Bola na rede

Pouco mais de três anos de ser vendido a um grupo de investidores, Lance!, o maior canal de esportes do Brasil, anuncia investimentos e planos para aprimorar a cobertura, segundo o CEO Paulo Ganime

Conteúdo, serviço, produto e experiência são os pilares do plano de expansão em busca de resultados do Lance!, o maior canal esportivo do Brasil. Nascido como publicação impressa bem-sucedida e, 1997, o antigo veiculo enfrentou dificuldades na pandemia, como todo o segmento jornalístico, e mudou de mãos em setembro de 2021, controlado agora por um grupo de investidores.  O produto físico foi trocado totalmente por plataformas digitais.

O carioca e engenheiro Paulo Ganime assumiu como CEO do grupo de mídia ano passado, tendo exercido antes o cargo de Chief Financial Officer (CHO), que também acumula. Ex-deputado federal (Novo), de 2019 a 2023 – chegou a ser candidato a governador do Rio de Janeiro (2022) e terminou em quarto lugar. Torcedor incondicional pelo Vasco da Gama, clube onde foi diretor financeiro e vice-presidente de gestão estratégica, e agora faz parte do conselho. Teve uma carreira sólida de gestor na iniciativa privada: 15 anos de Shell e Michelin, sendo 5 anos expatriado na França e EUA, gerenciando equipes na Europa, Ásia e Américas. Portador de escoliose com má formação nos membros inferiores, nunca se rendeu a essa condição física, nem se vitimou, muito menos colocou a bandeira da deficiência como principal em seu mandato de deputado. Sempre mostrou muito fôlego e capacidade de realização.

Nesta entrevista à Negócios da Comunicação, que participou junto com Bruno Putz, head de Marketing, que contribuiu com dados específicos. Ganime fala da busca de novos produtos, serviços e parcerias. O Lance! é hoje um veículo multicanal, focado em todos os esportes, com 110 pessoas na equipe – em expansão – e 25 milhões de usuários únicos/mês no site e redes sociais. O faturamento cresceu ano passado e pretende dobrar neste ano. Para isso, quer investir em conteúdo, em tecnologia, e na qualificação da equipe.

Depois de ser um jornal muito vendido em bancas e focado em esportes, o que é o Lance! hoje?

O Lance! é uma empresa content-based, com mais de 25 anos de mercado, e que hoje vai além da mídia para atender as necessidades dos torcedores brasileiros, sejam elas de conteúdo, produtos, serviços ou experiências. A marca tem falado com mais de 15 milhões de torcedores por mês. Em 2024, recebeu o prêmio Golden Link Awards, na categoria Afiliação Revelação. Em 2020, encerrou suas edições impressas e em setembro de 2021, seu portal da internet foi vendido para um grupo de investidores.

Parece que essas mudança trouxe um novo alento ao veículo, ou melhor, a Plataforma digital

Estamos num bom momento. O Lance! sempre foi um veículo jornalístico, com cheiro de impresso. Mas o site era visto pelos leitores antes do impresso. Hoje, é uma marca de grande audiência, com canais de mídia independentes. É o maior do Brasil, mesmo competindo com grupos multiassuntos. Em esporte também é o maior do país. E desde a nova gestão, em 2021, a ideia era e é fortalecer o jornalismo como base do negócio. Original de tráfego pago, e local em que os amantes do impresso contam tudo, buscam no Lance! serviços e produtos. Para quem gosta de futebol, esportes olímpicos, mas também trabalhamos com outros esportes, com cobertura nacional. Em resumo: um local onde a notícia e a geração e conteúdo é a nossa base; um local para os amantes de esportes.

Mas para isso precisa de uma estrutura nacional e até internacional…

Redação do Lance! no RJ. Gravação do programa A Coletiva, com a participação do Tino Marcos

Temos cobertura feita em parte na nossa sede no Rio de Janeiro e também no escritório de São Paulo. E aí cobrimos o Brasil e o mundo todo. Estamos fortalecendo a  cobertura local, voltamos a ter colunistas, destaques, iniciando este ano a cobertura no Nordeste, e desde ano passado no Sul e em Minas Gerais. A tendência é crescer, ampliando a cobertura de outros esportes, como tênis, que destacamos também, e ainda falar de todos os clubes. Focamos as torcidas, os fãs, e a relevância desses clubes. Temos 110 pessoas na equipe. A maior parte é pessoal próprio, e estamos expandindo a cobertura regional com freelancers. O formato de trabalho é principalmente presencial. Temos alguma flexibilidade no remoto, e parte da equipe que trabalha a distância. Estamos retomando ainda os setoristas com muita opinião. E com informações mais apuradas, detalhadas, de primeira mão. Além de reportagem de clubes e outros esportes, Informação esta muito disponível no meio digital. Tem muita opinião. Mas queremos opinião qualificada. Estamos trazendo bons colunistas, nomes respeitados no mercado. Quase fechamos recentemente com um jogador de futebol famoso… continuamos a buscar nomes.

Como estão os números no digital?

Temos site próprio e canais no Youtube, Instagram e TikTok. O site é nossa principal audiência, com 60% e os outros 40% se dividem nas outras mídias. Temos 25 milhões de usuários únicos no mês, tirando as redundâncias. No bruto, chega a mais de 50 milhões. Tudo com acesso gratuito. Mas os planos para este ano inclui alguns acessos pagos. A audiência é bem pulverizada. porque com essa questão dos direitos de transmissão, que foi flexibilizado, o público tem sempre dúvidas de onde assistir aos jogos de seu time. Pois existem muitos critérios, como se o clube é visitante ou mandante. Isso gerou dúvidas para o consumidor de esportes, que o Lance! resolve, indicando onde assistir, e oferecendo ainda alguma  promoção ou desconto para quem preferir assinar um pacote. Planejamos ainda programas de assinaturas, clube de fidelidade, e novos conteúdos, produtos e serviços com parcerias. O acesso é nossa principal fonte de receita, e em termos de mídia programática, avulsa, vendemos, principalmente, patrocínios para competições. Como por exemplo, os campeonatos paulista e carioca de futebol; Taça Libertadores, etc. Lançamos no final ano ano passado dois novos formatos editoriais, com entrevistas individuais e coletivas em nossa redação. Convidamos pessoas próximas, jornalistas que entrevistam as fontes. Já fizemos seis desses episódios. Outro modelo de entrevista é para line of business, convidando pessoas do mercado de mídia com alguma conexão relevante no esporte, como por exemplo o lançado recentemente que é o  Lance! Biz Convida, um programa de entrevistas com executivos de grandes marcas nacionais e internacionais que compartilham suas visões e experiências, além de contarem os motivos por trás de investimentos e patrocínios em diversos segmentos esportivos. Com episódios semanais, produzido em parceria com a Oitorama Filme.

Isso principalmente no site e no YouTube?

Temos uma grade de programação no YouTube. O mercado da bola tá aquecido, e todo dia tem uma live, tra

Estúdio Lance!

tando desse mercado, acompanhando todas as movimentações do futebol brasileiro e mundial. E temos uma área no site que abriga isso. Temos ainda o Giro de Notícias, e este ano com uma programação vasta, incluindo, assuntos a respeito dos bets, apostas, estatísticas. O público está diverso de maneira geral. Ele acessa via rede social, YouTube, TikTok, WhatsApp, buscadores… O Lance! tem essa característica; é uma marca forte. Com acesso direto em nossa home e tráfego relevante também via buscadores. Mas  tráfego na home é bem forte. No final do ano passado lançamos nossa nova home, um site todo reformulado, novas páginas de noticias, home internas de clubes. O internauta acessa muito essas homes de clubes.  Tudo ficou com cara nova. A nossa prestação e serviço não tem acesso a  notícias hard news somente, mas temos informações históricas sobre os clubes, incluindo como chegar aos estádios. Reformulamos toda parte da história do esporte. O Lance! pedia conteúdo não perecível, onde tem história do esporte. Isso é particularmente útil na época das olimpíadas, em esportes não tanto conhecidos. Explicamos as regras, os títulos que cada clube tem, onde estão localizados, competições  que estão participando. Tem os jogos de hoje na home de cada time E biografia de grandes jogadores do futebol brasileiro; são muitos serviços para o torcedor. Isso tudo feito com a reformulação do site. Site novo, a nossa home. E novas ferramentas estarão disponíveis em breve.

Quais outros produtos e serviços?

Ano passado lançamos o Seu Lance, um programa de leilão de produtos. Já aconteceram dois com camisas convencionadas, algumas usadas por jogadores em jogos importantes; outras de valor histórico, e vamos ter três leilões ainda este mês. Convidamos pessoas que tenham produtos históricos para participar, colocando seu produto em disposição. Outros são produtos históricos com tiragem única, de memória esportiva. Queremos voltar a oferecer produtos colecionáveis: mochila do Lance!, explorando melhor a marca Lance! além de oferecer ingressos, via parcerias.  Hoje, temos pacote de paper views. O consumidor consegue comprar dentro do site, com parcerias. Temos ainda camisas oficiais de clubes, com descontos.

E quanto aos influencers?

Ano passado iniciamos outra abordagem com o torcedor e influenciador. Temos outra unidade de negócio do Lance!, A área de gestão de carreiras de influenciadores. Oferecemos espaço para esses influenciadores, além da opinião de colunistas. Assim temos uma visão neutra, técnica, do esporte, e estamos trazendo opinião mais do torcedor, do influenciador, do apaixonado pelo clube que quer dar a sua opinião. Agencia de conteúdo do Lance! abriga hoje 20 criadores de conteúdo; agenciamos a carreira deles e até buscamos patrocinadores. A maioria deles tem conexão com algum clube, mas tem influenciador de arbitragem, que fala sobre arbitragem de jogos, outros falam mais de jogos. É um conteúdo novo para o Lance! e para os patrocianadores que desejam ter uma visão mais dinâmica. O foco em microinfluenciadores é algo que hoje cresceu, temos até influenciadores maiores.

E quanto ao mercado de apostas virtuais, que está crescendo muito?

Lançamos em dezembro um serviço para amantes de bets. O Lance! Bet. Disponível no Telegram em dois canais; um aberto ao público e outro fechado, pago.  Neles inserimos dicas de apostas. No pago trouxemos tecnologia da Inglaterra com inteligência artificial que oferece dicas ao longo dos jogos. Ajuda nas apostas mais difíceis. Interpreta estatísticas de jogos, com dicas e probabilidades de gols. Assim, a pessoa pode fazer apostas com análise mais qualificada. É um serviço que está crescendo bastante. Temos um objetivo com isso, além de oferecer um serviço, mas também informar, oferecer indicação sobre o mercado de apostas, criando um conteúdo audiovisual, sobre isso  – como funciona esse mercado. Para fazer apostas com responsabilidade.  Não estamos incentivando o jogo na rede, mas dando informação para ter mais responsabilidade e segurança com isso.

 

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