No mundo atual, a pressão para alcançar resultados é uma realidade presente em diversas áreas profissionais. A necessidade de atingir metas, superar expectativas e estar constantemente produzindo resultados relevantes pode ser sufocante e desgastante.
No entanto, é fundamental compreender que o bem-estar e a felicidade no trabalho não devem ser deixados de lado em meio à busca incessante pelos resultados. Driblar a pressão e encontrar um equilíbrio entre as demandas profissionais e as necessidades pessoais é essencial para manter-se saudável e satisfeito no ambiente de trabalho.
Durante o painel “Mais com menos – Como driblar a pressão para alcançar resultados”, apresentado durante o primeiro dia do 3º Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa, que aconteceu ontem (segunda0-feria), os palestrantes Danielle Arraes, vice-presidente de RH América Latina da Puratos; Cristiane Carvalho, diretora de Recursos Humanos da Microsoft; e Jonas Rogério Carvalho, coordenador de vendas do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, debatem as melhores estratégias na construção de um ambiente de trabalho saudável, sem abrir mão do foco e da produtividade.
Os participantes abordam a importância de priorizar o bem-estar dos colaboradores, oferecendo suporte emocional e promovendo um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Além disso, destacam a necessidade de criar um ambiente de trabalho colaborativo, onde os funcionários se sintam valorizados e encorajados a compartilhar ideias e opiniões.
Daniela lembra que a Puratos, empresa de alimentos de origem belga, lançou, há um ano, um programa global para trabalhar a liderança focado em saúde e bem-estar. “Na Puratos, começamos a falar muito de saúde emocional, estamos trabalhando com as lideranças e também lançando uma plataforma para falar de saúde psicológica”. A vice-presidente acrescenta que a organização está cuidando do bem-estar dos funcionários em quatro aspectos: saúde física, saúde financeira, saúde social e saúde e segurança. “Estamos no início da jornada, há muito o que fazer”, acrescenta Daniela.
Na Microsoft, Cristiane conta que a empresa aposta em uma cultura inclusiva, em um ambiente que respeite as diferenças. “Um ambiente onde todos têm oportunidades de expressar e divergir é fundamental para o bem-estar”. Além disso, a empresa também trabalha com seus líderes para ajudá-los a identificar problemas nos times e trabalhar da melhor forma diante de adversidades internas e externas.
Acompanhe esse e outros painéis, o evento está ao vivo pelo canal da Negócios da Comunicação, aprenda como ter bem-estar e felicidade diante das pressões do trabalho acompanhe aqui
Oferecimento: