive os jornalistas. É uma tarefa das lideranças pioneiras ter a coragem de pautar essas conversas, transformando inovação e sustentabilidade em histórias que pessoas se identifiquem, se interessem e queiram compartilhar.

 

Vanessa Motta é head de Reputação e Comunicação da Natura

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email