Por Diana Rodrigues
Não é novidade que o investimento em marketing digital se tornou parte indispensável da estratégia de qualquer empresa que queira atrair e reter clientes, e se manter relevante em um mercado tão competitivo. E no meio deste cenário inovativo e sempre em plena ebulição, uma área tem ganhado destaque e espaço no planejamento das empresas: o Martech.
Com a crescente demanda por estratégias de marketing eficazes, o Martech tem se tornado um pilar importante para companhias que querem potencializar seus resultados. Pensando na união de marketing e tecnologia, existem diferentes “graus” de maturidade. Começando, por exemplo, pelo uso de uma ferramenta de CRM para identificar as personas com as quais a marca se relaciona, até ter uma equipe estruturada que desenvolve plataformas para automatizar processos e fluxos comuns do dia a dia da área de Marketing, tirando o controle de planilhas e conferindo mais agilidade e confiabilidade às informações.
Porém em qualquer ponto dessa jornada de maturidade do Martech, há um fator imutável: a centralidade do cliente. Afinal de contas, tudo que o marketing faz é com foco no cliente e pensando em oferecer e proporcionar a maior e melhor conexão com a marca. Por isso, o marketing também bebe do conceito de omnicanalidade, no sentido de transitar e ter pontos de contato com o cliente em diferentes meios e em jornadas não-lineares.
Enquanto no passado o trabalho de marketing tinha como fim um lançamento ou anúncio, por exemplo, hoje o trabalho começa nessa hora. E em todos esses pontos de contato o cliente deixa “pegadas”. Neste sentido, o Martech atua na rastreabilidade desse consumidor (ou potencial consumidor), alimentando e enriquecendo o banco de dados, com cruzamento de informações de diferentes origens – uma verdadeira mina de ouro para se pensar uma estratégia de marketing mais eficiente, com eventuais mudanças ou correções de rotas, mirando o aumento da performance.
Aqui na TOTVS, por exemplo, nosso time de Martech mescla profissionais de várias especialidades, incluindo desenvolvedores, que desempenham funções conjuntas no desenvolvimento de uma série de iniciativas. Uma delas é justamente esse trabalho de enriquecimento de nosso DBM (data base marketing), outra é a gestão da TOTVS Store, nossa loja virtual por onde os clientes têm acesso a trials de soluções e compra de aplicações e treinamentos.
Nosso time de Martech também pensa estratégias e desenvolve plataformas para automatizar processos e fluxos comuns do dia a dia da área de Marketing como um todo, tirando o controle de planilhas e conferindo mais agilidade e confiabilidade às nossas informações. Isso se traduziu na criação de sistemas proprietários, como o TOTVS Ingressos, plataforma para venda de ingressos e acesso às centenas de eventos que organizamos anualmente.
Fato é que o marketing cresceu e ampliou seu escopo dentro das empresas, não se restringindo mais apenas ao posicionamento de marca, mas assumindo um papel estratégico ao lado do time de vendas, com foco em resultados. Nesse cenário, o uso da tecnologia vai muito além de um software de CRM ou uma ferramenta para automação. As equipes de Martech estão crescendo, e deixando cada vez mais claro o quanto esses profissionais de tecnologia podem tornar nossas estratégias de marketing mais inteligentes e digitais.
Diana Rodrigues, é diretora de Marketing da TOTVS