por Rodrigo Dib
As mudanças implementadas pela globalização e rápida aceleração no repasse de informações entre diferentes plataformas de comunicação trouxeram novos desafios ao mundo corporativo. Diante deste cenário, tornou-se imprescindível investir no diálogo entre as lideranças e os colaboradores a fim de trazer informações relevantes do cotidiano profissional da empresa, repassar as decisões com transparência, munir o colaborador de detalhes que o empodere em sua trajetória profissional e consequentemente construir um ambiente pautado pelo engajamento.
Importante destacar que a Comunicação Organizacional não deve ser tratada como uma área apartada dos demais setores da companhia e precisa estar em consonância com os demais setores com intuito de evitar ruídos nas comunicações, bem como evitar a disseminação de informações errôneas que não foram previamente alinhadas com a alta gestão.
As organizações que se comunicam bem com os seus funcionários atuam também em uma frente importante para a manutenção da cultura organizacional, evitando que as informações adquiridas sejam somente aquelas passadas informalmente nas conversas durante o dia a dia do escritório. Também é uma boa prática da comunicação interna se atentar a este tipo de troca informal, que se constituem como termômetros sobre a satisfação ou insatisfação do quadro de colaboradores.
Das muitas vantagens que uma boa estratégia de comunicação organizacional traz ao ambiente corporativo, a capacidade de dar voz aos colaboradores para que se sintam ouvidos e tornem-se protagonistas de suas carreiras, é um aspecto a ser notado. Mas, para ter sucesso, esta comunicação deve incluir todos os níveis de hierarquia e atuar no sentido de deixar o caminho aberto para conversas e feedbacks quando necessário.
Uma conclusão importante mostrada pelo estudo State of the Global Workplace 2023, publicado pela consultoria global de análise Gallup, foi a importância do engajamento dos colaboradores nas atividades da empresa. O estudo destacou como, cada vez mais, este aspecto deve ser encarado não somente como uma agenda de RH, mas sim como parte de uma comunicação organizacional estratégica capaz de promover progresso significativo dos ganhos financeiros e desempenho das companhias. Uma comunicação interna efetiva e que leva em consideração o sentimento dos colaboradores, suas aspirações e opiniões, reduz os conflitos no ambiente de trabalho e promove, consequentemente, o aumento da produtividade.
Diversas empresas vêm destinando seus esforços na construção de uma boa Comunicação Organizacional, com metas bem definidas e estratégias eficientes. O 2° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC), uma iniciativa das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação e do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, homenageia essas companhias e traz uma importante contribuição para a evolução de todo o ecossistema da comunicação interna.
Rodrigo Dib, é superintendente Institucional e de Inovação do CIEE