O Google anunciou hoje novidades sobre iniciativas de jornalismo apoiadas pela empresa no Brasil. Entre elas, destaque para o apoio inédito do Google à produção de uma nova edição do Atlas da Notícia, o lançamento dos produtos jornalísticos de combate à desinformação resultantes do Codesinfo, e a abertura de inscrições para novos programas de desenvolvimento de produto digital, e de dados e monetização de sites de notícia.
Além dessas novidades, o Google apresentou um balanço de 2024 com os principais resultados de projetos executados em parceria com diversos veículos e institutos. Neste ano, a empresa investiu especialmente em iniciativas impulsionadas por inteligência artificial, reforçou suporte a pequenas e médias redações locais e regionais, e apostou em programas de capacitação com foco em diversificação de receita, sustentabilidade na indústria, e desenvolvimento de produtos digitais. Um exemplo é a iniciativa de treinamento de jornalistas por meio da Rede FALA! que só neste ano treinou mais de 10 mil profissionais de imprensa em mais de 240 cidades em todos os estados do Brasil neste ano.
O trabalho do Google em parceria com a indústria de notícias acontece há mais de duas décadas, e inclui o investimento de bilhões de dólares para apoiar a criação de jornalismo de qualidade na era digital. Em 2018, com a criação da Google News Initiative (GNI) esse trabalho foi escalado para ampliar a parceria do Google com jornalistas, editores e líderes da indústria, a fim de ajudar a construir um futuro resiliente para as notícias em todo o mundo.
“Neste ano, vimos projetos incríveis e inéditos no mundo, feitos em parceria com veículos jornalísticos, se tornando realidade no Brasil”, afirma Fabiana Zanni, head de parcerias de Notícias do Google no Brasil. “Começamos a introduzir tecnologias baseadas em inteligência artificial em projetos que estão ajudando jornalistas e as redações como um todo a potencializar o trabalho que realizam. Consolidamos um trabalho de dar escala para programas de capacitação em produtos digitais, estratégias de negócios, incluindo entendimento de audiência e geração de receita, a centenas de veículos locais e regionais pelo país todo”.
Para a executiva do Google, apoiar veículos jornalísticos pequenos e médios por meio de programas, fundos e treinamentos é fundamental num país como o Brasil, que sofre com falta de cobertura jornalística local – os chamados desertos de notícias.
Confira os detalhes de cada anúncio:
O Google passa a apoiar a partir deste ano o desenvolvimento do Atlas da Notícia, que cobrirá a sétima edição do mapeamento de veículos produtores de notícias – e dos desertos de notícia – no território brasileiro. A iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo – espera anunciar os resultados com um novo mapeamento dos desertos brasileiros de notícias em julho de 2025.
Também foi anunciado que os sites de notícias bem avaliados pelo Programa de Indicadores de Compromissos com o Público do Projor começaram a usar em suas páginas o selo que certifica a conformidade desses veículos com 11 indicadores de transparência, como de propriedade, princípios editoriais e financiamento. Alguns indicadores, como a publicação de uma política de correção de erros, que foi identificado somente em 12% dos 240 veículos já avaliados, obtiveram baixa pontuação geral e fazem com que um dos principais objetivos do programa seja elevar consideravelmente esses índices.
Com o apoio do Google, o Projor também criou o programa Codesinfo, que viabilizou a criação de cinco projetos de código aberto de combate à desinformação desenvolvido por veículos jornalísticos do Brasil. Em conjunto com o Projor, o Codesinfo apoiou veículos jornalísticos com um fundo para soluções tecnológicas e inovadoras no combate à desinformação. Saiba mais sobre cada um dos produtos desenvolvidos e tenha acesso aos links para seus projetos no Github no site do Codesinfo.
Aos Fatos e Lupa receberam apoio do Google para desenvolver projetos que pudessem ajudar no combate à desinformação, especialmente em períodos eleitorais. Para as eleições, o Aos Fatos desenvolveu uma ferramenta chamada Busca Fatos. A ferramenta é gratuita e pode ser usada por quem quiser analisar vídeos e investigar a veracidade de alegações feitas por políticos em vídeos publicados online, com transcrição feita pelo Escriba, tecnologia também desenvolvida pelo Aos Fatos. Além do Busca Fatos, o veículo anunciou a expansão da Fátima, sua premiada assistente virtual que checa conteúdos duvidosos. O apoio do Google será também destinado a trazer novos recursos de processamento de dados do robô, fazendo com que ele seja integrado a todas as páginas editoriais do site.
Já a Lupa ampliou o LupaScan, uma ferramenta originalmente criada em 2023 a partir de programas de estímulo à inovação da Google News Initiative para monitorar canais públicos nas redes sociais, identificar desinformação e discurso de ódio e entender como determinados grupos manipulam o debate público. Para as eleições de 2024, a Lupa fez diversas melhorias na ferramenta com o uso de inteligência artificial. O grande destaque entre as novidades é uma ferramenta capaz de fazer a transcrição em tempo real de transmissões ao vivo, que confere mais agilidade para a checagem de debates e sabatinas, por exemplo.
Inscrições abertas para programas de capacitação
Em 2024, um dos eixos de investimento do Google em jornalismo foi em programas de capacitação e treinamento de jornalistas e executivos de comunicação. Seu programa de aceleração, chamado Startups Lab, selecionou 15 startups de notícias com foco em cobertura local e cívica e promoveu uma imersão em desenvolvimento e aprendizado sobre temas cruciais para a sustentabilidade do jornalismo independente, incluindo entendimento de audiência, melhores práticas de modelos de negócios e criação de produtos.
Em outra frente, com o Instituto FALA!, criou uma rede de treinamento da Google News Initiative no Brasil, que levou conhecimento e prática sobre produtos digitais – como Busca Avançada, Google Trends, Pinpoint, Maps e Earth Studio – para profissionais da imprensa. O programa realizou mais de 10 mil treinamentos para jornalistas de todos os estados do Brasil, em mais de 240 cidades.
Por fim, o Google também anunciou a abertura de inscrições para dois novos programas de treinamento e capacitação. O primeiro é a Jornada de Desenvolvimento de Produto Digital, voltado a ajudar redações a desenvolver e lançar produtos digitais de sucesso e que se alinhem com sua missão e objetivos de negócios. As inscrições estão abertas. O segundo é o Laboratório de Dados e Monetização, que vai selecionar veículos para um mergulho em portais de notícias que queiram otimizar suas ferramentas de análise e monetização.
“Tivemos diversos casos de sucesso incríveis que mostram saltos impressionantes em audiência e crescimento de receita por meio da experimentação ou implementação de novos modelos de negócio com veículos menores ou de atuação local que participaram do Startups Lab, nossos treinamentos ou um dos nossos laboratórios oferecidos pelo Brasil”, diz Fabiana Zanni, do Google.
Alguns dos exemplos apresentados por meio de vídeos durante o evento do Google foram o Eixos, que cobre o setor de energia no Rio de Janeiro; o Juicy Santos, que traz uma cobertura inovadora sobre a cidade portuária paulista; a Agência Mural, que atua com olhar sobre as periferias em São Paulo; e a Amazônia Vox, plataforma que conecta fontes locais e profissionais de comunicação da região.
“O Google tem um trabalho de apoio ao jornalismo que é amplo e a gente atua mesmo em diversas frentes: contribuindo com o trabalho do repórter que está apurando uma informação até o executivo que está traçando novas estratégias para o veículo”, diz Zanni. “É muito gratificante ver que esse esforço tem impacto no jornalismo e está contribuindo efetivamente para ampliar o acesso à informação de qualidade, que é a missão que temos como empresa.”
Saiba mais sobre esses projetos e o balanço da Google News Initiative de 2024 no blog do Google Brasil.
veja alguns cases:
https://www.youtube.com/watch?v=riyERd8uO84&authuser=1