Você sabe quando um site ou uma publicação impressa tema mão de um design gráfico profissional. É quando você reconhece a beleza do projeto e a funcionalidade quer ajuda na visualização e leitura e valoriza o conteúdo editorial. O Dia Mundial do Design Gráfico é comemorado no dia 27 de abril. Já o Dia Nacional do Design Gráfico, versão Brasileira é no dia 5 de novembro.
Um designer gráfico cria projetos de comunicação visual para transmitir mensagens de forma eficaz através de elementos visuais como tipografia, cores imagens e layout. Nada é colocado aleatoriamente, cada detalhe tem uma função de acordo com os estudos de designe. O trabalho do profissional da área envolve a criação de logotipos, embalagens, layouts de revistas, jornais, livros e sites, entre outros. Também envolve a produção de branding, ou seja, marca de empresas, ou logotipos, material publicitário de diversos tipos, embalagens de produtos e ainda material de outras mídias, como filmes.
Alguns bons exemplos: “Obras” de Chip Kidd (criador do logotipo do filme “Jurassic Park”), Rob Janoff (autor do logotipo da Apple), Carolyn Davidson (idealizadora do logotipo da Nike), Aloísio Magalhães (criador dos primeiros logotipos de várias empresas brasileiras e responsável pelo desenho das moedas de cruzeiro) e Ruth Keddar (brasileira, ela fez carreira nos EUA e é autora do logotipo utilizado pelo Google de 1999 a 2015).
Como surgiu a data
A comemoração é uma iniciativa do International Council of Graphic Design Associations (ICOGRADA), que celebra, desde 1995, a memória da fundação desta instituição, em 27 de abril de 1963.
Hoje, um dos principais desafios do profissional de design gráfico e enfrentar a pirataria “oficaizalizada” da Inteligência Artificial”, que é uma atividade desregulamentada e não cria nada, ao contrário, copia obras de terceiros sem pagar direitos autorais. Apesar disso, a IA, bem utilizada e de forma honesta, é um braço produtivo para os profissionais de comunicação visual.