Comunicação interna: a transparência como ingrediente para fortalecer o pertencimento e a cultura

Confira a reflexão de Mariana Augusto, da Arcos Dorados, sobre a importância da transparência como elemento estratégico de comunicação

A comunicação desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer organização. Quando olhamos para dentro da companhia, a comunicação que acontece entre diferentes áreas, lideranças e colaboradores é o que constrói os relacionamentos que solidificam a cultura da empresa. Nesse contexto, a transparência figura como elemento fundamental em todas as relações e deve estar presente de forma transversal em qualquer estratégia de comunicação que tenha o objetivo de estabelecer sensação de pertencimento e proximidade com a empresa.

Foto: Reprodução/Freepik

Tudo começa com base nos propósitos e valores da companhia, que precisam estar traduzidos na comunicação, contribuindo para alinhar os objetivos da organização com as expectativas dos colaboradores. Quando os funcionários têm conhecimento sobre compromissos da empresa, eles entendem como seu trabalho impacta positivamente o ambiente e os resultados conquistados, permitindo que eles vivenciem na prática sua colaboração e pertencimento na organização. Assim, a comunicação ajuda criar um ambiente em que empresa e funcionários compartilhem a motivação e o significado que moldam a cultura da companhia.

Liberdade de expressão e transparência

Mariana Augusto da Arcos Dorados

No caso da Arcos Dorados, o olhar voltado para a segurança, inclusão e respeito com nossas pessoas é estabelecido na Receita do Futuro, estratégia ESG da empresa, e refletido na Cooltura de Serviço, uma filosofia que tem a comunicação como grande canal para sua efetividade, justamente por conectar a experiência do funcionário aos valores da companhia. Na Cooltura de Serviço, os funcionários guiam sua atuação diária pelo objetivo de  “gerar bons momentos sendo nós mesmos” e recebem o incentivo para se expressarem conforme se identificam, desde a maneira de interagir com os clientes até o uso, por exemplo, de nomes, penteados, maquiagem e acessórios com os quais se sintam bem.

Iniciativas como essa extrapolam a comunicação interna e chega até o atendimento ao cliente, que ficou mais espontâneo e personalizado. Como resultado, identificamos um aumento da confiança dos funcionários e das comunidades com as quais a empresa se relaciona, o que só foi possível graças ao trabalho conjunto entre a área de pessoas e a comunicação. Assim, uma comunicação transparente e de mão dupla estabelece um ambiente de confiança, engajamento e produtividade, contribuindo para uma experiência positiva para os funcionários e até impactando o crescimento e a longevidade das empresas.

Um exemplo desse compromisso em nossa operação é o Pod Falar, uma iniciativa colocada em prática em parceria com a alta liderança da companhia, que organiza encontros com funcionários de restaurantes em diferentes regiões do Brasil. Dessa forma, os executivos inserem em sua agenda um importante momento de troca presencial com nossos colaboradores, tanto para compartilhar informações importantes e pertinentes, mas,  principalmente, para ouvir suas experiências, desejos e sonhos compartilhados. Por isso, a transparência é parte fundamental da receita da comunicação interna da Arcos Dorados e de qualquer empresa.

Mariana Augusto dos Santos é gerente sênior de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados.

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