Benchmark reconhecido
Organizadores e participantes consideram que a premiação, ao valorizar as melhores práticas de comunicação interna, aliadas à gestão de pessoas, gera um círculo virtuoso, imprimindo cada vez mais qualidade a ações cada vez mais estratégicas para as companhias.
Segundo Márcio Cardial, publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, e diretor do CECOM, o reconhecimento do mercado sobre a premiação já é evidente, e também a oportunidade de networking e benchmarking criada com a iniciativa já é estabelecida: “A conquista é um reconhecimento do público da área, das agências e fornecedores e também de toda equipe que trabalhou para a consolidação dos projetos”, explica o executivo.
Pedro Ramos, head do PEMCC, enfatiza a evolução positiva da premiação: segundo o executivo, a cada ano, novas marcas se inscrevem e, com o melhor entendimento das dinâmicas do projeto, ampliam suas chances inscrevendo mais cases em mais categorias. “O número de cases até a etapa das inscrições regulares já havia superado o mesmo período da edição 2024. Sendo assim, o prêmio está se consolidando a cada ano, tornando-se uma referência no mercado, com o reconhecimento das melhores práticas de comunicação interna.”
“Em 20 anos de profissão, foi a primeira vez que eu vi uma premiação do setor com categorias tão diferentes. É sempre bom valorizar nossos processos em um mercado que não tem iniciativas como Cannes, como na publicidade”, destacou Bruno Sciammarella, gerente de Campanhas e Programas de Relacionamento com o Público Interno da Petrobras, empresa veterana no PEMCC, participante desde a primeira edição, ocasião do depoimento.
A premiação vai além do reconhecimento de boas práticas: celebra a coragem de inovar, de criar novas formas de engajar e transformar culturas. É esse impulso que torna a comunicação interna uma força viva e estratégica dentro das organizações.
Tempo de celebrar e aprender
O evento presencial de premiação é exclusivo para as marcas finalistas, seus convidados e executivos interessados no tema do PEMCC. Os ingressos individuais custam R$ 385,00 e podem ser adquiridos com Pedro Ramos ou Beatriz Figueiredo:
pedro.ramos@ revistacomunicacao.com.br beatriz.figueiredo@revistacomunicacao.com.br
A quarta edição do Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, criado na esteira da premiação, será híbrida. Espaço de discussões sobre o estado da arte da comunicação interna, o evento terá três painéis presenciais, reunindo lideranças e especialistas no setor, também no dia 27 de maio, no Teatro CIEE, a partir das 14h, antes da premiação. O evento é gratuito, com inscrições pelo link https://bit.ly/3YAi73C.
A costumeira versão on-line, será nos dias 2 e 3 de junho, também gratuita, com inscrições no link https://bit.ly/FEMCC4.
* No regulamento constam 20 categorias, sendo uma delas a “KPIs de Efetividade”, para a qual não houve case com média satisfatória, como pode ser conferido na listagem a seguir.
As marcas e agências de comunicação que integram a shortlist, nas respectivas categorias são (ver, também, imagem para download, abaixo):
Pilar Temas |
Categorias: |
Diversidade, Equidade e Inclusão |
Carrefour do Brasil | Álamo Comunicação |
CCR | P3K |
Sebrae |
Tereos Açúcar e Energia Brasil |
Transpetro |
Employee Experience |
Banco do Brasil | GECOI-MG DICOI |
Banco Santander Brasil |
Nissan do Brasil |
Sólides |
Unimed – Fortaleza | Supera Comunicação |
Employer Branding |
AMIL |
Esporte Clube Pinheiros |
Petrobras |
Suzano |
Transpetro |
ESG |
Grupo Marista | Clima Comunicação |
HDI Seguros | TalentComms |
Tereos Açúcar e Energia Brasil |
Transpetro |
Votorantim Cimentos |
Felicidade Corporativa |
HDI Seguros | TalentComms |
Petrobras |
Porto Sudeste do Brasil |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Memória Organizacional |
CCR | P3K |
Esporte Clube Pinheiros |
Multiplan Empreendimentos |
Natura |
Petrobras |
Tecnologia |
Cogna Educação |
Petz |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Pilar Canais e Meios |
Categorias: |
Campanha |
HDI Seguros | TalentComms |
Petz |
Suzano |
TOTVS (1) |
TOTVS (2) |
Digital |
Atlas Eletrodomésticos |
Grupo Aço Cearense |
Petz |
Sotreq |
Evento |
Alelo |
FSFX |
Mercado Livre |
Natura |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Gestão de Crise |
Banco do Brasil |
CCR |
CIEE RS |
Kimberly-Clark |
Volkswagen do Brasil |
KPIs de Efetividade |
Nenhumdos cases inscritos atingiu a notamínima de 7,00, resultando naausência de finalistas. |
Liderança Comunicadora |
Banco Santander Brasil |
Grupo Marista |
HDI Seguros | TalentComms |
Santista Têxtil |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Pesquisa |
Museu Paulista – USP | Supera Comunicação |
HDI Seguros | TalentComms |
Novelis | Clima Comunicação |
Propósito de Marca |
CCR |
HDI Seguros | TalentComms |
Kellanova |
Manhucar Comércio Exterior |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Relacionamento com Influenciadores Internos |
AMIL |
FSFX |
Banco do Brasil | GECOI-MG DICOI |
Syngenta | Giusti |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Veículo Corporativo |
Atacadão | Álamo Comunicação |
CCR | P3K |
Tecnobank |
TOTVS |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Pilar Grandes Ideias |
Categorias: |
Revolution |
Alelo |
Petrobras |
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein |
Syngenta | Giusti |
Unimed – Fortaleza | Supera Comunicação |
Feel (A)live |
Banco Santander Brasil |
Grupo Dreamers |
HDI Seguros | TalentComms |
Mercado Livre |
Siemens | Quintal 22 |
Eureka |
CIEE RS |
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein |
Transpetro |

Texto: Melhor RH