Faculdade de comunicação cresce 27% em novas matrículas e desafia queda no ensino presencial

Resultados reafirmam liderança da Cásper Líbero no ensino do setor no Brasil

A Faculdade Cásper Líbero registrou um aumento de 27% no número de novas matrículas para o ano letivo de 2025 em comparação com 2024. O crescimento vai na contramão da tendência nacional apontada pelo Mapa do Ensino Superior no Brasil 2025, do SEMESP, que indicou retração de 1% nas matrículas em cursos presenciais e crescimento de 13,4% na modalidade EAD (ensino a distância). Enquanto a rede privada nacional aposta majoritariamente no ensino a distância, a Cásper reforça seu compromisso com o ensino presencial e registra um desempenho acima da média de mercado.

O aumento também reflete a força do setor de Comunicação. De acordo com o SEMESP, os cursos da área cresceram mais de 11% entre 2022 e 2023. Primeira instituição de ensino em Comunicação do país, a Cásper Líbero é hoje a maior faculdade privada de Jornalismo do Brasil em número de matrículas. Segundo o Censo da Educação Superior de 2024, a instituição reúne 16% de todos os alunos matriculados no curso de Jornalismo presencial no país, reforçando sua posição de liderança. A Cásper também é referência nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet. O curso de Publicidade, por exemplo, acompanhou a expansão do setor e registrou um crescimento de 50% nas matrículas para 2025 em comparação com 2024.

Com mais de 80 anos de história, a Faculdade Cásper Líbero oferece um corpo docente composto por professores com sólida atuação acadêmica e experiência no mercado, uma estrutura de ensino voltada para a prática profissional, aliada a um currículo atualizado e a metodologias inovadoras, cuidadosamente desenvolvidas para cada curso. São mais de 15 laboratórios equipados com tecnologia de ponta, como computadores e softwares de última geração, câmeras 4K, estúdios de rádio e televisão, ilhas de edição Mac, redações laboratoriais e núcleos de pesquisa em comunicação digital.

A instituição mantém parcerias com empresas e veículos de comunicação, facilitando a inserção dos alunos no mercado, que, segundo a Exame, movimentou R$ 26,3 bilhões em investimentos publicitários apenas em 2024.

Em 2025, 87% dos calouros da Faculdade Cásper Líbero vieram de diferentes cidades da Região Metropolitana de São Paulo, representando mais de 270 escolas. Além disso, 81% dos ingressantes escolheram exclusivamente o vestibular da instituição.

A proposta pedagógica da Cásper, centrada no aluno, alia prática, inovação e excelência acadêmica, contribuindo diretamente para a alta empregabilidade de seus egressos. É a única faculdade do país em que os estudantes têm acesso direto a um complexo de comunicação e audiovisual em pleno funcionamento, formado pela TV Gazeta, Gazeta Esportiva, Gazeta Online e Gazeta FM, um diferencial que aproxima a formação acadêmica da realidade profissional desde o início do curso.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email