O protagonismo dos CEOs na comunicação está sendo evidenciado nas organizações que prezam pelo bom relacionamento com a imprensa. Isso ficou evidente na votação dos 10 CEOs que Melhor se Comunicam com os Jornalistas, uma segunda fase da 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas.
A entrega dos troféus foi realizada em cerimônia presencial no dia 23 de setembro, juntamente com a 11ª edição do Prêmio Especialistas, que elegeu os profissionais de imprensa de maior destaque em 26 setores da economia e negócios – esse feito por votação direta de jornalistas e profissionais de comunicação corporativa de marcas e agências.
Para Márcio Cardial, diretor do Cecom e publisher das Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH, “as lideranças que empoderam suas áreas de comunicação e participam ativamente do diálogo com jornalistas contribuem não apenas para a reputação de suas marcas, mas também para o desenvolvimento de um ambiente de negócios mais sustentável e transparente. Ao reconhecer esses executivos, a pesquisa evidencia a importância de integrar estratégia, reputação e narrativa institucional na construção de relacionamentos sólidos com a imprensa e com a sociedade”.
Alguns desses CEOs premiados falaram a respeito do Prêmio e do relacionamento com a imprensa:
Celso Ferrer, CEO da GOL Linhas Aéreas

“É uma honra receber este reconhecimento. Acreditamos que democratizar a informação com uma comunicação transparente e acessível é fundamental para construir relações de confiança com todos que escolhem voar conosco. Essa conquista reforça nosso compromisso de manter um diálogo aberto e franco, sempre baseado em informações que contribuam não apenas para a reputação da nossa companhia, mas também para a construção de um ambiente de negócios mais saudável e para o desenvolvimento do setor aéreo no Brasil.”
Dennis Herszkowicz, CEO da TOTVS
“Num cenário de intensa circulação de informações, a construção de relações sólidas, éticas e transparentes entre imprensa, jornalistas e fontes é fundamental para garantir a credibilidade das notícias e a integridade dos conteúdos. O Prêmio celebra esse respeito e colaboração e reflete não só nossa dedicação em dialogar com responsabilidade, mas também reconhece o trabalho de jornalistas, que são essenciais para informar a sociedade e o mercado com precisão e credibilidade. Fico muito feliz e honrado com o reconhecimento. Ele é resultado de um esforço contínuo meu e do time de comunicação em promover uma relação clara, transparente e de valor com a imprensa. Aqui na TOTVS, acreditamos que a imprensa é essencial na construção de confiança frente a diferentes stakeholders. É por meio da imprensa que somos capazes de disseminar informações de qualidade, tanto sobre nosso mercado quanto sobre nossa empresa. Por isso, buscamos sempre manter um relacionamento próximo, transparente e constante, levando dados e contexto que ajudem os jornalistas a compreenderem melhor o mercado de tecnologia brasileiro como um todo. A escuta, a clareza e a disponibilidade são elementos que fortalecem não apenas a relação com a imprensa, mas também a nossa reputação junto à sociedade e ao mercado. A proximidade ativa e constante do CEO com jornalistas é estratégica por diversos motivos. Mais do que compartilhar resultados ou estratégias, essa proximidade é importante para abrir um canal de diálogo permanente, baseado em transparência e confiança. Essa postura fortalece a reputação da empresa e do próprio executivo, aproxima o mercado e a sociedade de sua visão de futuro e contribui para um debate público mais qualificado.”
Gustavo Werkec, CEO da Gerdau
“Com 124 anos de história, a Gerdau reafirma seu compromisso em manter um diálogo aberto e constante com jornalistas e veículos de comunicação. Buscamos uma relação sustentada pela transparência, ética e divulgação de informações relevantes sobre nossas operações, projetos e resultados. Esse relacionamento próximo permite esclarecer dúvidas, construir confiança e fortalecer nossa reputação, garantindo que o público tenha acesso a informações confiáveis. A aproximação constante do CEO junto à imprensa é fundamental para garantir que a comunicação da empresa seja direta, transparente e confiável. Esse contato facilita o esclarecimento de informações e contribui para a construção de uma reputação sólida. Além disso, reforça o papel da empresa no diálogo com seus públicos e com a sociedade, evidenciando nosso compromisso com a ética e transparência. O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é um reconhecimento importante, que valoriza a colaboração entre empresas e imprensa na disseminação de informações confiáveis à sociedade. Para a Gerdau, essa premiação é uma forma de reconhecer o trabalho contínuo que realizamos para manter uma comunicação transparente, ética e aberta com todos os nossos públicos.”
Rafael Menin e Eduardo Fischer, CEOs na MRV &CO

“O prêmio “Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas” é um reconhecimento de grande importância para a MRV&CO. Ele evidencia nossa dedicação em construir e manter relações de confiança e transparência com a imprensa”. (Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO)
Rogério Barreira – Presidente da Divisão Brasil na Arcos Dorados
“Na Arcos Dorados, maior franqueadora McDonald’s do mundo, entendemos que o bom relacionamento com a imprensa se constrói diariamente, com base em transparência e confiança. Por isso, buscamos oferecer informações claras, dados confiáveis e acesso às nossas lideranças, criando condições para que os jornalistas possam contar boas histórias. A escuta ativa também faz parte desse processo, pois valorizamos a troca respeitosa e constante com os profissionais de comunicação. Essa postura fortalece não apenas a reputação da companhia, mas também a credibilidade da marca junto à sociedade. Acreditamos que a imprensa cumpre um papel essencial como ponte entre marcas, consumidores e comunidades. É ela quem traduz informações técnicas em conteúdos acessíveis, promovendo entendimento, confiança e diálogo social. Reconhecemos essa responsabilidade e buscamos sempre compartilhar dados e posicionamentos de forma ética, transparente e responsável. Assim, reforçamos nosso compromisso de gerar impacto positivo e de atuar de maneira clara e consistente nas comunidades onde estamos presentes. A aproximação entre CEOs e jornalistas é importante porque reforça a relação de confiança entre a companhia e a sociedade. E, nessa relação, é inegociável trabalharmos com a troca mútua de confiança para transmitir credibilidade, contribuindo para que a comunicação seja mais transparente e próxima da realidade do negócio. O que realmente faz diferença é a qualidade da relação, construída com base em respeito, clareza e consistência. Dessa forma, cria-se um ambiente em que jornalistas sentem segurança para informar e a sociedade passa a enxergar a marca de maneira mais confiável.”
Conheça os CEOS premiados na segunda fase da 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas publicados em ordem alfabética:
Alberto Griselli – CEO na TIM Brasil
Bruno Sebastian Lasansky – CEO na Localiza
Celso Ferrer – CEO na GOL
Dennis Herszkowicz – CEO na TOTVS
Gustavo Ambar – Diretor Geral na Whirlpool Brasil
Gustavo Werneck – CEO na Gerdau
Mario Leão – CEO no Banco Santander Brasil
Rafael Menin e Eduardo Fischer – CEOs na MRV &CO
Rogério Barreira – Presidente da Divisão Brasil na Arcos Dorados
Tarciana Medeiros – Presidenta no Banco do Brasil
Oferecimento: