Por Ana Paula Ulir
Quando juntamos empresas engajadas em promover a transparência de informações com a força da imprensa, a combinação não poderia ser nada além do que bem-sucedida. As relações simbióticas entre os dois organismos tão importantes são essenciais para garantir que a população brasileira seja suprida com fatos e informações que influenciarão as decisões e até mesmo o rumo da sociedade.
Aqui, a simbiose acontece em um contexto extremamente positivo e equilibrado: a imprensa se pauta por opiniões de especialistas de mercado, atuantes nas corporações, para traçar cenários e endossar aquilo que os jornalistas apuram em seu dia a dia. Por outro lado, a reputação das empresas se consolida e ganha relevância, graças ao trabalho feito pelos comunicadores, que têm o papel de informar, relatar, explicar e garantir que a verdade seja sempre a única alternativa.
Na Siemens, que traz o compromisso da tecnologia com propósito, a fim de melhorar a vida das pessoas, promover um relacionamento sólido e saudável com os profissionais da imprensa é uma das estratégias de comunicação adotada desde os primórdios de sua atuação. Por isso, iniciativas como a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas são tão preciosas e importantes, prestando um verdadeiro serviço às pessoas do nosso país, ao reconhecer e engajar aqueles que tanto prezam por tais ideais.
Esta interação se retroalimenta de forma natural, sem artimanhas ou subterfúgios. As empresas trabalham no sentido de contribuir com a imprensa e esta, por sua vez, relata fatos de maneira independente, capaz de prestar um trabalho consciencioso e essencial para todo país.
Ana Paula Ulir é Head de Employee Engagement & Head deSocial Media and Brand da Siemens