3° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores divulga seus finalistas

Cases de comunicação interna foram avaliados em 19 categorias

3° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores – PEMCC, promovido pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, acaba de divulgar a shortlist com as marcas finalistas da iniciativa. Ao todo, entre empresas e agências de comunicação, que participaram inscrevendo projetos ou apoiando clientes, 51 integram a lista. A revelação dos ganhadores em cada uma das 19* categorias da premiação será feita em 27 de maio, em evento presencial, no Teatro CIEE, em São Paulo, capital.O Prêmio promove criatividade e inovação, sendo o único a valorizar o protagonismo de marcas, agências, executivos e todos os agentes da Comunicação Interna que, aliados ao RH, desenvolvem narrativas de valor para suas empresas, seus colaboradores e para a sociedade. Foram quase 200 cases inscritos.Os projetos passaram por um júri qualificado, composto de mais de 50 integrantes. As categorias envolvem temas considerados estratégicos para as companhias, tais como ESG, Diversidade e Inclusão, Employer Branding, Employee Experience, Liderança Comunicadora entre outras.Além dos resultados alcançados, a análise leva em conta os canais escolhidos, a originalidade das ideias e a criatividade aplicada na construção das iniciativas voltadas à comunicação com os colaboradores.No evento de premiação, além de troféus, placas e certificados concedidos aos premiados, conforme a colocação (considerando-se até o 5° colocado de cada categoria), também serão entregues os troféus “Marca Destaque do Ano” – para a marca que mais conquistar premiações; e “Agência Destaque do Ano” – para a agência mais premiada.

Benchmark reconhecido

Organizadores e participantes consideram que a premiação, ao valorizar as melhores práticas de comunicação interna, aliadas à gestão de pessoas, gera um círculo virtuoso, imprimindo cada vez mais qualidade a ações cada vez mais estratégicas para as companhias.

Segundo Márcio Cardial, publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, e diretor do CECOM, o reconhecimento do mercado sobre a premiação já é evidente, e também a oportunidade de networking e benchmarking criada com a iniciativa já é estabelecida: “A conquista é um reconhecimento do público da área, das agências e fornecedores e também de toda equipe que trabalhou para a consolidação dos projetos”, explica o executivo.

Pedro Ramos, head do PEMCC, enfatiza a evolução positiva da premiação: segundo o executivo, a cada ano, novas marcas se inscrevem e, com o melhor entendimento das dinâmicas do projeto, ampliam suas chances inscrevendo mais cases em mais categorias. “O número de cases até a etapa das inscrições regulares já havia superado o mesmo período da edição 2024. Sendo assim, o prêmio está se consolidando a cada ano, tornando-se uma referência no mercado, com o reconhecimento das melhores práticas de comunicação interna.”

“Em 20 anos de profissão, foi a primeira vez que eu vi uma premiação do setor com categorias tão diferentes. É sempre bom valorizar nossos processos em um mercado que não tem iniciativas como Cannes, como na publicidade”, destacou Bruno Sciammarella, gerente de Campanhas e Programas de Relacionamento com o Público Interno da Petrobras, empresa veterana no PEMCC, participante desde a primeira edição, ocasião do depoimento.

A premiação vai além do reconhecimento de boas práticas: celebra a coragem de inovar, de criar novas formas de engajar e transformar culturas. É esse impulso que torna a comunicação interna uma força viva e estratégica dentro das organizações.

Tempo de celebrar e aprender

O evento presencial de premiação é exclusivo para as marcas finalistas, seus convidados e executivos interessados no tema do PEMCC. Os ingressos individuais custam R$ 385,00 e podem ser adquiridos com Pedro Ramos ou Beatriz Figueiredo:

pedro.ramos@ revistacomunicacao.com.br beatriz.figueiredo@revistacomunicacao.com.br

A quarta edição do Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, criado na esteira da premiação, será híbrida. Espaço de discussões sobre o estado da arte da comunicação interna, o evento terá três painéis presenciais, reunindo lideranças e especialistas no setor, também no dia 27 de maio, no Teatro CIEE, a partir das 14h, antes da premiação. O evento é gratuito, com inscrições pelo link https://bit.ly/3YAi73C.

A costumeira versão on-line, será nos dias 2 e 3 de junho, também gratuita, com inscrições no link https://bit.ly/FEMCC4.

* No regulamento constam 20 categorias, sendo uma delas a “KPIs de Efetividade”, para a qual não houve case com média satisfatória, como pode ser conferido na listagem a seguir.

As marcas e agências de comunicação que integram a shortlist, nas respectivas categorias são (ver, também, imagem para download, abaixo):

Pilar Temas
Categorias:
Diversidade, Equidade e Inclusão
Carrefour do Brasil | Álamo Comunicação
CCR | P3K
Sebrae
Tereos Açúcar e Energia Brasil
Transpetro
Employee Experience
Banco do Brasil | GECOI-MG DICOI
Banco Santander Brasil
Nissan do Brasil
Sólides
Unimed – Fortaleza | Supera Comunicação
Employer Branding
AMIL
Esporte Clube Pinheiros
Petrobras
Suzano
Transpetro
ESG
Grupo Marista | Clima Comunicação
HDI Seguros | TalentComms
Tereos Açúcar e Energia Brasil
Transpetro
Votorantim Cimentos
Felicidade Corporativa
HDI Seguros | TalentComms
Petrobras
Porto Sudeste do Brasil
Vale | Oliver Agency Brazil
Memória Organizacional
CCR | P3K
Esporte Clube Pinheiros
Multiplan Empreendimentos
Natura
Petrobras
Tecnologia
Cogna Educação
Petz
Vale | Oliver Agency Brazil
Pilar Canais e Meios
Categorias:
Campanha
HDI Seguros | TalentComms
Petz
Suzano
TOTVS (1)
TOTVS (2)
Digital
Atlas Eletrodomésticos
Grupo Aço Cearense
Petz
Sotreq
Evento
Alelo
FSFX
Mercado Livre
Natura
Vale | Oliver Agency Brazil
Gestão de Crise
Banco do Brasil
CCR
CIEE RS
Kimberly-Clark
Volkswagen do Brasil
KPIs de Efetividade
Nenhumdos cases inscritos atingiu a notamínima de 7,00, resultando naausência de finalistas.
Liderança Comunicadora
Banco Santander Brasil
Grupo Marista
HDI Seguros | TalentComms
Santista Têxtil
Vale | Oliver Agency Brazil
Pesquisa
Museu Paulista – USP | Supera Comunicação
HDI Seguros | TalentComms
Novelis | Clima Comunicação
Propósito de Marca
CCR
HDI Seguros | TalentComms
Kellanova
Manhucar Comércio Exterior
Vale | Oliver Agency Brazil
Relacionamento com Influenciadores Internos
AMIL
FSFX
Banco do Brasil | GECOI-MG DICOI
Syngenta | Giusti
Vale | Oliver Agency Brazil
Veículo Corporativo
Atacadão | Álamo Comunicação
CCR | P3K
Tecnobank
TOTVS
Vale | Oliver Agency Brazil
Pilar Grandes Ideias
Categorias: 
Revolution
Alelo
Petrobras
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein
Syngenta | Giusti
Unimed – Fortaleza | Supera Comunicação
Feel (A)live
Banco Santander Brasil
Grupo Dreamers
HDI Seguros | TalentComms
Mercado Livre
Siemens | Quintal 22
Eureka
CIEE RS
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein
Transpetro

Texto: Melhor RH


O 3º PEMCC é um oferecimento da:

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email