A comunicação interna é um pilar essencial que conecta todos na organização, do estagiário aos executivos. Através de canais eficazes, as empresas não só divulgam informações e alinham objetivos, mas também promovem a colaboração, envolvem os colaboradores, promovem um sentimento de pertencimento e criam um ambiente propício ao sucesso organizacional. Em uma empresa com mais de 5 mil pessoas, sendo que muitos trabalham no campo, uma comunicação bem estruturada é vital para garantir o engajamento e manter o negócio coeso, transparente e proativo.
A comunicação interna exige o mesmo nível de esforço e planejamento que as iniciativas externas; e na Eldorado estamos determinados a tornar isso ainda mais forte. Para isso, contamos com uma equipe dedicada que trabalha incansavelmente para manter todos conectados, informados e inspirados por meio de soluções abrangentes e criativas que atingem todo o nosso público.
Comunicação interna na Eldorado
Reconhecemos que muitos de nossos colaboradores atuam em operações florestais e não têm acesso fácil a computadores. Por isso, nossa intranet, o Eldorado Conecta, está disponível em smartphones. Ou seja, é uma plataforma 100% acessível para todo o time, independentemente de onde esteja, fornecendo notícias da empresa, entrevistas com colegas, informações sobre benefícios e muito mais. O aplicativo também reúne outros materiais de comunicação da companhia, como a Rádio Eldorado e nossa newsletter.
Para construir o hábito do acesso dos colaboradores ao Eldorado Conecta, o ponto central de todas as nossas iniciativas, desenvolvemos uma campanha in loco que envolveu ações feitas presencialmente no campo, na indústria e nos escritórios da companhia, pelos colaboradores do setor de comunicação interna, oportunidade em que além de apresentarmos a ferramenta e darmos apoio para o primeiro acesso mobile, coletamos feedbacks sobre nossas ações.
Colaborador conectado
A Rádio Eldorado, no ar há quase nove anos. Originalmente criada para levar informações aos colaboradores de frentes florestais, o canal evoluiu e, agora, faz parte do Eldorado Conecta, sendo acessível também aos demais colaboradores. Isso representa um passo significativo em nossa busca pela acessibilidade e democratização da informação.
Ainda contamos com a Revista Conexão que a cada edição compartilhamos a história da Eldorado a partir das perspectivas e experiências da nossa gente. De circulação trimestral, o periódico passou a ter versão on-line neste ano. Já o nosso boletim informativo semanal, Radar Eldorado, oferece um resumo das principais notícias da empresa e é encontrada na plataforma Eldorado Conecta.
Alinhada a demandas da sociedade, temos dado cada vez mais espaço para discussões de temas ligados à diversidade, equidade e inclusão. Desde 2022, adotamos um calendário ligado ao assunto em que compartilhamos almanaques e campanhas informativas sobre temas como raça, gênero, pessoa com deficiência, LGBTQIAPN+ e, em breve, etarismo.
Também trabalhamos em estreita colaboração com todas áreas de negócios para promover programas e iniciativas importantes. Por exemplo, realizamos campanhas de Compliance, relacionados a Linha Ética, nosso canal para denúncias – que podem ser feitas de forma anônima –, e ao nosso Código de Conduta, de Recursos Humanos, abrangendo remuneração e benefícios, desenvolvimento organizacional, recrutamento interno e muito mais.
Além disso, anunciamos o nosso novo portal de vagas, que visa transmitir a energia e a paixão de nossos colaboradores para aqueles que se juntarão a nós no futuro (https://vagaseldoradobrasil.gupy.io/).
Ambiente colaborativo
Por fim, não posso deixar de mencionar a nossa Jornada da Cultura Eldorado, repleta de aprendizado, reflexão e conexões profundas. Reunimos 100% da liderança em um ambiente inspirador, onde pudemos fortalecer ainda mais os laços que nos unem na Eldorado Brasil. Nesse sentido, a Comunicação Interna desempenhou um papel importante ao criar a atmosfera e o contexto para que nossos colaboradores se envolvessem totalmente nesse processo transformador.
Os colaboradores são os primeiros “influenciadores” da companhia, em termos de reconhecimento e divulgação da marca, por isso é crucial que se sintam parte das decisões, iniciativas e programas das empresas. Quando entendem o que está motivando as decisões e as mudanças, são receptivos e engajados. Por isso, espero continuar fortalecendo nossos laços e nossa cultura corporativa por muitos anos, com a certeza de que essa é a ferramenta que perpassa toda e qualquer ação dentro da nossa companhia: afinal, comunicação gera conexão!
*Elcio Trajano Jr. é diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado Brasil